Clínica de Recuperação Involuntária no Brasil

CLININICA DE RECUPERAÇÃO INVOLUNTÁRIA

Conheça as Melhores Clínica de Recuperação Involuntária no Brasil do Portal Vida Limpa. Tratamento para dependentes químicos, alcoólatras e transtornos psiquiátricos.

Sabe-se que, no Brasil, o aumento de pessoas com algum tipo de dependência química vem aumentando consideravelmente a cada dia que passa, os dados se tornam mais preocupantes.

Por isso, é preciso ter muita atenção e colocar como pauta em debates entre profissionais e pessoas interessadas pelo assunto, com o intuito de criar um cenário favorável para a recuperação dos dependentes químicos.

Em muitos casos, os usuários percebem sua condição e concluem que sozinhos não são capazes de controlar a dependência e, assim, buscam ajuda com outras pessoas e até mesmo concordam com a internação para tratar o vício.

No entanto, nem sempre há esse consentimento, é mais provável que os dependentes químicos não aceitem o tratamento, por não reconhecerem a doença e não perceberem que precisam de ajuda.

RELACIONADO – O que é a Negação na Dependência Química

Sendo assim, o tema do artigo de hoje é a internação involuntária, onde o paciente por si próprio não reconhece a necessidade de intervenções exteriores e a família ou responsável precisa intervir.

Se você deseja saber mais sobre clínica de recuperação involuntária, clínica de internação compulsória gratuita, internação involuntária pelo SUS e muitos outros assuntos, acompanhe o artigo até o final.

Fale com Terapeuta de Plantão!

Fale Conosco

O que é a internação involuntária

Em primeiro lugar, entendemos que procurar por uma clínica de recuperação involuntária para internação pode parecer uma medida muito extremista, porém, em muitos casos ela pode representar uma oportunidade de recomeçar para alguém que é dependente químico.

Distanciando do que se tem na internação voluntária, onde o próprio paciente consente com sua internação, na internação involuntária não há consentimento do dependente, ou seja, são outras pessoas que determinam a internação.

Por causa disso, muitas famílias preferem não cogitar essa opção, pela insegurança que é sentida ao pensar na “traição” que está sendo cometida a quem precisa de tratamento, por ir contra a vontade dele.

Aliás, somente em 2019 a Lei N° 11.343/06 passou a legislar sobre a situação e decidiu que é possível a internação involuntária de dependentes químicos.

Além disso, outra Legislação que previa a possibilidade eventual da internação sem o consentimento é a Lei 10.216 de 2001, mas somente em determinadas situações.

Nós consideramos completamente compreensível que os familiares tenham receio de optar por essa medida, porém, não se pode permitir que essa decisão seja impedimento para o tratamento do dependente químico.

Dessa forma, para evitar que o dependente não tenha acesso ao tratamento adequado, é preciso que os familiares procurem ter conhecimento sobre clínica de internação involuntária para dependentes químicos.

É comum que a família tenha certo preconceito com a internação involuntária, devido a visão deturpada que a sociedade tem, mas isso deve ser deixado de lado à medida que se busca mais informações sobre o assunto.

A decisão pela clínica de recuperação involuntária pode ser tomada no momento em que as pessoas próximas ao dependente químico perceberem que ele não possui capacidade de discernir e agir por conta própria.

Então, é basicamente aquele momento crítico, onde pode-se perceber que a autonomia do dependente foi prejudicada e ele não tem condições de reconhecer a gravidade do seu quadro clínico.

Precisa de Ajuda? Fale agora mesmo com nossa equipe 24 horas!

Fale Conosco

Como funciona a internação involuntária

Já está subentendido no próprio nome, a internação involuntária é quando o paciente não consente com seu internamento, seja por não querer mesmo ou por estar desacordado.

Antigamente essa medida não era legalizada, no entanto, depois da Lei n° 13.840, de 2019, é possível realizar a internação involuntária de dependentes químicos.

Não se pode negar que o processo é longo e possui diversos momentos que podem ser extremamente delicados, fases que envolvem abstinência grave e é necessário ter pessoas preparadas para lidar com a situação.

Além disso, o paciente deve passar por reavaliação constantemente, porque existem situações onde o dependente fica em estado crítico e ameaça a própria vida.

Dessa forma, nós do Portal Vida Limpa, possuímos uma rede de clínica recuperação involuntária para dependentes químicos, alcoólico e com problemas psiquiátricos, se você tiver alguma dúvida ou precisar solicitar alguma informação, é possível entrar em contato conosco.

Para tornar a decisão menos dolorosa para os familiares, contamos com uma equipe altamente especializada que fica disponível para ir até o local onde o paciente está e fazer a remoção dele.

Oferecemos um serviço de qualidade para que o tratamento do paciente seja bem sucedido e ele consiga passar pelo processo de desintoxicação da melhor maneira possível.

Mesmo sendo uma decisão muito delicada de ser considerada, precisa ser considerada, pois é uma das melhores opções para que o tratamento de dependentes químicos tenha efeito.

Por isso, o ideal é os familiares ao perceberem que o paciente não possui mais capacidade de discernimento, fazer um levantamento de clínicas e ver qual a melhor clínica de recuperação involuntária para dependentes químicos.

Caso não saiba por onde começar, conte com a nossa ajuda, temos uma rede de clínicas que oferecem internação involuntária para dependentes químicos.

A internação compulsória é igual a internação involuntária?

Nós percebemos que muitas pessoas costumam confundir a internação involuntária com a internação compulsória, no entanto, elas possuem características diferentes que vamos te mostrar aqui.

Em primeiro lugar, como já foi falado, a internação involuntária é feita sem o consentimento do dependente químico, mas ela pode ser solicitada por familiares ou responsáveis.

Após a solicitação, é preciso que o paciente passe por uma consulta com psiquiatra para o médico determinar se o pedido deve proceder ou não e qual a recomendação dada por ele.

No entanto, apesar de possuir semelhança quanto a vontade do dependente, a internação compulsória independe do pedido da família, ela é dada por meio de decisão judicial.

Nesse sentido, se for constatado que o paciente não possui capacidade de discernimento sobre a suas condutas e que ele coloca em risco a si e a terceiros, o juiz responsável pelo caso pode determinar a internação compulsória.

É comum que as famílias tenham resistência em internar involuntariamente ou compulsoriamente o familiar com dependência química por pensarem que estão ferindo a autonomia dele.

Além disso, outro fator que contribui para existir essa resistência é a falta de recursos financeiros para arcar com o custo da internação, uma vez que clínica particular para dependentes químicos pode ter um custo inviável.

Porém, é preciso que os familiares tenham conhecimento sobre a existência de clínica de internação compulsória gratuita, ou seja, é possível ofertar ao dependente químico o tratamento adequado com o custo baixo, ou mesmo recorrer a internação involuntária do SUS.

Para conseguir acesso às clínicas de reabilitação gratuitas, é preciso acompanhar as informações sobre as unidades disponíveis em nosso país.

Precisa de Ajuda? Fale agora mesmo com nossa equipe 24 horas!

Fale Conosco

Vantagens da internação em clínica involuntária para dependentes

Nós do Portal Vida Limpa sabemos que os familiares ficam em dúvida a respeito das vantagens e benefícios que são oferecidos pela internação involuntária.

Por isso, para que você perceba que tomar essa decisão, não é algo negativo e pode melhorar a qualidade de vida do dependente químico de forma significativa.

Observe abaixo os motivos que levam a optar pela internação involuntária de dependentes químicos:

1–    Possibilidade de interromper o consumo de substância tóxica:

Ao internar um dependente químico, mesmo que involuntariamente, você estará contribuindo para que ele interrompa o ciclo de consumo de drogas ou álcool, uma vez que na clínica ele não terá acesso a essas substâncias.

Sem o auxílio terapêutico, é muito difícil conseguir fazer com que o dependente químico reconheça que precisa interromper o consumo de drogas.

Sendo assim, a internação colabora para o processo de desintoxicação do paciente e assim o ajuda a entender a sua condição.

2-     Melhora na qualidade de vida

Com a internação o paciente passa a ter uma qualidade de vida melhor, além de ter sua saúde melhorada por não fazer consumo de substâncias psicoativas.

Além disso, a internação permite que o paciente se dedique a atividades que contribuem para a melhora do seu quadro clínico, como por exemplo, esportes ou atividades físicas diversas.

Por isso, optar pela internação pode representar uma alternativa favorável ao seu ente querido.

3-    Aumento das chances de recuperação

Ao internar o seu familiar que apresenta dependência química em uma clínica involuntária para dependentes químicos, você estará oferecendo a ele maior chance de recuperação.

Isso porque a internação permite que o paciente tenha um momento de desintoxicação para que ele fique sóbrio e perceba a necessidade da intervenção e aceite o tratamento.

É preciso considerarmos que para o dependente se recuperar sozinho, sem ajuda de profissionais, é muito difícil e delicado.

4-    Uma oportunidade de recomeço

Por mais que você e os demais familiares pensem que não é uma boa opção por não levar em consideração a autonomia do dependente químico, a internação pode significar uma oportunidade de recomeçar.

Ao final do tratamento, os pacientes conseguem perceber a sua condição por causa do apoio e suporte recebido na clínica e, assim, é capaz de retornar às suas atividades rotineiras e recomeçar a sua vida.

Sendo assim, não excluímos as chances de haver uma recaída, mas após a internação o paciente tem mais capacidade de discernir suas prioridades e isso diminui as possibilidades de ele voltar ao quadro que estava.

É válido conhecer as clínicas disponíveis e reconsiderar a decisão de internar seu familiar que é dependente químico, uma vez que os benefícios são mais pertinentes do que as desvantagens.

Clínica de reabilitação involuntária em São Paulo

Em primeiro lugar, saiba que nosso Portal possui uma rede com várias clínicas que realizam o atendimento de dependentes químicos e psiquiátricos e elas estão espalhadas por todo o país.

Aqui neste artigo, nós vamos apresentar clínica involuntária para dependentes químicos, mas antes de falar das diversas opções, vamos falar sobre as clínicas de reabilitação involuntária em São Paulo.

Para as pessoas que moram em São Paulo ou nas regiões próximas, nossas clínicas são uma ótima opção para o sucesso do tratamento do seu ente querido, com ótimas instalações e profissionais capacitados.

RELACIONADO – Tratamento para dependentes químicos em São Paulo

Veja a seguir algumas das opções em SP que fazem parte da nossa rede:

1.    Clínica de Recuperação em Suzano – SP

Clinica de Recuperação Involuntária em Suzano
Clinica de Recuperação Involuntária em Suzano SP – Portal Vida Limpa

Essa unidade é especializada em tratamento de dependentes químicos e alcoólatras, oferecendo um tratamento eficiente para a desintoxicação do paciente.

Além disso, tem uma estrutura adequada para a internação de pacientes e os valores vão variar conforme a escolha feita pela família ou responsável do paciente.

É uma ótima opção e se você quiser saber mais, é só entrar em contato conosco ou fazer uma visita à clínica.

2.    Clínica de Reabilitação Feminina Cabreúva – SP

Clínica de Recuperação Involuntária em Cabreúva SP Para mulheres

A segunda a ser apresentada é uma clínica que recebe apenas mulheres que são dependentes químicas ou possuem problemas psiquiátricos para realizarem o tratamento e internação.

Assim como a anterior, os valores podem sofrer alterações conforme o estilo de acomodação que será escolhido.

O que diferencia essa clínica é o atendimento especializado voltado para as mulheres e isso pode refletir positivamente no sucesso do tratamento, uma vez que elas se sentem mais acolhidas e confortáveis.

Além disso a clínica de recuperação involuntária em Cabreúva também atende por planos de saúde.

Entretanto, é preciso considerar que há gastos extras que devem ser averiguados entrando em contato com a clínica.

3.    Clínica de Recuperação Involuntária em SP (Mogi Mirim)

Clínica de Recuperação Masculina em Mogi Mirim SP - 7

Nesta clínica, o atendimento será feito para dependentes químicos de álcool, ela é especializada nesse tipo de tratamento, não lidando com dependentes de drogas.

Além disso em Mogi Mirim o Portal Vida Limpa Possui duas unidades. Sendo uma Clínica de Recuperação Involuntária para homens e uma para atendimento de mulheres.

Até o momento em que olhamos, o tratamento completo por seis meses tinha o valor de R$10.500,00 (dez mil e quinhentos reais) que pode ser parcelado em até 7 vezes.

Se você tem um parente que tem problemas com álcool e precisa de tratamento, vale a pena conhecer as acomodações que a clínica em Mogi Mirim oferece, clicando no botão abaixo.

Essa clínica é referência na região do interior paulista e vale a pena conhecer um pouco mais sobre ela.

4 – Clínica de Recuperação Involuntária em Cosmópolis SP

Clínica de Recuperação em Cosmópolis SP - 23
Clínica de Recuperação Involuntária em Cosmópolis – SP

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Saiba-Mais.png

5 – Clínica Involuntária em Ibiúna SP

Clínica de Recuperação em Sp - Unidade Ibiuna SP - 1

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Saiba-Mais.png

6 – Clínica Recuperação em Matão SP

Clínica de Recuperação em Matão SP - 13
Clínica para dependentes químicos Involuntária em SP
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Saiba-Mais.png

7 – Clínica para dependentes químicos em SP (Embu Guaçu)

Clínica de Recuepração em Embu-Guaçu SP - 22
Clínica de Recuperação Involuntária – Embu Guaçu – SP

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Saiba-Mais.png

Clínica de Recuperação Involuntária em Santa Catarina

Como já falamos, nós do Portal Vida Limpa possuímos uma rede com unidades de recuperação em diversos estados brasileiros e dessa forma conseguem atender um maior número de dependentes químicos.

Observe as melhores clínicas de recuperação involuntária em Santa Catarina:

1 – Clínica de Recuperação Involuntária em Itapema – SC

CLÍNICA DE RECUPERAÇÃO INVOLUNTARIA EM ITAPEMA SC
Clínica de Recuperação Involuntária em Santa Catarina – Portal Vida Limpa

Primeiramente, é preciso ressaltar que essa clínica está voltada para a recuperação de homens com dependência de álcool, drogas e com problemas psiquiátricos, realizando o atendimento com profissionais excelentes e especializados.

A clínica de internação involuntária para dependentes químicos em Itapema, é uma ótima referência por aplicar o tratamento individualizado, atendendo as necessidades de cada um dos pacientes. 

Dentro da Clínica Portal Vida Limpa em Itapema contamos com os seguintes profissionais:

  • Monitoria 24h (profissionais que acompanham a rotina da casa e auxiliam o acolhido no dia-a-dia).
  • Terapeuta Holístico (desenvolve um plano terapêutico e ministra reuniões e palestras).
  • Psicóloga com atendimento psicossocial individual e em grupo.
  • Médico Psiquiatra que realiza atendimento para avaliar o acolhido e a necessidade de auxílio medicamentoso no processo de recuperação.
  • Nutricionista, responsável pela alimentação balanceada dos acolhidos.
  • Assistente Social, articula parcerias com a rede de saúde da região e verifica as necessidades dos acolhidos.
  • Enfermeira, responsável pela triagem clínica inicial dos acolhidos.
  • Educador Físico para realizar atividades físicas com os acolhidos.

2 – Clínica de Recuperação em Palhoça – SC – Involuntária

Clínica de Recuperação Involuntária em Palhoça – SC

Fazendo parte do Portal Vida Limpa que já completou mais de 10 anos de atuação, a clínica de recuperação em Palhoça conta hoje em dia com uma equipe terapêutica altamente capacitada para oferecer o melhor tratamento possível aos dependentes químicos.

Além disso, as acomodações são confortáveis e o espaço é dinâmico, favorecendo ao sucesso do tratamento, uma vez que isso contribui para que o paciente se sinta acolhido.

3 – Clínica de Recuperação em Joinville – SC

Clínica de Recuperação em Joinville SC - piscina
Clínica Involuntária para dependentes químicos em Joinville – SC

Veja Abaixo os profissionais em nossa clínica de recuperação.

  • Médico Psiquiatra 24 horas de Plantão
  • Médico Clínico 24 horas
  • Psicóloga especializada em dependência química e alcoolismo
  • Psicólogo especializado em transtornos.
  • Enfermeiros 24 horas
  • Auxiliares de Enfermagem
  • Nutrólogo
  • Fisioterapeuta
  • Assistente Social
  • Equipe de monitoramento 24 horas por dia
  • Terapeuta Ocupacional e Holístico
  • Conselheiros
  • Nutricionista
  • Educador Físico
  • Socorrista especializado
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Saiba-Mais.png

REALACIONADO – Tratamento para alcoólatras em Santa Catarina

Clínica de Recuperação na Bahia

Para que você saiba onde encontrar uma de nossas unidades, estamos falando de clínica de recuperação involuntária para dependentes químicos.

Dessa forma, observe abaixo a clínica selecionada no estado da Bahia.

1 – Clínica para Dependentes químicos e Psiquiátricos em Camaçari BA

Clínica de Recuperação Involuntária em Camaçari – BA

Assim como em todas as outras clínicas que já foram citadas, em Camaçari, o atendimento é feito individualmente, considerando o quadro e o histórico de cada um dos pacientes.

Além disso o Portal Vida Limpa possui duas opções de Clínica de Recuperação Involuntária para dependentes químicos em Camaçari. Sendo uma para atendimento de homens e outra para atendimento feminino.

O que diferencia ela de algumas é a permissão para atendimento tanto de homem, quanto de mulheres, ou seja, vale a pena conferir as demais informações sobre esta clínica antes de tomar uma decisão.

2 – Clínica de Recuperação Involuntária em Ilhéus BA

Clínica de Recuperação Masculina em Ilheus
Clínica de Recuperação Involuntária em Ilhéus – BA

Itens inclusos no pacote de internação

Médico/Psiquiatra
Psicólogo
Técnico em dependência Química
Avaliação do Plano de Tratamento
Plano de Prevenção a Recaída
Plano de Tratamento
Plano de Inclusão Profissional
Reuniões de Terapia Em Grupo
Atendimentos psicológicos
Hospedagem
Monitoramento 24 horas
05 refeições por dia
Sessões de laborterapia
Reuniões de meditação
Sessões de psicoterapia
Reuniões do Programa de Prevenção a Recaída
Temáticas
Reuniões de Terapia Racional Emotiva
Sessões de terapia ocupacional
Reuniões de 12 Passos
Sessões de Atividade Esportiva
Reuniões de Reflexão
Reuniões de partilha
Reuniões californianas
Reuniões sobre sentimentos
Reuniões de Metas
Sessões de vídeo-terapia
Sessões de reparação

Clínica de Recuperação Involuntária no Paraná

  1. Clínica de recuperação para dependentes químicos em Apucarana
Clínica de Recuperação em Apuracana PR - Piscina
Clínica de Recuperação Involuntária em Apucarana – PR – Porta Vida Limpa

Atuando no estado há mais de 4 anos, a clínica de recuperação de dependentes químicos em Apucarana tem apresentado um excelente suporte aos pacientes que são internados com dependência química ou alcoólatra.

Um pouco distante da capital, mas ainda sim oferece um espaço agradável e confortável aos pacientes.  

É importante considerar que as clínicas citadas, são clínicas para dependente químico particular, no entanto, existe a possibilidade de conseguir uma internação involuntária pelo SUS, continue acompanhando para saber mais.

Além disso, existe clínica para dependente químico em SP gratuita e em outros estados também, você pode estar procurando quais estão mais próximas e solicitando informações de como funciona a internação nelas para o seu familiar.

RELACIONADO – O Uso de Drogas no Paraná em 2021

Clínica de recuperação Involuntária em Umuarama – PR

Clinica de Recuperação Involuntária em Umuarama - PR
Clínica de Recuperação Involuntária Portal Vida Limpa – Unidade Umuarama PR

Nosso trabalho e baseado em oração, disciplina e trabalho, associado com a parte clínica, psicóloga e terapêutica..
Temos hoje os seguintes profissionais.
Médico RT especialista em saúde mental – frequência 3 vezes por semana.
Psicóloga – frequência 3 vezes por semana.
Enfermeira – frequência 3 vezes por semana.
Técnica de enfermagem- 5 dias por semana.
Terapeutas- 24 horas 7 dias da semana.
Equipe de apoio – 24 horas 7 dias da semana
Equipe de segurança – 24 horas 7 dias da semana.

Incluso no tratamento
Atendimentos
Hospedagem
Alimentação
Lavanderia
Acompanhamento – clínico, terapêutico, psicológico.

Clínica de Recuperação Involuntária em Minas Gerais

1 – Clínica de Recuperação Involuntária – Esmeraldas – MG

Clínica de REcuperação em Esmeraldas MG - Portal Vida Limpa

1 – Clínica de Recuperação Involuntária em Teófilo Otoni

Clíncia de Recuperação em Teofilo Otoni MG -15 (1)

Nossas terapias são baseadas em seções estruturadas para motivar a mudança de comportamento e melhora na qualidade de vida. Visando a reabilitação física, psicológica e social de cada paciente!

Terapia cognitiva comportamental
12 Passos Alcoólicos Anônimos
12 Passos Narcóticos Anônimos
Prevenção de Recaída
Constelação Familiar
Psicoterapia Quântica
Meditação
Reiki
Barra de Access
Avaliação Nutricional Individualizada
Reeducação Alimentar
Fitoterapia
Laboterapia
Caminhada Ecológica

O apoio da família e dos amigos, somado a equipe multidisciplinar capacitada e especializada,
irá contribuir muito para que os resultados da internação sejam eficientes.

RELACIONADO – Tratamento para dependentes químicos em Minas Gerais

Internação involuntária pelo SUS

Muitas pessoas preferem nem considerar a internação involuntária por causa da mentalidade de que o custo é muito alto e por isso não é viável.

No entanto, é possível conseguir internação para dependentes químicos pelo SUS, ou seja, há a possibilidade de contar com o serviço público de saúde no tratamento do seu familiar que se encontra em situação de dependência.

O serviço é oferecido de forma gratuita e apresenta algumas dificuldades em relação ao atendimento que ainda é bem escasso em nosso país, porém, tendo consciência disso, você não precisa descartar a possibilidade.

É preciso considerar que, conforme a previsão legal, em todos os tipos de doenças cabe a internação pelo SUS, no caso da dependência química não é diferente.

A legislação reconhece a crise atual que vivemos em relação à dependência química, a cada dia que passa o número de dependentes químicos aumenta consideravelmente e, por isso, ela prevê a possibilidade da internação gratuita.

Existem duas formas de internação que não tem o consentimento do paciente, mas no caso da internação involuntária, a família pode solicitar a internação, enquanto a clínica de internação compulsória gratuita precisa apenas da decisão judicial.

Por causa da falta de estrutura adequada do sistema de saúde, nem sempre a internação involuntária pelo SUS é a melhor opção, por isso é indicado para os quadros de dependência mais grave.

Ademais, para conseguir a internação involuntária gratuita pelo SUS, é preciso que você vá até uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial mais próxima de você e informe seu caso e receba as instruções para a sua situação.

Com isso, será feita uma análise se há ou não necessidade de internação, caso seja comprovada, o SUS irá encaminhar o dependente para a instituição credenciada para que seja realizado o tratamento.

O que fazer caso o SUS não libere a internação involuntária

Em primeiro lugar, como já foi falado, para conseguir a liberação de internação pelo SUS, é preciso passar por uma análise que será feita por médico, que decidirá se é cabível o pedido de internação involuntária ou não.

Caso ocorra a situação de não ser aprovada a internação pelo SUS, mas você tem consciência de que o paciente precisa de passar pelo tratamento, saiba que ainda há esperança.

Nesse sentido, existem várias instituições filantrópicas que realizam o trabalho de receber os dependentes químicos para internação involuntária e realizar o tratamento de desintoxicação.

Essa é uma ótima opção para quem deseja colaborar para a recuperação do dependente e receber mais informações sobre a situação e o nível de gravidade do paciente.

Além disso, caso seja necessária a internação pelo SUS e não tenha sido autorizada, é possível recorrer a uma ação judicial que estabelece ao governo a obrigação de encontrar uma instituição que receba o paciente.

Porém, como todos sabemos, recorrer ao Poder Judiciário requer paciência pois pode ser um processo demorado e cansativo.

Se ainda sim você quiser tentar, basta procurar a Defensoria Pública de sua cidade e informar a situação do dependente químico, apresentando laudos e orientações médicas que os profissionais ficaram responsáveis.

Como escolher a melhor clínica de reabilitação

Nós do Portal Vida Limpa, pensando em auxiliar você que tem um familiar em situação de dependência química, vamos apresentar como escolher uma boa clínica de internação involuntária de dependentes químicos.

Primeiramente, é preciso se informar se a instituição tem estrutura para oferecer um tratamento eficiente e humanizado para o paciente, uma vez que isso vai fazer toda diferença no resultado a ser alcançado.

Não se deixe levar pelo desespero por causa da situação em que se encontra, sempre é preciso fazer considerações sobre a clínica antes de internar o paciente, evitando, assim, arrependimento futuramente.

Em segundo lugar, é preciso colher informações de como é realizado o tratamento, qual a duração, como é o espaço e também conhecer os profissionais que vão lidar com o dependente químico.

Além disso, não se pode deixar de ter conhecimento das regras da clínica, bem como qual a alimentação fornecida, uma vez que pacientes com dependência química precisam de um acompanhamento especial com nutricionista.

Outro ponto que nós consideramos importante é saber como funciona as visitas, horários, mesmo que no início do tratamento o paciente seja privado de receber familiares, ao longo do processo esse contato pode fazer toda a diferença.

Com isso, você já tem alguns dos critérios básicos para escolher a clínica ideal considerando o tratamento em si, porém, existem outros fatores que podem influenciar nessa escolha.

Além do valor pago pela internação, é preciso pedir orientação quanto às medicações, para saber se elas estão inclusas no valor pago mensalmente, caso a clínica seja particular.

Isso é preciso até para você e sua família saberem qual clínica cabe no orçamento de vocês, evitando que o tratamento seja interrompido pela metade, devido ao alto custo.

Sendo assim, levando em consideração tudo que foi apresentado, consideramos que você estará fazendo a melhor escolha de clínica para o seu ente querido.

O que diz a legislação sobre a internação involuntária

Atualmente, essa matéria é regulamentada pela Lei N° 13.840, de 2019, que diz o seguinte:

– deve ser realizada após a formalização da decisão do médico responsável pelo paciente;

– só deve ser indicada após uma primeira avaliação do tipo de dependência química e a impossibilidade de tratamento por outras alternativas;

– a internação pode ser interrompida a qualquer tempo pelo familiar responsável pelo pedido de internação ou pelo representante legal também;

– cada internação e cada alta, devem ser comunicadas ao Ministério Público ou à Defensoria Pública.

É claro que a lei traz mais especificações e se você tiver interesse em saber mais, é só acessar o site do planalto.

Agora que você já sabe como funciona a internação involuntária, chegou o momento de tomar a melhor decisão para a família e para a pessoa que será tratada.

Estamos aqui para lhe ajudar em todo esse processo, pois, sabemos que não é fácil, porém, sabemos que é possível.

Por esse motivo, pode contar conosco!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.