Principais Características De Um Dependente Químico

Neste artigo você vai aprender a identificar as Principais Características De Um Dependente Químico.

Um dependente químico é uma pessoa que experimenta fenômenos físicos, comportamentais e cognitivos após o uso de uma droga ilícita. Essas alterações comportamentais são decorrentes dos efeitos psicoativos dessas substâncias.

A dependência química pode causar algumas dificuldades na vida social do dependente, alterando a forma como os indivíduos se conectam.

Essa dependência é conhecida pelo desejo insaciável e obsessivo de consumir uma substância e, quando o faz, consome de forma compulsiva, seja o álcool, cigarro, maconha, crack, cocaína, LSD, MD, ecstasy, etc.

Nem todos sabem lhe dar com esse desafio, por este motivo preparamos este artigo, para a partir dessa leitura você saber como identificar as principais características de alguém que está enfrentando o desafio do vício em drogas. Confira!

Principais Características De Um Dependente Químico

Dependência química: o que é?

A dependência química é caracterizada pela relação de uma pessoa com uma determinada substância, quando a pessoa começa a ter obsessão pelo consumo de uma substância, então, ele se tornou um dependente químico.

A pessoa tenta parar de consumir, porém, não consegue por causa dos fortes sintomas de abstinência.

O uso a longo prazo acontece ao longo do tempo, meses, anos, ou seja, por constância, neste caso já existe a dependência.

Da mesma maneira, mesmo que o consumo não seja constante, porém, ao consumir a pessoa faça de forma desregrada, essa ação também evidência uma dependência.

É importante compreender que a dependência química é um transtorno biopsicossocial e uma doença crônica que afeta não apenas o paciente, mas também familiares e amigos.

Principais Características De Um Dependente Químico

Quando uma pessoa é considerada um dependente químico?

É difícil entender quando exatamente começa o processo de dependência, ou seja, por mais sinais que existam, o usuário não percebe que está entrando no ciclo porque sua atenção é distorcida pela droga.

Enquanto o usuário consegue manter algum controle sobre a droga, o dependente químico, por sua vez, configura-se como alguém que deixa de ter total controle sobre si mesmo e passa a viver e agir de acordo com a substância.

A pessoa começa a ter uma vida em torno das drogas, incorpora-se a novos círculos de amigos, tem mudanças de humor mais frequentes, é propensa à irritabilidade e sua vida é afetada em todos os sentidos.

Principais Características De Um Dependente Químico

As características de um dependente químico variam de pessoa para pessoa, mas alguns são muito comuns e fáceis de identificar. Sendo;

Descuido pessoal

Muitas vezes, os usuários são negligentes com sua aparência e não valorizam o trabalho ou a família. Além disso, tendem a evitar compromissos e mentir sobre o paradeiro.

Dificuldades Financeiras

 Para obter medicamentos, os usuários investem cada vez mais dinheiro. À medida que o vício progride, algumas pessoas podem ter dificuldades para pagar suas dívidas e, em alguns casos, é comum até cometerem furtos em suas próprias casas.

Algumas pessoas, para sustentar seu vício, costumam vender seus pertences e posses.

Mudança de comportamento

Os usuários podem mostrar muitas mudanças em seu comportamento. A depressão é uma das características do dependente químico mais comum.

O indivíduo sente prazer apenas ao usar a droga, contudo, em outros períodos experimenta sintomas de medo e angústia sem motivo aparente.

Mudanças no círculo de amigos e atividades realizadas

O desinteresse pelas atividades diárias também é nítido. Em geral, eles tendem a priorizar novos amigos que também são dependentes químicos.

Emoções inconstantes

Alguns medicamentos podem alterar o humor de um indivíduo não apenas no dia do uso, mas também nos dias posteriores. Este é um dos sinais mais claros, pois o dependente químico pode mudar repentinamente seu humor.

Abstinência

A abstinência é o principal sintoma de falta de substâncias no corpo. Essas mudanças podem ser percebidas através da perturbação de mudanças comportamentais, fisiológicas e cognitivas.

Geralmente, os sintomas psicológicos são os sintomas iniciais, e a crise pode ser percebida fisicamente, como as náuseas, vômitos, sudorese excessiva e tremores são características que podem ser notadas.

Principais Características De Um Dependente Químico

Como ajudar um dependente químico

É importante reconhecer as características do dependente químico para poder ajudar. Lembre-se que falar é o primeiro passo, por isso, busque oferecer ajuda e apoio emocional.

É vital que o indivíduo se sinta seguro nesse momento.

Se você se identifica com esses sintomas, procure ajuda de profissionais de saúde e pessoas de confiança que vão te ajudar a superar esse grande desafio.

A dependência química é uma doença incurável, mas diversas terapias têm demonstrado minimizar sintomas e oportunizar um recomeço, a construção de uma nova história.

Dos vários tratamentos disponíveis, os mais efetivos são;

Desintoxicação: Este é um método de remoção de resíduos de drogas que permanecem no corpo, a pessoa fica em um estado de abstinência monitorado para que ele experimente sintomas de abstinência, a partir de daí, com o paciente limpo e consciente se iniciam outros tratamentos.

Psicoterapia: A psicoterapia é um método e técnica utilizada por psicólogos para tratar a dor e o sofrimento psíquico de um paciente, relacionados à dependência química.

Ela tem o papel fundamental de promover a aceitação do paciente da doença e de si mesmo, resolvendo problemas passados ​​que levam ao vício, além de abordar questões atuais e reorganizar crenças e pensamentos.

Medicação: O uso de medicação é utilizado na fase de desintoxicação para reduzir ou interromper certos sintomas, facilitando um pouco o momento.

Assim como também podem ser usados ​​para tratar comorbidades causadas pela dependência química e outros sintomas dela decorrentes, os medicamentos são utilizados de forma complementar na terapia.

Grupos de Apoio: Esses grupos são projetados para compartilhar as experiências de quem já passou por situações semelhantes e ensinar o caminho para uma recuperação saudável e manter-se limpo por meio de uma série de etapas e guiados por conceitos espirituais.

Internação: O modelo de internação é o utilizado nas clínicas de reabilitação, onde os pacientes ficam internados e recebem todo o tratamento necessário para superarem esse momento delicado de suas vidas.

Na clínica de reabilitação o dependente químico recebe os melhores e mais variados tratamentos, como terapia de grupo, psicoterapia, medicamentos, desintoxicação, tratamentos complementares como exercícios e alimentação balanceada, entre outros.

Se você reconheceu as Principais Características De Um Dependente Químico e precisa lidar com isso, então, não hesite em entrar em contato conosco, o portal vida limpa pode lhe ajudar a passar por este momento delicado de sua vida da melhor forma possível.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.