Tratamento para Alcoolismo - Portal Vida Limpa

Tratamento para Alcoolismo

Bem Vindo ao Maior Portal de Tratamentos! Saiba mais sobre o Tratamento para Alcoolismo e como se livrar com nossa ajuda!

O alcoolismo é considerado uma doença pela Organização Mundial da Saúde (OMS), é uma dependência química crônica caracterizada pelo consumo compulsivo de álcool. O usuário se trona progressivamente tolerante a intoxicação produzida pela droga e desenvolve sinais e sintomas de abstinência quando ela é retirada.

Ao contrário das drogas ilícitas (cocaína, maconha, crack, ecstasy, entre tantas outras, o álcool nem sequer é considerado uma droga que causa dependência física e psicológica por grande parte da sociedade. Sua venda é livre e ele integra a cultura atual ligada ao lazer e a sociabilidade. Contudo, o uso constante, descontrolado e progressivo de bebidas alcoólicas pode comprometer seriamente o bom funcionamento do organismo, levando a consequências irreversíveis.

O álcool encontrado nas bebidas é o etanol e quando ingerido é digerido no estomago e absorvido no intestino. Caindo assim na corrente sanguínea e tendo suas moléculas levadas até o cérebro.

A longo prazo, o álcool prejudica todos os órgãos, mais em especial o fígado, que é responsável pela destruição das substancias toxicas ingeridas ou produzidas pelo corpo durante a ingestão. Dessa forma, havendo uma grande dosagem de álcool no sangue, o fígado sofre lá sobrecarga para metaboliza-lo. O álcool no organismo causa inflamações como:

– gastrite
– hepatite alcoólica
– pancreatite
– neurite

Apesar e ser aceito pela sociedade, o álcool oferece uma série de perigos tanto para quem consome quanto para as pessoas que estão próximas. Grande parte dos acidentes de transito, arruaças, comportamentos anti-sociais, violência doméstica, ruptura de relacionamento, problemas no trabalho como, alteração na percepção, reação e reflexos, aumentando a chance de acidentes de trabalho, são provenientes do abuso de álcool.

Tratamento para Alcoolismo: Intoxicação

O álcool sem dificuldade nenhuma ultrapassa a barreira protetora entre o sangue e o cérebro. Sendo assim em poucos minutos depois de um drink por exemplo, sua concentração no cérebro já está praticamente igual à da circulação.

 Os sintomas da intoxicação são variados: euforia, perda das inibições sociais, comportamento expansivo ou inadequados e emotivamente exagerada. Há quem desenvolva comportamento beligerante ou explosivamente agressivo. Algumas pessoas, ao contrário, torna-se sonolentas e entorpecidas, mesmo que tenham bebido moderadamente.

Com o aumento da concentração do álcool na corrente sanguínea, a função do cerebelo apresenta sinais de deterioração, provocando desequilíbrio, alteração da capacidade cognitiva, dificuldade crescente para a articulação da palavra, falta de coordenação motora, movimentos vagarosos ou irregulares dos olhos, visão dupla, rubor facial e taquicardia. O pensamento fica desconexo e a percepção da realidade se desorganiza.

Quando a ingestão do álcool não é interrompida, surgem letargia, diminuição da frequência cardíaca, queda depressão arterial, depressão respiratória e vômitos, que podem ser eventualmente aspirados e chegar até os pulmões, provocando uma pneumonia, entre outros efeitos colaterais.,

Principais Sintomas

– bebem sozinhos e sem motivos aparentes
– perdem o emprego ou ano letivo
– ficam agressivos quando bebem
– não conseguem ficar um dia sequer sem a bebida
– após a começar a beber, tem dificuldade em parar
– bebem cada vez mais
– sempre tem desculpas para beber
– se afastam de amigos, família e eventos sociais para beber
– tentam esconder o consumo exagerado
– comem mal ou deixam de comer
– apresentam tremores e sintomas de abstinência quando não bebem
– e perdem a memória

Caso tenha percebido algum desses comportamentos em algum amigo, familiar ou conhecido, tente conversar abertamente, sem repressão, sobre esse problema. Ofereça ajuda, mas não force-o a nada e procure ajuda através do nosso atendimento!

Alcoolismo, tem cura?

O alcoolismo não tem cura, embora seja uma doença tratável. Isso significa que, mesmo que um dependente químico esteja sóbrio por muito tempo, ele é suscetível a recaídas, mesmo após anos. Por isso deve-se evitar qualquer bebida alcoólica, em qualquer quantidade. “Reduzir” o consumo pode até diminuir ou retardar problemas, mas não é suficiente: a abstinência é necessária para que a recuperação seja bem-sucedida.

Recaídas são mais comuns do que imaginamos, e é muito importante retornar o foco no objetivo e manter o apoio necessário para não voltar a beber.

Tratamento para o alcoolismo

Tratamento para alcoolismo - Portal Vida Limopa 2
Tratamento para alcoolismo – Portal Vida Limopa

O tratamento depende do grau da dependência do indivíduo e dos recursos disponíveis na comunidade. O tratamento pode incluir a:

– Desintoxicação (processo de retirar o álcool de uma pessoa com segurança)

– Medicamentos (para que o álcool se torne aversivo ou para diminuir a compulsão pelo álcool),

Aconselhamento (apara ajudar a pessoa a identificar situações e sentimentos que levam a necessidade e beber, além de construir novas maneiras de lidar com essas situações).

Os tratamentos podem ser feitos em hospitais, em casa, em consultas ambulatoriais, e quando essas opção já não resolvem mais, temos as internações em comunidades e clinicas para alcoolismo, e aqui em nosso Portal você encontra as melhores e mais qualificadas clinicas e comunidades do Brasil. A internação em clinicas para dependentes químicos pode ser feita de forma voluntária ou involuntária, mas caso exista risco contra a própria vida ou de terceiros, e neste caso ela é chamada de internação compulsória. Dentro de nossa clinicas esse paciente terá total apoio e acompanhamento 24 horas de nossas equipes multidisciplinares.

O tratamento para o alcoolismo deve durar um período médio de 6 meses para a desintoxicação física, mais o sucesso do tratamento é considerado alcançado 5 anos após a conclusão do tratamento, com completa abstinência e total controla sobre o álcool. Contudo é sempre importante evitar o primeiro gole por toda a vida, pois sempre haverá chances de recaídas.

Fale agora mesmo com Terapêuta do nosso Portal e tire suas duvidas!

Fale Conosco

Fonte Oficial – https://portalvidalimpa.com.br/

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.