Tratamento Para Alcoólatras Em Santa Catarina

O alcoolismo é uma doença onde o indivíduo tem dependência de álcool, considerada uma doença crônica pela Organização Mundial de Saúde. O uso descontrolado e frequente pode levar a pessoa a ter danos gravíssimos no bom funcionamento do corpo causando danos irreversíveis.

Para indivíduos que necessitam de ajuda para tratar essa doença, a clínica de internação pode ser uma boa alternativa para conseguir um tratamento com bons resultados, e caso necessário associar ao tratamento de uso de químicos.

Na maioria dos casos esse tipo de internação é procurado pela família do paciente que sente a necessidade de ajudar nesse momento tão difícil. No entanto vale lembrar que antes de colocar o paciente em qualquer clínica é muito necessário pesquisar bastante sobre a abordagem de tratamento do local.

Está em dúvida se realmente é necessário a internação de algum familiar? Continue com a leitura abaixo

Como identificar o alcoolismo em alguém próximo:

No Brasil existem mais de 3 milhões de pessoas que fazem uso de drogas lícitas, por isso sempre existe medo por parte dos familiares de procurar ajuda já que é um número tão alto tornando o uso e a dependência cada vez mais comum.

Existem casos onde o indivíduo não precisa necessariamente de internação e por isso motivo é muito importante saber reconhecer um alcoólatra. De maneira geral, grande parte das pessoas acima de 18 anos fazem uso de álcool.

Contanto vale lembrar que um adulto pode fazer uso de álcool socialmente, se embriagar e não comprometer sua saúde nem de terceiros. Enquanto um alcoólatra consome mais que o dobro em intervalos muito menores ou até de maneira severa sem pausas.

Devido a grande dependência é normal o indivíduo começar a apresentar problemas no trabalho, com a família e em suas relações pessoais já que não existe nem hora nem local correto para consumir a bebida alcoólica.

tratamento para alcoólatras em santa catarina

Quando se deve fazer a internação?

Uma das dúvidas mais frequentes dos familiares é qual o momento certo de fazer a internação, e é comum que a própria pessoa apresente alguns sinais que apontem a necessidade de intervenção, dentre eles estão:

Excesso de problemas de concentração nos estudos ou no trabalho

Surtos agressivos ou paranóias sem motivos.

Busca excessiva por atividades que estejam ligadas ao consumo de bebida alcoólica.

Perda ou redução na capacidade de exercer atividades que necessitam de raciocínio e lógica.

Dificuldade para manter a concentração por períodos longos ou curtos.

Realizar pequenos furtos em casa, caso se encontre sem dinheiro para se incluir em eventos que o levarão a consumir bebida.

Desaparece de casa por alguns dias sem dar satisfações, e em casos mais graves nem ele próprio sabe por onde esteve.

Quando esse tipo de situação começa a acontecer com uma frequência média, já é hora de procurar internamento para tratar a dependência alcoólica.

tratamento para alcoólatras em santa catarina

Como funciona a internação.

A internação começa quando algum familiar ou a própria pessoa sente a necessidade de um tratamento mais sério tendo ajuda em tempo integral de profissionais especializados na área.

A internação pode ocorrer de três maneiras diferentes que vamos detalhar no texto a seguir.

Internação voluntária : Acontece quando o próprio paciente identifica o problema e resolve por si dar início ao tratamento, sem a necessidade da intervenção de familiares ou amigos. 

Intervenção involuntária : Acontece quando o paciente não assume ou entende sua doença e toma atitudes que podem comprometer sua saúde seriamente, o que obriga os familiares buscarem ajuda mesmo sem o consentimento do paciente.

Internação compulsória : Acontece quando a internação é feita por conta de pedido judicial, acontece quando o juiz entende que o indivíduo causa problemas sérios a si mesmo e a sociedade, trazendo risco de vida a ele próprio e a terceiros.

Como é feito o tratamento dentro da Clínica

Dentro da clínica de reabilitação é feito diversas etapas para um tratamento com bons resultados. No entanto, cada clínica possui seu próprio método e abordagem de trabalho, no geral todas contam com duas etapas terapêuticas, sendo elas: 

Desintoxicação: Fase onde o intuito é diminuir os danos causados pelo álcool no organismo, isso inclui problemas físicos, emocionais ou mentais que comprometem diretamente a qualidade de vida do paciente.

Para que isso seja possível o indivíduo passa pelo período de abstinência, sendo considerado o mais difícil, pois zera o uso da substância que havia se tornado tão comum no dia a dia dele.

Devido a dificuldade, a equipe especializada entrou com medicamentos e tratamentos psicológicos para auxiliar nesse momento.

Terapia Ocupacional: Após a fase de desintoxicação a equipe inicia atividades onde o paciente aprende formas saudáveis de utilizar o tempo participando de atividades úteis que irão auxiliar em formas de integrá-lo na sociedade novamente.

Vale lembrar que caso esteja passando por um momento assim, sempre há uma equipe preparada para te auxiliar na melhor decisão.

Confira algumas unidades Portal Vida Limpa para Tratamento de Alcoólatras em Santa Catarina

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.