Clínica de Recuperação para Adolescentes

Fique por dentro de todas as informações sobre a Clínica de Recuperação para Adolescentes!

A internação do adolescente é uma boa opção para quando o indivíduo se torna dependente químico, perdendo sua capacidade de viver de maneira harmônica na sociedade.

Dada a relevância deste tema, discutiremos informações importantes sobre o tratamento do dependente químico na Clínica de Recuperação.

Sabemos como é necessário superar a dor de ter de internar um ente querido, pois, existe um impacto nesta decisão.

Também discutiremos a importância da escolha de uma Clínica de Recuperação para Adolescentes com infraestrutura adequada.

Se alguém da sua família precisa ser internado, confira os benefícios dessa alternativa e veja como você pode ajudar seu ente querido nessa fase tão delicada da vida! Boa leitura!

Clínica de Recuperação para Adolescentes: a melhor solução

O uso de drogas por adolescentes desestabiliza muito as estruturas familiares e cria divisões constantes. Nesses casos, as famílias nem sempre conseguem lidar com as consequências da dependência química de um ente querido.

No entanto, devido à complexidade do problema, será difícil para os indivíduos dominados pelo vício se livrarem da droga. À medida que os mercados para essas substâncias crescem e novas drogas se tornam disponíveis, os jovens estão cada vez mais expostos aos efeitos nocivos das mesmas.

Reféns viciados, essas pessoas perdem o controle de suas emoções, prejudicam os juízos de valor e passam a ser marginalizadas, embora ainda vivam sob o teto dos pais.

Em um mundo pós-moderno, novos tipos de medicamentos continuam surgindo, e a disponibilidade desses produtos facilita o acesso e o consumo.

Embora o álcool e a cannabis sejam os mais consumidos, a reformulação de substâncias existentes e a fabricação sintética de novas drogas ajudam a agravar a realidade do problema.

Isso porque a disseminação e disponibilidade dessas substâncias ilícitas facilita a fixação de novos usuários devido à facilidade no acesso e seus valores.

Por esses motivos, entre outros o número de usuários entre adolescentes e adultos jovens está aumentando. Nesse sentido, a internação do adolescente pode proporcionar um tratamento mais adequado e facilitar resultados mais positivos no processo de recuperação da saúde.

Vale ressaltar que a internação gera um impacto em toda a família do adolescente. Afinal, a partir do momento em que um jovem inicia o tratamento, as famílias percebem rapidamente o impacto positivo de uma intervenção.

Outro aspecto relacionado é que quando um adolescente é internado, os pais poderão relaxar mentalmente e se recuperar do desgaste do período anterior a essa decisão.

Portanto, investir nessa alternativa significa dar a esses jovens novas oportunidades de reconstruir suas vidas e dar continuidade aos seus sonhos e projetos futuros.

clínica-de-recuperação-para-adolescentes

Quando um adolescente precisa ir para uma Clínica de Recuperação?

Além da dependência química, existem outras condições que podem exigir que um adolescente seja internado. Veja quais são!

Alcoolismo

Quando um adolescente perde o controle sobre a bebida, começa a beber regularmente ou vai para casa bêbado, os pais devem procurar ajuda profissional imediatamente.

O consumo excessivo de álcool pode prejudicar o funcionamento de órgãos nobres como o coração, fígado e o cérebro. Isso torna o alcoolismo na adolescência um fator de preocupação para os pais e para a sociedade.

Automutilação

Em muitos casos, os jovens ficam tão frustrados e sobrecarregados que desenvolvem um hábito de autopunição. Portanto, nesta fase da vida, algumas pessoas podem cometer atos como automutilação.

Nesse caso, os pais e responsáveis ​​dos adolescentes precisam estar atentos a esses comportamentos para evitar que esses hábitos se transformem em condições mais graves.

Também vale a pena mencionar o impacto da mídia e da tecnologia em adolescentes que se automutilam por qualquer motivo.

Muitos jovens sucumbem a essas práticas nocivas ao se envolver em videogames ou desafios online que incentivam comportamentos irresponsáveis.

Por exemplo, o jogo “Baleia Azul” o qual tem atraído grande atenção na internet, incentivando crianças e adolescentes a se automutilarem ou até mesmo cometerem suicídio.

Pensando nisso, os pais ou responsáveis ​​pelos adolescentes precisam priorizar medidas preventivas para garantir a estabilidade psicológica desse grupo.

Esta medida não pode ser ignorada, pois sob a influência do estilo de vida moderno, a atenção e o cuidado com os adolescentes não podem ser ignorados.

Casos de depressão

O Brasil tem um dos maiores índices de depressão da América Latina: 5,8% da população sofre com o transtorno. Dados preocupantes divulgados pela Organização Mundial da Saúde: a depressão é a principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Embora a doença afete pessoas de todas as idades, gêneros e classes socioeconômicas, o uso de drogas é um dos fatores mais importantes que influenciam o desenvolvimento da doença em jovens.

Ideação suicida

Segundo estatísticas amplamente divulgadas pela mídia, ocorre um suicídio no Brasil a cada 46 minutos.

Existe uma forte relação entre a dependência química na adolescência e o suicídio. Muitos usuários de drogas cometem esse comportamento durante a fase noia, quando estão completamente à mercê dos efeitos da droga.

clínica-de-recuperação-para-adolescentes

Quais os benefícios da Clínica de Recuperação para Adolescentes na superação da dependência?

Dependendo da estabilidade emocional do sujeito, a juventude pode se tornar uma fase muito problemática. Mudanças físicas e emocionais, novas responsabilidades, um primeiro emprego ou entrar na faculdade podem criar conflitos de todos os tipos.

Portanto, uma das maiores preocupações dos pais é se os filhos estão envolvidos com drogas ilícitas durante esse período tão delicado da vida. Infelizmente, por vários motivos, muitos jovens se tornam viciados e acabam adoecendo e precisam ser internados.

Internar um adolescente em uma boa Clínica de Recuperação própria para essa fase resulta em muitos benefícios, como;

Diminui de maneira considerável o risco de evoluir para condições mais severas

Uma das recomendações para a internação numa Clínica de Recuperação para Adolescentes é focar na prevenção de doenças mentais que podem surgir do abuso de drogas.

O estado mental do usuário pode atingir níveis críticos e desenvolver episódios psicóticos, esquizofrenia, alucinações e comportamento suicida.

Nessa conjectura, a internação de adolescentes é vista como um mecanismo de proteção à saúde geral, além de oferecer mais oportunidades para reverter a gravidade dessas doenças.

Muitos usuários de drogas perdem competências que interrompem a função cognitiva e prejudicam os julgamentos de valor. Portanto, eles precisam de uma abordagem profissional abrangente e multidisciplinar nas instituições profissionais da área.

Evita que o adolescente mantenha contato com usuários de drogas ou sites de drogas

Se os jovens estão determinados a largar as drogas, restaurar a saúde e ficar limpos, eles devem ficar longe de suas más influências. Portanto, os indivíduos devem ser removidos de locais ou ambientes onde exista consumo de drogas ilícitas.

Ambiente amigável e tranquilo para recuperação

A seleção de uma Clínica de Recuperação para Adolescentes deve atender aos requisitos necessários para a reabilitação de dependentes químicos é fundamental para o sucesso da abordagem de intervenção.

Nesse sentido, ter uma boa infraestrutura e suporte adequado pode fazer uma grande diferença no resultado dos tratamentos da dependência química.

Ajuda na participação da família

Durante a internação na Clínica de Recuperação para Adolescentes, a fase de adaptação exige muito amor e atenção dos profissionais e familiares. Manter uma conversa aberta e honesta e saber ouvir e entender um jovem é extremamente importante na fase inicial de adaptação ao tratamento. Portanto, a existência da família é a base desse processo.

clínica-de-recuperação-para-adolescentes

Quais são os sinais de que um adolescente precisa de uma Clínica de Recuperação?

Listamos alguns dos sinais de que um jovem precisa ir para Clínica de Recuperação para Adolescentes. Confira!

Dificuldade em cumprir as promessas

Muitas vezes, as pessoas estão acostumadas a manter sua rotina e se preocupam em cumprir suas obrigações do dia-a-dia. É uma questão de responsabilidade e compromisso consigo mesmo ou com a sociedade.

No entanto, os dependentes químicos têm dificuldade em cumprir horários, compromissos ou tarefas de forma focada e eficiente.

Os usuários de substâncias ilícitas perdem o interesse em atividades antes prazerosas. A maioria das pessoas não consegue mais realizar atividades pessoais ou profissionais, o que aumenta o risco de ansiedade e depressão.

Uso descontrolado de drogas

O uso descontrolado de substâncias tóxicas pode causar enormes danos à saúde física e mental. Assim, alcoolismo, tabagismo na adolescência ou uso excessivo de drogas podem indicar a necessidade de intervenção.

Pessoas que usam drogas regularmente necessitam de hospitalização e tratamento de emergência.

Distanciamento social

Muitos dependentes químicos optam por ficar longe da família ou amigos para evitar se sentirem julgados, condenados ou criticados, pois, são questões que consideram fugir do seu controle.

Com isso, os usuários abrem mão das relações sociais e preferem evitar o contato com familiares, interações com amigos ou qualquer tipo de relacionamento que os incomode ou represente a possibilidade de denúncias ou questionamentos.

É quando as famílias devem intervir e orientar seus entes queridos para soluções viáveis como a internação em uma Clínica de Recuperação para Adolescentes.

Depressão profunda ou tristeza

Além de abrir mão da vida social, o indivíduo se isola. Ao passar muito tempo sozinho ou em reclusão, essa condição abre as portas para o surgimento de instabilidade emocional e para a depressão.

Portanto, a opção de internação em uma Clínica de Recuperação para Adolescentes possibilita a reintegração do indivíduo à sociedade e ajuda a salvar a saúde emocional, o bem-estar e a qualidade de vida do jovem.

Agressão extrema

A droga afeta diretamente a função mental, perturba o equilíbrio emocional e produz diferentes distúrbios, como comportamento agressivo e violento. Esse transtorno psicológico representa um risco potencial tanto para os dependentes químicos quanto para os do convívio familiar e social.

Hábito de pequenos furtos

O uso das drogas pode levar a má conduta grave. Um dos mais comuns é o hábito de pequenos furtos. Muitas vezes, os membros da família começam a notar o desaparecimento de dinheiro, jóias ou outros objetos de valor.

Quando atingir esse nível, o ideal é buscar a internação em uma Clínica de Recuperação para Adolescentes para que sua família possa se recuperar, pois, nesse momento podemos entender que o vício atingiu um estágio crítico.

clínica-de-recuperação-para-adolescentes

Como conversar com seu filho sobre uma internação em uma Clínica de Recuperação para Adolescentes?

Quando as conversas e outras intervenções não conseguem convencer os dependentes a abandonar o vício, é natural que os pais ou responsáveis ​​considerem a possibilidade de buscar alternativas, como a internação para tratamento em uma Clínica de Recuperação para Adolescentes.

A escolha dessas medidas representa uma possível solução quando os indivíduos perdem a capacidade de conviver de maneira harmônica com sua família, colocando em risco a integridade de si ou daqueles que os cercam.

Vale ressaltar que o vício não é um problema isolado, mas vem acompanhado de múltiplos problemas associados ao preconceito, instabilidade emocional, baixa autoestima, paranóias diversas e transtornos mentais.

Dito isto, neste contexto extremamente vulnerável, uma palavra de apoio de um pai ou mãe pode ter um significado muito especial, inspirando a confiança que os jovens precisam para tomar as decisões certas em suas vidas.  

Portanto, manter uma conversa honesta, expressar palavras de apoio e amor é a melhor forma de restabelecer a harmonia na família e orientar a tomada de decisões para soluções mais adequadas.

Como funciona a internação em uma Clínica de Recuperação para Adolescentes?

Independentemente da gravidade do consumo de drogas e do tipo de intervenção escolhido, o apoio aos jovens é um passo fundamental a dar, pois, como resultado o adolescente se sente acolhido e mais motivado para continuar o tratamento.

Existem dois tipos de internação para tratar a dependência química. Analise as duas possibilidades para ver escolher a melhor opção para ajudar seu ente querido.

Internação voluntária

Esse tipo de internação é feito com o consentimento do indivíduo. Para ser internado, ele deve assinar uma declaração confirmando que o procedimento é voluntário.

As internações voluntárias são realizadas por solicitação oficial do paciente ou por recomendação da equipe médica responsável pelo acompanhamento e tratamento que será realizado na Clínica de Recuperação para Adolescentes.

Internação involuntária

Quando a comunicação com o adolescente não é mais eficaz, as famílias devem tomar uma decisão firme de ajudá-lo e buscar alternativas mais viáveis. Mesmo em momentos de conflito, o papel dos familiares é confiar que sempre haverá um caminho favorável à recuperação da pessoa.

A internação compulsória é a opção mais adequada quando o quadro clínico do paciente evolui para algo mais grave e passa a representar risco para si e para a sociedade. No Brasil, foi promulgada uma lei para permitir tal conduta.

Nesses casos, a internação involuntária torna-se uma forma de evitar danos à saúde, além de implicar em medida de proteção ao paciente e sua família. Em uma internação involuntária, o paciente não pode desistir do tratamento ou deixar o hospital a seu próprio critério.

Como posso superar a dor de meu filho estar em uma Clínica de Recuperação para Adolescentes?

Quando um dos pais ou responsável decide ser hospitalizado, a decisão é tomada para o bem-estar do adolescente.

Tais medidas trariam muitos benefícios e, a longo prazo, dariam às pessoas uma chance real de superação e retorno ao convívio social de forma integral e harmoniosa.

Diante dos problemas decorrentes do uso de drogas, o risco de não tomar essa decisão em tempo hábil pode representar vários outros perigos para a saúde e a vida dos jovens.

Outro ponto relevante é entender que ninguém deve ser culpado. Nem o adolescente nem a família são responsáveis ​​pelo problema, pois o vício é causado por múltiplos fatores, não apenas uma causa única e exclusiva.

Enfrentar essas situações não é fácil. Portanto, é preciso ter habilidade para lidar com essas questões para que a internação na Clínica de Recuperação para Adolescentes seja algo positivo e não frustrante ou angustiante para os envolvidos.

Por isso, a escolha da internação deve ser vista como uma decisão que deve ser assertiva, pois, ajuda a reverter o quadro clínico do adolescente.

Saber que o jovem está sendo bem cuidado, tendo todo o suporte de uma equipe profissional multidisciplinar – e que eles podem fornecer suporte de recuperação adequado – é um dos motivos que incentiva essa decisão.

Portanto, para superar as adversidades que surgem nesse momento delicado da vida, os pais precisam pensar positivamente, enfrentar os desafios com coragem e encher seus filhos de energia positiva.

Ter inteligência emocional é fundamental para motivar o jovem a continuar seu tratamento na Clínica de Recuperação para Adolescentes.

Por este motivo, nós do portal vida limpa podemos ajudar a você e toda sua família a passar por este momento difícil, entendendo o quanto o indivíduo é capaz de mudar sua história através de decisões certas e do apoio da família.

Não hesite em entrar em contato conosco para saber mais!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.