O que é a Cocaína e como vencer o vício

Parar de usar qualquer droga é sempre um desafio, por isso, entender o que é a cocaína e como vencer o vício é um assunto necessário.

O consumo de drogas tem aumentando no decorrer dos anos, principalmente nos anos de pandemia devido ao grande número de desemprego e perdas de entes queridos.

Outro fator que influencia o aumento desse consumo está na facilidade de encontrar drogas, considerando também as drogas lícitas como o álcool, a qual é capaz de prejudicar todas as áreas da vida do dependente.

Apesar de ser difícil o tratamento para se livrar da dependência química, é possível se superar o vício e construir uma nova história. Para saber mais sobre o assunto, basta conferir abaixo!

Cocaína

Substância é derivada da planta conhecida por coca, da qual se origina o nome cocaína, sendo facilmente encontrada no centro-oeste da América do Sul.

Sendo usada a mais de 3 mil anos A.C. atrás para aumentar o fluxo sanguíneo nos incas, a fim tornar suportável as altitudes elevadas, para isso, era necessário apenas a mastigação da folha da coca.

No século XVIII, ocorreu a sintetização, sendo realizada por Albert Niemann, um químico. Em pouco tempo a substância de tornou popular entre os médicos da época, contudo, ainda não se sabiam os efeitos exatos dessa experiência, sendo utilizada apenas para testes experimentais.

Desse modo, no século XX foi observado que muitas mortes estavam sendo causadas pela cocaína em todo o mundo, por este motivo, a substância precisou ser banida de muitos países, sendo posteriormente consumida pelas classes elitizadas, se tornando popular em pouco tempo em todo o mundo, porém, agora através do tráfico realizado pelo cartel colombiano.

A cocaína é uma droga que passa por um processo químico, o qual inicia a partir da maceração das folhas da planta coca, sendo depois misturada com solventes químicos como o próprio ácido sulfúrico a fim de produzir a pasta utilizada como base, a qual se transforma em cocaína, a qual existe em várias versões como o melado, o merla, o chack e o pó de cocaína.

o-que-é-a-cocaína-e-como-vencer-o-vício

Substâncias presentes na cocaína

Cada textura da cocaína é comporta por variadas substâncias, por exemplo, o pó branco, também conhecido como farinha possui cloridrato de cocaína que proporciona uma textura igual ao sal.

Porém, ele também pode conter gesso, talco, aspirina, pó de giz, amido de milho, tudo para aumentar a quantidade e assim obterem um lucro maior sobre a venda da droga.

Outra textura é o cristal, também conhecido como pó, sendo essa a forma mais pura da cocaína, pois, possui apenas como substância ativa o cloridrato de cocaína.

Já a textura de pasta é utilizada como basuko ou melado, possui impurezas que penetram no momento da diluição com ácido e álcool, apesar de não possui substâncias psicoativas, mesmo assim causam sérios danos à saúde do dependente químico.

O crack, por sua vez, é uma substância derivada da cocaína através de um processo de refinamento, momento em que conseguem o pó puro e sobram as impurezas, então, essas são separadas em pequenos bolas chamadas de crack.

Dependência química na cocaína

Devido à busca por grandes resultados obtidos através do aumento exacerbado da produtividade, da proatividade, persistência e vontade, a droga aparece como um meio rápido de obter energia para alcançar essas virtudes.

Por isso, o consumo da cocaína devido está proporcionar um estímulo energético continua aumentando de maneira considerável em todo o mundo. Outros motivos que levam a busca pela droga é a fuga da realidade, curiosidade, necessidade por aceitação ou mesmo busca de efeitos mais fortes por quem já é dependente químico.

Contudo, seu efeito é curto e seguido por consequências como o efeito depressor, que aumenta a necessidade pela procurar da droga, a fim de obter o efeito agradável inicial, porém, quanto mais é consumida, mais é necessário se consumir mais.

A cocaína pode ser inalada, injetada ou fumada, tendo alto poder de dependência sobre quem consome, pois, a partir do primeiro contato, ela pode provocar o efeito fissura, ou seja, já provocar a dependência química.

Este psicoativo age no Sistema Nervoso Central –SNC, diretamente no hipocampo, o qual é responsável pelo comportamento social, também regulando as emoções e sensação de prazer, quando os neurotransmissores são liberados e ocorre a sensação de prazer.

O hipocampo também registra as sensações, assim como está ligado a memória, dessa maneira, ele ativa a vontade da próxima dose de prazer, fazendo com que o dependente sempre busca doses cada vez maiores, e sofra na abstinência na ausência da cocaína

o-que-é-a-cocaína-e-como-vencer-o-vício

Parando de usar cocaína

A cocaína traz riscos à saúde física e mental, pois, os efeitos psicodélicos resultam na alteração de comportamentos e percepções, gerando problemas respiratórios, cardíacos, alucinações, perda de peso, entre outros problemas, apareçam.

Vale ressaltar os danos sociais e emocionais causados pelas drogas, os quais podem resultar em isolamento social, irritação acentuada, algo comum na fase de muito consumo ou na adicção, momento em que a droga assumi o controle da vida da pessoa, fazendo com que tudo gire em torno do consumo da cocaína. 

Essa obsessão pela droga ocasiona na destruição da vida do dependente químico, pois, este passo a perder o prazer por tudo e vivendo somente em torno do vício.

Dessa forma, para vencer o vício da cocaína é necessário retomar o controle sobre sua vida, decidindo parar agora com o consumo desta ou de qualquer outra droga, assim como evitando tudo que facilite esse consumo.

Seguindo este conselho você vai mudar um estilo de vida que foi construído em torno da droga, o abandonando. Isso não significa que será algo fácil, porém, é totalmente necessário evitar pessoas ou situações que aumentem as chances de uma recaída.

Busque novas formas de prazer, como novos hobbies, esportes, entre outras atividades que te proporcionam bem-estar. Será que é possível vencer o vício sozinho? Pode até ser que você consiga, contudo, é muito mais difícil viver todas as batalhas sozinho.

O mais indicado é contar com a ajuda de profissionais capacitados e experientes, que te ajudem a superar esse vício de maneira mais efetiva, desse modo, nós do Portal Vida Limpa, estamos aqui para te ajudar a encontrar as melhores clínicas de reabilitação do Brasil próximas a você, para saber mais Clique Aqui, que vamos lhe ajudar a superar esse vício e recuperar sua vida.

Cidades Brasileiras

Arquivo

Ultimas Noticias

Dúvidas?

Entre em contato agora mesmo e fale com nossos atendentes especialistas
24 horas

Nao copie por favor