Uso de drogas no Paraná 2021

O uso de drogas no Paraná em 2021 foi bastante elevado, mas vale lembrar que este número ainda refere-se somente às estatísticas daquilo que é descoberto pelos CAPS e pela polícia militar, havendo ainda muitos casos que ficam fora da contagem.

A ação estadual de controle à compra e venda de drogas tem sido bastante eficaz, fazendo com que o número, ainda que bastante elevado, seja menor do que os números dos anos anteriores.

É importante entender que a luta contra as drogas não é somente do CAPS e nem somente da polícia. É uma luta geral, que todo cidadão deve abraçar. Denuncie, cuide, abra os olhos daqueles que estão ao seu redor.

  Uso de drogas no Paraná 2021

Uso de drogas no Paraná 2021

No ano de 2021 272 toneladas de drogas foram tomadas pela polícia militar em suas investidas, essas que acontecem em maioria dentro dos pontos de compra e venda de entorpecentes.

Essa contagem denuncia que mais ou menos 10 toneladas a menos foram apreendidas do que no ano anterior, o que significa que, em teoria, a circulação da droga também tem sido menor.

Qual a droga mais usada no Paraná?

No Paraná, principalmente quando falamos sobre os jovens, a droga mais usada é a maconha. Estamos falando de uma droga relativamente fraca e que na maioria das vezes não traz dependência.

Essa é uma droga barata e por isso é comum ver adolescentes utilizando. Além disso, as quantidades de maconha apreendidas também são bem maiores do que as quantidades de cocaína e crack, por exemplo.

Deste modo, mais quantidade da droga é colocada em circulação, enquanto mais quantidade também é apreendida.

O uso de drogas no Paraná e a polícia

Muitas pessoas se perguntam sobre como a polícia está planejando as suas investidas para realmente conseguir tirar de circulação tantas toneladas de droga e, de verdade, isso é tudo sobre planejamento estratégico.

A polícia mapeia os principais pontos de venda, aqueles com maior fluxo e, com o serviço de inteligência, passam a observar a rotina naquele local. Aos poucos percebem quando ocorrem as trocas de turno e, deste modo, descobrem o momento certo para se infiltrar.

Essas infiltrações costumam ser não violentas, já que os envolvidos são pegos em flagrante e, em boa parte das vezes, desarmados. Por mais que isso não seja regra, é o que mais costuma acontecer.

Qual droga faz mais mal?

Dentre todas as drogas apreendidas, é fato que a que mais representa perdas para os usuários é o crack. Enquanto a maconha é a opção mais leve de entorpecente, o crack é a mais perigosa.

Isso é assim porque o crack tem um efeito ainda mais rápido e intenso do que a cocaína. É algo que passa em questão de poucos segundos, quando o usuário acaba entrando em um delírio querendo usar ainda mais.

Não estamos dizendo que existe droga boa ou qualquer coisa do tipo, mas ainda assim existem situações em que determinada droga coloca o usuário em mais ou menos risco.

 Uso de drogas no Paraná 2021

Uma tonelada de pasta base de cocaína é apreendida em 2022

Em 2022, a polícia já conseguiu inutilizar uma tonelada de pasta base de cocaína, que seria utilizada para criar o produto final, que é comercializado em diversos pontos de venda ao redor de todo o Brasil.

Acredita-se que essa pasta base venha em maioria do Paraguai, de modo a ser distribuída principalmente para a região do Paraná e de Foz do Iguaçu, que é onde o produto costuma ser preparado.

Depois de pronta a cocaína passa a ser distribuída para todo o Brasil, para que finalmente chegue nos pontos de venda das pequenas e grandes cidades.

Como as drogas impactam a segurança?

É fato que a luta contra as drogas ocorre por diversos motivos e não somente devido à compra e venda. As drogas também impactam a segurança de muitos estados e cidades brasileiras.

Isso acontece porque é comum que o dependente químico pratique assaltos a fim de conseguir dinheiro para comprar entorpecentes. Deste modo, a polícia precisa agir rapidamente para não deixar passar riscos à população.

Fora isso, o comércio de drogas também está imerso na violência, com brigas constantes de facções. A entrada de drogas no país também facilita a entrada de armas, já que muitas vezes isso ocorre ao mesmo tempo.

É comum que tudo aconteça de forma muito rápida enquanto a polícia se infiltra para tirar de circulação os entorpecentes.

Dependendo das quantidades, também é possível que haja uma mobilização maior de viaturas e de profissionais da segurança. É ideal que a população esteja sempre atenta e disposta a cooperar nessa luta.

Caso perceba movimentações estranhas ou possíveis indicativos de tráfico, disque 190 e denuncie, deste modo você facilita o trabalho da polícia e torna mais segura a região em que você vive.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.