Importância das relações saudáveis na recuperação do dependente químico

Qual a importância das relações saudáveis na recuperação do dependente químico?

A dependência química é um sério problema de saúde pública, isso porque ela afeta a vida de pessoas como um todo o mundo, tendo uma repercussão em todas as áreas de sua vida, gerando, dessa maneira, um forte impacto em toda sociedade.

Segundo dados da OMS cerca de 5,5% da população mundial já utilizou drogas entre seus 15 a 64 anos, enquanto 13% desse número sofrem com problemas com transtornos associativos no que se refere o uso de drogas.

Esses não são os únicos problemas, pois, quem faz uso de drogas possui grandes chances de sofrer com transtornos psiquiátricos, além de ansiedade, depressão e tentativas de suicídio.

Sabemos que não é fácil lidar com um viciado na família, pois, apesar de todas as evidências de seus danos, a pessoa perde seu senso crítico, o qual é alterado pelo vício.

Dessa maneira, o dependente químico também se torna uma vítima do seu próprio vício, sendo um grande desafio para toda sua família, os quais são diretamente afetados, principalmente pela perda de sensibilidade e afeto por parte do dependente.

Diante disso, como ajudar um dependente químico? E qual a importância das relações nesse processo?

São essas entre outras perguntas que vamos abordar agora neste artigo. Confira abaixo!

Dependência química e relação familiar

Infelizmente, o vício gera um forte abalo na estrutura familiar do dependente químico, isso ocorre porque o dependente muda seu comportamento à medida que o vício progride, podendo se tornar agressivo e até realizar pequenos furtos, entre outras ações para alimentar seu vício.

O mesmo também se torna indiferente a dor que causa no outro, além de ver todos como uma ameaça a sua dependência, se tornando isolado como uma maneira de manter seu vício.

Diante de tantos desafios,  é natural que a família se sinta fragilizada e não saiba como lidar com o problema gerado pelas drogas dentro de seu lar.

Muitos até buscam vigiar o dependente como maneira de conter o consumo, porém, sem o tratamento adequado esta ação pode apenas agravar a situação.

O viciado em drogas,  por sua vez, se sente culpado, sendo controlado por uma força maior, pois, a cada novo consumo o vício se agrava e todo o organismo começa a pedir uma dose mais alta, para que dessa maneira consiga vivenciar a mesma experiência inicial.

Contudo, é possível sair dessa situação!

Nós do Portal Vida Limpa já presenciamos inúmeras histórias de sucesso, de famílias e dependentes químicos que superaram esse momento difícil e hoje contam suas histórias para outras pessoas.

Entretanto, vale ressaltar que tanto o usuário, como sua família precisam de ajuda, de um tratamento adequado para lidar com essa situação, caso queira saber mais, não hesite em entrar em contato Clicando Aqui.

importância-das-relações-saudáveis-na-recuperação-do-dependente-químico

Qual a importância das relações saudáveis na recuperação do dependente químico

A família é de extrema importância diante desse desafio, pois, representa um porto seguro, o viciado sabe que não está sozinho, que não foi abandonado diante desse desafio.

Diante disso, todo afeto investido no dependente químico não é em vão, pois, caso se sinta abandonado, o dependente não consegue perceber outra escolha e acaba por se entregar de vez ao consumo, agora, também como um meio de fugir de seus problemas.

Por este motivo, caso esteja vivenciando esse dilema, não abandone o dependente químico, apesar de todos os desafios, existe uma pessoa dominada pelos efeitos das drogas, porém, sem o vício o mesmo seria uma pessoa totalmente diferente e é por essa pessoa que você precisa lutar, porém, não precisa passar por isso sozinha.

Busque conhecimento

O primeiro passo para conseguir superar essa adversidade é obter o maior conhecimento possível, ler este artigo já é um início, porém, não é tudo.

Participe de grupos de apoio, escute a experiência de outras pessoas, saiba como outros conseguiram superar a dependência química de um familiar.

Aproveite também para abrir o seu coração e compartilhar de suas angústias e desafios, pois, todos ali estão vivenciados dilemas semelhantes ao seu.

Estude sobre o assunto, aprofunde seus conhecimentos sobre o tema, alguns artigos que podem te ajudar a entender melhor o dependente químico são:

importância-das-relações-saudáveis-na-recuperação-do-dependente-químico

Lidando com a abstinência

Uma das principais dificuldades em lidar com um dependente químico é o processo de abstinência, pois possui repercussões emocionais, físicas e psicológicas sérias.

Esse ato de se abster das drogas gera inúmeros sintomas, também chamados de síndrome da abstinência.

Após determinado tempo de consumo, o organismo se adapta a droga, dessa maneira, ao interromper seu uso, naturalmente ele vai pedir mais, sendo esse momento um dos maiores desafios do dependente químico.

Os sintomas variam conforme organismo e tipo de droga, por exemplo, o viciado em álcool apresentará sintomas diferentes de quem possui vício em crack, contudo, alguns sintomas são comuns em todas as drogas, como:

  • Irritabilidade;
  • Apatia;
  • Sudorese;
  • Ansiedade;
  • Fadiga;
  • Depressão.

Em caso de alcoolismo, os dependentes costumam apresentar alucinações, delírios, convulsões e tremedeiras.

A intensidade do consumo e a gravidade da dependência também são fatores que influenciam nas manifestações dos sintomas, precisando, por isso, ser avaliado por um profissional devidamente qualificado.

A crise de abstinência dura em média de 10 a 15 dias em seu pico, podendo perdurar até 30 dias, o que varia dependendo do tipo de droga e do seu tempo de consumo, como mencionado acima. 

Como a família pode ajudar um dependente químico?

A família pode ajudar um dependente químico permitindo que esse seja avaliado por um profissional e acompanhado por uma equipe multiprofissional, assim como proporcionado que este realize seu tratamento em um lugar adequado, longe de influências que possam desencadear quedas.

Nós do Portal Vida Limpa podemos lhe ajudar nesse processo, pois, podemos lhe indicar as melhores clínicas de tratamento para dependentes químicos no Brasil.

Lembrando que não é apenas o dependente químico que precisa de apoio, mas toda a família.

Dessa forma, não hesite em entrar em contato conosco para tirar todas suas dúvidas, estamos aqui para lhe ajudar. Clique Aqui e saiba como.

Cidades Brasileiras

Arquivo

Ultimas Noticias

Dúvidas?

Entre em contato agora mesmo e fale com nossos atendentes especialistas
24 horas

Nao copie por favor