Tratamento Dependência Química

Tratamento para Dependência Química! Em nosso Portal você fica por dentro de como funciona o tratamento para dependentes químicos!

Hoje sabemos que a dependência química é uma das maiores causas dos problemas sociais. Isso devido a desinformação e a descriminação social que gera sérios problemas, como:

– morte
– roubos
– facções, etc.

Quanto mais informações, mais formas de tratamento as pessoas souberem, pode-se diminuir os fatores que tanto prejudicam não só os usuários, mais também seus familiares e a sociedade.

Esse tipo de doença afeto todos os aspectos da vida de um indivíduo e pode ser causado por múltiplos fatores genéticos, ambientais, sociais, familiares e individuais. A facilidade de acesso ás drogas aumento a incidência desse transtorno no mundo, tornando o tratamento e prevenção da dependência química um assunto de saúde pública.

O uso de drogas normalmente começa com fins recreativos ou como uma fuga da realidade. Mas, quando a necessidade de consumi-las passa a ser incontrolável, o usuário se torna dependente, apresentando distúrbios físicos, emocionais e mentais. Com o tempo, cria-se tolerância as substancias e as doses começam a aumentar para se obter os mesmos efeitos de antes, o que pode levar a uma overdose.

Dependência química não tem cura!

A dependência química não tem cura, e isso muito não sabem. Ela tem tratamento e ferramentas para que o usuário se mantenha em sobriedade. A maioria dos usuário busca as drogas como refúgio, para que se possa fugir dos problemas vivenciados no dia-a-dia.  

Com o uso da droga o usuário passa a se sentir mais seguro, mais tranquilo, como se os problemas existentes não estivessem lá, isso porque a substancia usada atinge o sistema nervoso central, modificando os comportamentos e pensamentos do usuário. Com isso o paciente passa a procurar cada vez mais a droga pelo fato dela transmitir aquela sensação momentânea de prazer e com isso acaba se tornando um dependente químico.

Podemos dizer que tudo começa com o álcool e o cigarro, por serem liberados, e isso acaba sendo porta de entrada para outros tipos de drogas.

A dependência química, leva o usuário a fazer tudo o que você possa imaginar e não imaginar quando estão sob o efeito da substancia, em consequência, as condições financeiras dessa pessoas vai ficando escassas. Isso porque essa doença causa perda do emprego, da família, se sujeitam a andar de forma deplorável e a fazer de tudo e a qualquer custo pelo uso da substancia. Com isso a pessoa acaba fazendo coisas que muitas das vezes ele não faria estando sóbrio, como por exemplo, roubos, envolvimento com o tráfico, etc. Com tudo isso devemos dizer também que o uso de drogas desencadeias outras doenças nos usuários.

Dependência Química: Os Sintomas

O abuso de drogas acarreta uma série de efeitos no organismo do usuário, os principais são:

– perda de peso
– olhos vermelho
– fadiga constante
– aumento da frequência cardíaca ou pressão arterial
– falta de higiene pessoal
– Distúrbios do sono
– mudanças de comportamentos
– alterações de humor
– surgimento de novas amizades e companhias
– problemas financeiros
– diminuição da produtividade

Como Prevenir

Podemos classificar a prevenção em 3 grupos, a prevenção primaria, secundária e a terciária.

Na Prevenção primaria, é a prevenção que se faz em grupos de crianças e adolescentes, como por exemplo palestras em escolas. Seu principal objetivo é conscientizar e sensibilizar esses vens, pais e professores sobe os problemas relacionados ao consumo de drogas e a importância da educação para a promoção da saúde.

A prevenção secundária é uma extensão da primeira, onde visa minimizar os riscos de desenvolvimento da dependência em pessoas que experimentaram ou usam substancia químicas moderadamente. Pode ser definida como uma intervenção mais especializada e focada, pois tenta impedir a evolução do consumo de drogas por usuários que já começaram a manifestar dificuldades em parar de usa-las.

Já na prevenção terciária, a dependência química já está instalada no indivíduo. E tem como objetivo principal incentivar o usuário a buscar ajuda de profissionais da saúde e de deus familiares, evitar recaídas durante a intervenção terapêutica e auxiliar na reinserção social do indivíduo.

Tratamento para dependência química

A escolha de tratamentos para dependência química é muito complicada, na maioria das vezes o paciente não aceita o tratamento e não aceita que tem uma doença. Pra ele, está tudo bem, tudo normal. E é ai onde a família e amigos podem intervir, oferendo ajuda para buscar um tratamento eficaz. Os principais motivos para que o usuário não busque uma orientação especializada é a negação da doença, a falta de apoio e o medo do estigma social negativo. Além disso muitos amigos e familiares não sabem como ajudar ou desconhecem a existência de tratamentos especializados. Mais em nosso portal, você encontra total apoio a família de imediato, nossa equipe é treinada e especializada para poder fazer esse primeiro contato com a família para assim tranquilizar e ajudar a tomar a melhor decisão.

Como tratamento para dependência química, temos as comunidades terapêuticas que é uma importante ajuda para a dependência química. Assim como as clinicas e profissionais como psicanalistas, psicólogos, psiquiatras, terapeutas, espiritualidade, assistência social e grupos de apoio. Onde nós disponibilizamos em nossas clinicas e comunidades, para um tratamento eficaz, de qualidade e humanizado para dependência química. Temos unidades espalhadas pelo Brasil, são mais de 18 estados, sem dúvidas algumas dessas se encaixa melhor no que você procura e necessita.

Os dependentes normalmente, não está em condições de tomar essa decisão de tratamento, a internação. Isso porque, geralmente estão tão dominados pela dependência que não conseguem dar o primeiro passo em busca da sua recuperação.

Então, quem dá esse primeiro passo é o seu amigo ou familiar mais próximo. Com isso temos as internações de diferentes opções, como: internação voluntária, a internação involuntária e a internação compulsória. Você saberá qual é a opção para você conversando com o nosso terapeuta do Portal Vida Limpa.

Processos do tratamento

Desintoxicação

Essa etapa do tratamento é considerada a mais crítica, sendo assim o paciente recebe assistência médica por 24 horas durante um período determinado, para a eliminação da droga em seu organismo.

Medicamentos

O abuso de drogas pode ser um fator de risco para a contração e o desenvolvimento de algumas doenças físicas e mentais, tais como a esquizofrenia, depressão, bipolaridade, cirrose, câncer, insuficiência renal, HIV, hepatite B e C, sífilis, lesões cerebrais e desnutrição.

Por isso, a necessidade do uso de medicamentos no tratamento para dependência química, devendo assim ser realizado com acompanhamento constante, a avaliação do quadro da paciente, a realização de exames e o cuidado com os efeitos colaterais e interações medicamentosas. Esse tipo de tratamento normalmente e feito em conjunto com a psicoterapia.

Psicoterapias

Diversas abordagens psicoterapêuticas tem sido eficazes no tratamento da dependência química, entre elas a psicanalise, a terapia cognitivo-comportamental, a terapia em grupo, a terapia ocupacional e em algumas unidades são aplicados as técnicas de coaching. Esse conjunto de terapias se baseiam na aplicação das técnicas e métodos psicológicos, podendo ter objetivos diferentes, como a solução de problemas, a modificação de comportamentos, modificações de crenças e o auxílio no desenvolvimento de novas concepções sobre si mesmo e o mundo.

Mas você pode ficar tranquila(o), porque em nosso Portal você encontra tudo isso. Toda nossa equipe é especializada no tratamento em que procurar. Seja ele pra qualquer doença relacionado a dependência química, ou para qualquer substancia, seja ilícitas ou licitas.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.