Clínica de Recuperação no Paraná

Este é um tema ainda repleto de muitas dúvidas: o que é uma clínica de reabilitação? Qual é o seu papel? O que é dependência química? Por que procurar uma Clínica de Recuperação no Paraná?

A resposta para essas e outras perguntas, que você encontrará ao longo do livro, é o fato de que a dependência química é um transtorno complexo e, apesar do tratamento, a maioria das pessoas não sabe ou entende como ela funciona.

Como você verá mais adiante, as Clínicas de Recuperação no Paraná oferecem um modelo de tratamento hospitalar que maximiza o atendimento ao paciente e o alívio dos sintomas, bem como o tratamento aprofundado da causa.

Tipos de internações, diferenças de tratamento entre homens e mulheres, também são discutidos ao longo do desenvolvimento do texto.

É necessário manter o foco, pois existem muitos mitos sobre esse tema que só podem ser esclarecidos lendo com atenção, além de saber como ajudar a si mesmo e seus familiares/amigos em situação de dependência.

Duvidas? Terapeuta de Plantão 24 horas!

Fale Conosco
Clínica de Recuperação no Paraná

O que é uma Clínica de Recuperação?

As clínicas de reabilitação ou reabilitação fornecem recomendações de tratamento baseadas no comportamento humano com o objetivo de informar/educar os pacientes para que eles compreendam a gravidade e as consequências de sua dependência química.

Desta forma, são também sensibilizados para os mecanismos de defesa psicológica que lhes permitem reconhecer a sua impotência, procurar alcançar um melhor estado emocional e desenvolver estratégias para prevenir a recaída.

Podemos definir as Clínicas de Recuperação no Paraná como instituições que oferecem diversos tratamentos complexos de dependência química.

Além de proporcionar um local seguro para alcançar a abstinência completa do uso de substâncias psicoativas, a terapia de desintoxicação (biológica) e suas realidades psicossociais e espirituais.

Muitas vezes, o dependente químico ou familiar procura tratamento em momentos de crise, onde o dependente apresenta prejuízos significativos nos âmbitos: físico, psicológico, espiritual, social, familiar e profissional.

Neste momento, é fundamental um acolhimento estruturado numa Clínica de Recuperação, que deverá tornar os dependentes menos defensivos e resistentes, permitindo-lhes demonstrar maior disponibilidade e abertura à mudança.

RELACIONADO – O Uso de Drogas no Paraná em 2021

Qual é a importância de uma clínica de recuperação?

As Clínica de Recuperação são muito importantes para a recuperação de pessoas que se encontram em estado de dependência.

Dessa forma, as clínicas de reabilitação são importantes não apenas para tratar os sintomas da doença, mas também para investigar as possíveis causas do estado de dependência, bem como suas atitudes e crenças que o perpetuam.

A clínica é um espaço que pode acolher essas pessoas em sua dor e sofrimento, para que saibam por que estão ali e recebam um tratamento que atenda às suas necessidades.

Além de prepará-los novamente para socializar e construir um novo modo de vida.

O que pode levar uma pessoa a dependência química?

Atualmente as drogas estão em quase todos os lugares, tanto na periferia quanto nas escolas e faculdades, a curiosidade pode ser uma má aliada nesse momento, pois pode abrir portas para a primeira exposição às substâncias.

As drogas podem ser representadas por amigo ou por um grupo de pessoas que fez uso da substância, facilitando assim o acesso à droga.

O fator emocional começa com a intenção do indivíduo de mudar seu verdadeiro estado de consciência, ou seja, ele tem dificuldade em lidar com responsabilidades e gerar emoções desejadas, acabando por se sentir deprimido e utilizando-o para minimizar a dor.

Ou quando se perde o raciocínio do certo e do errado, a droga se torna uma aliada ao crime.

Em geral, o uso de drogas cria uma falsa sensação de fuga do problema.

Finalmente, temos fatores genéticos, influências genéticas que se tornam marcas em organismos individuais e, em ciclos de vida incertos, podem despertar o uso de produtos químicos.

Por esses e outros motivos, é importante procurar uma Clínica de Recuperação.

Quais são os sintomas da dependência química?

Os sintomas mais comuns são;

1. Uso extensivo, o período de uso supera as expectativas;

2. O organismo começa a mostrar tolerância, e a quantidade e variedade de substâncias aumentam naturalmente;

3. Síndrome de abstinência, que posteriormente é utilizada para aliviar os sintomas;

4. Não demonstra desejo ou esforço para parar de consumir, reduzir ou controlar;

5. Demora muito para obter a substância, usá-la e até restaurar o efeito;

6. Redução ou abandono de atividades gerais, sociais ou profissionais por uso;

7. Continuar usando algum problema físico ou psicológico como desculpa.

Lembre-se de que o comportamento humano transita e oscila entre esses aspectos da doença à medida que a dependência química se desenvolve.

Tratamentos especializados são necessários para minimizar ou reparar sintomas, como uso de medicamentos, psicoterapia e admissão em uma Clínica de Recuperação no Paraná.

Clínica de Recuperação no Paraná

Como é tratada a dependência química?

Cada vez mais, os tratamentos são desenvolvidos com base em um conhecimento multidisciplinar.

Desta forma, a integração desses diferentes campos de conhecimento auxiliam o tratamento, proporcionando melhores resultados.

A psicoterapia e aconselhamento para dependência química tem como objetivo alterar ou influenciar as atitudes e comportamentos do paciente, aumentar a motivação e reduzir os mecanismos de defesa (negação, racionalização e projeção de culpa).

Dessa forma, cada morador pode encontrar seu papel, viver e discutir suas questões em um ambiente seguro e democrático.

A utilização desse modelo desperta o senso de responsabilidade individual e grupal e promove a participação de todos nas atividades apresentadas no programa de tratamento.

Diferentemente de outros tratamentos, a Clínica de Recuperação no Paraná mantêm o tratamento clínico, psiquiátrico e psicológico, lembrando que cada caso é um caso, de maneira que esse tratamento deve ser o mais individual possível, embora não se desvie da terapia de grupo.

Como conceito de terapia ou intervenção terapêutica, entende-se como a sequência de eventos que se inicia quando um usuário de substância psicoativa estabelece contato com uma Clínica de Recuperação ou com umaunidade de saúde.

O tratamento inclui:

• Diagnóstico,

• Gestão de crises de retirada,

• cuidados de saúde,

• Conscientização da doença e reintegração social das populações afetadas para alcançar a abstinência completa para tratamento de dependentes químicos.

• Melhorar a saúde e a qualidade de vida, fazer pleno uso das habilidades individuais,

• Oferecer serviços, oportunidades e reabilitação social integral.

O plano de tratamento desenvolvido durante o tratamento na clínica de reabilitação de drogas é projetado para ajudar os dependentes químicos a se tornarem pessoas livres por meio de mudanças no estilo de vida.

A proposta da Clínica de Recuperação no Paraná leva em conta que o dependente químico pode desenvolver-se nas diferentes dimensões de uma pessoa completa por meio da comunicação livre entre a equipe e os moradores e uma organização solidária.

Sendo uma ajuda eficaz para quem precisa liberar sua energia vital para se tornar uma pessoa íntegra, madura e autônoma, capaz de realizar projetos de vida construtivos e aprender a conviver consigo mesma.

O objetivo de uma Clínica de Recuperação no Paraná é facilitar o crescimento das pessoas por meio de processos pessoais e sociais; o papel da equipe é ajudar os indivíduos a alcançar seu potencial.

Para que a equipe seja efetiva, é importante acreditar que não importa o que o residente se comporte, ele pode mudar.

O ambiente da Clínica de Recuperação deve promover a aprendizagem social, oferecendo oportunidades para interagir, ouvir, aprender, projetar, envolver e crescer, muitas vezes de uma forma que reflita as habilidades e potencial individuais e coletivas dos envolvidos.

O tratamento ambulatorial da Clínica de Recuperação no Paraná deve incluir:

• Desintoxicação;

• Terapia cognitiva comportamental;

• psicoterapia individual e em grupo;

• Programas de prevenção de recaídas;

• Doze passos de N.A e A.A;

• Entrevistas inspiradoras;

• Espiritualidade;

• terapia de parto;

• Atividade física; reuniões / T.E.R. (terapia emocional racional);

• Conscientização da doença;

• Inventário pessoal e visitas domiciliares.

Duvidas? Terapeuta de Plantão 24 horas!

Fale Conosco
Clínica de Recuperação no Paraná

Quanto tempo leva para o corpo se desintoxicar da droga?

O tratamento é um processo longo e multifacetado que leva tempo. Esse tempo está em debate.

Quando um viciado em drogas entra na reabilitação, a primeira coisa a fazer é ajudá-lo no processo de desintoxicação.

O tempo médio de permanência em um centro de reabilitação é de seis meses.

O modelo de internação multidisciplinar, uma ação que valoriza o trabalho profissional e a experiência da equipe técnica (equipe médica – clínicos e psiquiatras, psicólogos, nutricionistas, enfermeiros e professores de educação física).

Geralmente, esses pacientes também devem participar de uma sessão de reabilitação que segue os 12 passos.

Os 12 Passos para a Recuperação, originalmente desenvolvidos pelos fundadores do AA, Bill W. e Dr. Bob. Vários são os tratamentos que adotaram esse método, por exemplo, Narcóticos Anônimos.

Por outro lado, a terapia cognitivo-comportamental é um tipo de psicoterapia utilizada para diversos transtornos mentais. Os praticantes dessa abordagem acreditam que focar na causa de um comportamento pode ajudar a erradicá-lo da vida.

A maioria das reabilitações usa essa terapia como parte de seu plano geral de tratamento e geralmente é oferecida em grupos.

As drogas são outra fronteira do tratamento moderno da dependência.

Medicamentos estão disponíveis para ajudar a aliviar os sintomas físicos e psicológicos da abstinência.

A retirada é considerada dolorosa, o que resulta em administração por quatro a seis semanas após a descontinuação, podendo também ser utilizada como tratamento de longo prazo, como no caso de comorbidades (distúrbios psiquiátricos que coexistem com dependência química).

Os antidepressivos também são frequentemente utilizados para reabilitação, pois uma das principais comorbidades é a depressão.

Pode estar presente com dependência de substâncias ou transtorno obsessivo-compulsivo e, em ambos os casos, pode ser usado como parte do tratamento.

O regime de tratamento desenvolvido não é puramente farmacêutico, médico, psicoterápico, seguem as técnicas adotadas pela comunidade no tratamento da dependência química.

Os planos de recuperação têm metas claras e prazos estabelecidos, mantendo-se flexíveis.

O tempo de conscientização do problema da dependência química em Clínica de Recuperação varia entre 90 a 180 dias.

Tipos de internação nas Clínicas de Recuperação no Paraná

Quando chegamos ao tema da internação, notamos três vias reservadas para os casos mais graves que requerem cuidados intensivos. A hospitalização ocorre quando o profissional que dirige o cuidado toma consciência do prejuízo para a vida social, familiar e saudável do paciente.

Esses pacientes internados ficam em ambulatórios da Clínica de Recuperação, pois também se configuram como ambiente hospitalar, na verdade são considerados hospitais de pequeno e médio porte.

  • Internação voluntária
  • Você deve sempre procurar uma Clínica de Recuperação no Paraná para poder ajudar os pacientes com crises de abstinência, evitando assim que os usuários abandonem o tratamento.

    Existem até documentos formais que reconhecem essa natureza voluntária, como um formulário assinado pelo médico residente no momento do início do tratamento.

    Deve-se sempre procurar uma Clínica de Recuperação no Paraná profissional, pronta para ajudar os pacientes em crise de abstinência, ambivalência inicial e em todo processo do tratamento, evitando assim que os usuários abandonem a terapia.

  • Internação involuntária
  • A internação involuntária em uma Clínica de Recuperação no Paraná é necessária quando um viciado em drogas perde sua liberdade de escolha, colocando em risco a própria vida ou a de outras pessoas.

    Na verdade, esta intervenção é um ato que salva vidas.

    Esse tipo de tratamento é legal (Lei 13.840/19) e é necessário quando um dependente está colocando em risco a própria e/ou a vida de terceiros pelo uso abusivo de álcool e outras drogas.

    O viciado não pode mais escolher entre o consumo e a abstinência, perdeu a capacidade de julgar o valor e o risco de sua atitude.

  • Internação compulsória
  • A internação compulsória é determinada por medidas judiciais, e o juiz competente certificará se o tratamento é necessário.

    Há um grande número de situações envolvendo o uso de álcool e drogas que foram identificadas como contravenções criminais.

    Entre eles estão os crimes sexuais adquiridos, crimes destinados a arrecadar dinheiro para a posse ou consumo de drogas ilícitas, etc.

    Nesse caso, o juiz pode entender que a pessoa condenada é portadora de dependência química e o delito foi cometido com o objetivo de obter outra dose.

    Dessa maneira, ao invés de enviá-lo(a) ao sistema prisional, a pessoa é encaminhada para uma Clínica de Recuperação com o intuito de tratar o vício e se reintegrar na sociedade.

    Clínicas de Recuperação no Paraná

    Agora que você já sabe de todas essas informações, chegou o momento de conhecer as melhores clinicas de recuperação no Paraná;

  • Clínica para dependentes químicos em Arapongas –PR
  • Uma clínica referência no Brasil, sempre com tratamento humanizado, funcionando 24h, a clínica de Arapongas se destaca por seu número de pessoas recuperadas do vício.

    Com tempo médio de internação entre 90 a 180 dias, a clínica recebe pessoas com problemas mentais advindos de abuso de substâncias químicas, pessoas com vício em álcool e drogas ilícitas.

  • Clínica para dependentes químicos em Londrina-PR
  • Clínica com internação involuntária, internação voluntária de dependentes químicos.

    Com uma equipe especializada no tratamento de dependência química, alcoólica e transtorno mental.

    Com tratamento multiprofissional e humanizado, sempre respeitando o processo de cada paciente.

  • Clínica para dependentes químicos em Curitiba – PR
  • A clínica de recuperação em Curitiba oferece um tratamento especializado para dependentes químicos, pessoas com problemas com álcool ou com transtornos mentais decorrentes do abuso de substancias ilícitas.

    O tratamento é realizado com pacientes advindos de internação voluntária e internação involuntária.

    Com espaço amplo, equipe multidisciplinar e plantão 24h.

    Conheça várias outras opções de clinicas de recuperação no Paraná em nosso portal vida limpa o qual está a mais de 10 anos ajudando pessoas a reconstruírem suas histórias.

  • Clínica de Recuperação no Paraná – Jesuítas PR
  • A Clínica de Recuperação em Jesuítas PR possui especialidade no tratamento de dependentes químicos, alcoólatras e problemas psiquiátricos. Atendimento Voluntário e Involuntário

    O diferencial esta no atendimento de adolescentes a partir dos 15 anos, uma das únicas unidades no Paraná a atender essa demanda que vem sendo cada vez mais evidente em nosso país.

    Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.