Etapas da ressocialização do dependente químico

Se você já teve ou está tendo de lidar com esse desafio, entender as etapas da ressocialização do dependente químico vai lhe ajudar a entender como funciona este processo e quais seus benefícios.

 Alguém pode se tornar dependente químico após vivenciar um evento significativo que o traumatizou, pois, muitos sofrem com vícios mesmo antes de terem consciência que já estão dependentes.

Os vícios têm muitos efeitos prejudiciais – não apenas no indivíduo, mas também em sua família e amigos.

Um ponto focal no dependente químico é a tentativa de suprimi-lo. Isso os leva a brigar com familiares, afastar a sociedade e viver nas ruas. Em casos extremos, os viciados saem para ficar na rua e para alimentar o vício muitos chegam a roubar.

De nada adianta reabilitar um dependente químico se ele não aprender a se ressocializar. Por isso, são necessários programas que promovam a reabilitação de dependentes químicos ao lado de programas que promovam sua ressocialização.

Ressocialização do dependente químico

O processo de ressocialização do dependente químico  remete a preparar a pessoa para o retorno ao convívio social, evitando alguma recaída e promovendo ações que visem a participação social.

Para isso, no decorrer do tratamento a pessoa é educada de maneira a viver de maneira mais tranquila essa ressocialização. Essa ação é de extrema importância, pois, caso não se sinta enquadrada na sociedade, como resultado da rejeição ela tende a se isolar, podendo até a sofrer com depressão, recaídas ou suicídio.

etapas-da-ressocialização-do-dependente-químico

Estratégias para ressocialização

Para uma boa ressocialização o primeiro passo é oportunizar o dependente químico, de maneira cuidadosa, a realizar funções, estabelecendo novas relações e tendo também a oportunidade de se aproximar de quem ama.

Contudo, para que a ressocialização aconteça de maneira efetiva, é necessário que a pessoa tenha a oportunidade de retornar ao mercado de trabalho, assim como desenvolver uma boa relação familiar.

Principais pilares no processo de ressocialização

Família

É por meio do reencontro com sua família que o paciente estabelece um sistema de apoio social após a recuperação. Dessa maneira, o ex adcto pode contar com seu cuidador para guiá-lo nas muitas dificuldades que enfrentará em sua nova vida. Esse vínculo proporciona segurança, apoio e sentimento de pertencimento.

Terapia

Antes, durante e depois do processo de recuperação do dependente químico, a terapia deve fazer parte de sua vida. Ele deve se identificar, se autoconhecer e entender seus limites. Em seguida, ele deve descobrir o que pode realizar com seu potencial.

Por meio da terapia, o paciente aprende por que agiu da maneira que agiu e o que causou seu passado traumático. Ele também busca superar questões decorrentes de sua vida.

O acompanhamento adequado com um profissional ajuda os pacientes a se adaptarem ao processo de viver uma vida funcional sem o uso de drogas. Dessa maneira, com suporte adequado, os pacientes podem aprender a melhorar suas relações sociais, se tornando mais saudáveis.

etapas-da-ressocialização-do-dependente-químico

Como colaborar com a ressocialização de um dependente químico

Muitas pessoas consideram o processo de ressocialização do dependente químico um desafio. Como alguém afligido pelo vício, ele pode ter incomodado muitas pessoas por atrair atenção indesejada para si mesmo.

Em sua reintegração, alguns novos desafios e preconceitos o levam a querer desistir. Pois, eles se encontram diante de uma grande carga de emoções que envolvem arrependimentos, conflitos e preconceitos. Dessa forma, é fundamental o acompanhamento de pessoas que o amem, oferecendo o suporte necessário para a ressocialização.

Motive

Os dependentes químicos possuem vulnerabilidade física e emocional. Dessa maneira, qualquer trauma emocional ou físico, como brigas ou estresse significativo, pode levar uma pessoa a procurar narcóticos novamente.

A pessoa em processo de ressocialização precisa desse suporte para se manter viável, ele precisa de acompanhantes que o ajudem a continuar suas sessões de terapia, sempre mostrando os efeitos positivos do caminho escolhido.

Acolha

Criar um porto seguro é vital para manter o bom humor durante as novas batalhas contra o vício.

Com a ajuda de sua equipe de terapia, um dependente químico enfrenta seus demônios interiores graças ao fato de saber que tem pessoas ao seu redor que se preocupam com ele. Se ele se sentir mal consigo mesmo ou se sentir angustiado, ele sabe que será acolhido. Esse sentimento de pertencimento faz com que ele se sinta encorajado a viver uma nova vida, longe das drogas.

Trabalho

Os dependentes químicos enfrentam desafios significativos ao procurar emprego. As pessoas tendem a ter preconceito.

Ao realizar trabalhos que beneficiam sua independência financeira, esse paciente valida a si mesmo e seu papel na sociedade, pois, se sente produtivo, evitando novas recaídas provocadas pelo ócio.

Com motivação, acolhimento e trabalho, o sujeito se sente emocionalmente seguro e útil, tendo maiores chances de reconstruir sua vida.

O que fazer em casos de recaídas

Questões emocionais como baixa autoestima, conflitos familiares e alto estresse costumam causar recaídas nos dependentes químicos. Pois, as drogas são utilizadas para fuga de angústia ou de situações desagradáveis, sendo por isso, de grande importância o cuidado com as emoções.

Muitos em seu processo de recuperação e ressocialização acabam tendo recaídas, a qual funciona como um mecanismo inconsciente de autosabotagem.

Clínicas de reabilitação na ressocialização do dependente químico

As clínicas de reabilitação oferecem toda a estrutura para que este processo de ressocialização do dependente químico ocorra da melhor maneira possível.

Vários pontos colaboram para que isso ocorra, como contar com uma equipe multidisciplinar, formada com profissionais experientes com reabilitações, como psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, médicos, entre outros profissionais.

Assim como ter toda uma infraestrutura necessária para proporcionar bem-estar durante todo o processo, o que facilita a lidar com os momentos mais difíceis do tratamento, como a abstinência, por exemplo.

Dessa maneira, caso você esteja vivenciando este desafio não hesite em entrar em contato conosco Clicando Aqui, pois, assim como já ajudamos milhares de pessoas a iniciarem uma nova etapa de suas vidas, longe das drogas, você também terá a chance de um novo recomeço.

Contamos com inúmeras clínicas de reabilitação em todo o Brasil e estamos aqui para lhe ajudar nesse processo, sabemos que não é fácil, contudo, é totalmente possível.

Cidades Brasileiras

Arquivo

Ultimas Noticias

Dúvidas?

Entre em contato agora mesmo e fale com nossos atendentes especialistas
24 horas

Nao copie por favor