Covid-19 x Dependência química

Embora já tenhamos passado pelos momentos mais difíceis desta terrível pandemia, ainda sim, é necessário a compreensão sobre o Covid-19 x Dependência química, afinal, devemos estar preparados para possíveis futuros eventos que se assemelhem a esses.

Pois, segundo especialistas, a partir de agora muitas pandemias poderão surgir, as quais terão um maior impacto, considerando o número maior de mortes, quando comparado ao número de perdas provocadas pelo Covid-19, isso devido à letalidade dos futuros vírus.

Da mesma forma, a economia sofrerá dados terríveis, repercutindo em uma série de outros problemas, como desemprego em massa, falta de esperança, aumento da pobreza e da fome, entre outros fatores.

Nesse cenário no qual as pessoas se encontram fragilizadas, as drogas são apresentadas como um alívio, contudo, apenas mascaram um problema, enquanto geram novos.

Afinal, não podemos esquecer dos inúmeros prejuízos em todas as esferas da sociedade, assim como na vida da família e do próprio dependente químico.

Saiba mais sobre o assunto no artigo abaixo!

covid-19-dependência-química

Covid-19 x Dependência química

Vários são os danos provocados pela dependência química, de maneira que essas pessoas se encontram no grupo de risco, sendo vítimas fáceis do Covid-19.

Isso se deve ao fato de que o uso de drogas pode fragilizar seu sistema imunológico, aumentando o risco de contrair doenças crônicas, como diabetes ou hipertensão, ou até mesmo levar à morte.

A doença Covid-19 afeta principalmente o sistema respiratório do indivíduo, causando danos significativos. Fumar maconha ou outras substâncias inaladas pode causar lesões adicionais nos pulmões, aumentando o risco de complicações.

Sendo importante considerar também que os consumo de drogas afeta o estado mental, emocional, físico e social do dependente químico.

Dependentes químicos: grupo de risco

O Covid-19 pode ser perigoso para viciados em drogas, idosos, pessoas com problemas de imunidade, pessoas com doenças cardiovasculares e diabéticos.

O sistema imunológico do indivíduo pode ser prejudicado pelo consumo de drogas de várias maneiras. Isso pode resultar em problemas com vários órgãos.

O uso prolongado de drogas pode levar a problemas de saúde, incluindo problemas nos sistemas respiratório e cardiovascular. Consequentemente, os dependentes químicos são considerados de alto risco devido ao consumo prolongado de substâncias psicoativas.

Dessa forma, a doença crônica pode resultar do uso prolongado de substâncias psicoativas. O Covid-19 representa um risco significativo para dependentes químicos, os quais muitas vezes esquecem que têm uma doença causada por sua dependência.

Os viciados muitas vezes não percebem que têm uma doença grave. Eles só percebem isso quando são internados em um centro de tratamento, passam por exames profissionais ou ficam gravemente doentes e precisam de hospitalização.

Risco de morte dos dependentes químicos por conta do Covid-19

As drogas podem facilmente infectar dependentes químicos, pois, esse possuem um alto risco de contrair uma doença crônica. Eles provavelmente contraíram uma doença através do uso excessivo de drogas.

O compartilhamento de agulhas, narguilés ou do cigarro da maconha podem facilmente transmitir o vírus, facilitando a propagação do mesmo neste grupo.

Dessa forma, devido à alta exposição a objetos contaminados, pois, estes possuem como único objetivo o consumo da droga, não se importando da maneira que isso seja feito.

O consumo de álcool também é apontado como um fator responsável pelo aumento dos quadros de pneumonia comunitária, uma vez que a substância altera o equilíbrio do tecido pulmonar, sendo essa uma droga lícita, porém, devastadora.

Essa falta de consciência social entre os dependentes químicos colabora para a propagação do Covid-9, resultando no aumento do número de mortes entre eles, além de se tornarem agentes de transmissão do vírus, um agravante da pandemia.

covid-19-dependência-química

Desafios do enfrentamento do Covid-19 na dependência química

  • Muitos dependentes químicos são moradores de rua;
  • Ausência de higiene necessária para evitar a proliferação do vírus, fato agravado pela situação de rua;
  • As pessoas precisam interagir com outras para obter comida e dinheiro. Isso aumenta suas chances de infecção;
  • Ao compartilhar latas, garrafas e outros materiais de consumo, os viciados em drogas têm maior probabilidade de contrair doenças;
  • Normalmente consomem drogas em grupos, causando contato com gotículas contagiosas nos olhos, nariz e boca.

Esses, entre outros fatores, são desafios sociais necessários de lhe dar na pandemia.

Vale ressaltar que as incertezas provocadas pela pandemia, assim como o isolamento, são agravantes do estresse, o qual colabora para recaídas, início do consumo de drogas.

O que aumenta o número de  mortes causadas por overdose, pois, se torna mais difícil está presente no momento que a overdose ocorre, ocasionando a morte do dependente químico.

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) juntamente com a Universidade Federal de Minas Gerais e Estadual de Campinas, apresentam que durante a pandemia ocorreu um aumento de 18% no consumo de álcool e de 34% no uso do tabaco.

Dessa forma, podemos perceber como as drogas foram utilizadas como um escape diante dos desafios enfrentamos no período da pandemia, momento do aumento do número de dependentes químicos.

Conclusão

Concluindo, embora todos os prejuízos causados pelo Covid-19 no que se refere ao aumento do consumo de drogas e suas consequências, sabemos dos seus agravantes.

Como meio de amenizar o impacto, várias ações foram desenvolvidas, como inovação tecnológica na busca a prevenção às drogas, como a telemedicina, por exemplo.

As clínicas de reabilitação também não pararam de funcionar, buscando meios de se adaptar ao novo cenário, afinal, os dependentes químicos fazem parte do grupo de risco por apresentarem comorbidades adquiridas pelo consumo das drogas, estando por isso no grupo de risco.

Dessa forma, nós do Portal Vida Limpa não recuamos, mesmo diante de tamanho desafio permanecemos firmes, pois, entendemos a importância de uma vida.

Caso esteja enfrentando um momento difícil, saiba que estamos aqui para lhe ajudar a superar, por isso, não hesite em pedir ajuda Clicando Aqui, teremos um grande prazer em lhe ajudar, como já ajudamos a milhares de famílias e dependentes químicos a vencerem seus vícios, tendo uma chance de escrever uma nova história.

Conheça as melhores cínicas de reabilitação em todo Brasil através do nosso Portal Vida Limpa e conte com todo suporte no seu tratamento, ou no tratamento do seu familiar.

Cidades Brasileiras

Arquivo

Ultimas Noticias

Dúvidas?

Entre em contato agora mesmo e fale com nossos atendentes especialistas
24 horas

Nao copie por favor