Internação compulsória alcoólatras: como funciona?

O Brasil enfrenta um problema sério com o número crescente de pessoas dependentes do álcool, o que tem resultado no aumento na procura por clínicas de reabilitação.

Apesar de ser uma droga lícita, o álcool continua sendo uma droga com sérios danos, não apenas para quem consome, para seus familiares e toda a sociedade, pois, não podemos descartar que o número de acidentes no trânsito provocado em consequência do consumo de álcool é alarmante.

Se você enfrenta problemas om alcoolismo, ou conhece alguém que esteja precisando de ajuda, este artigo vai te ajudar a compreender como funciona a internação compulsória e quais impactos positivos ela proporciona. Confira!

Alcoólatras podem ser internados em um hospital contra sua vontade?

Sim. Alcoólatras podem ser hospitalizados contra sua vontade por um juiz, como parte de uma ordem judicial. Um juiz pode decidir que uma pessoa precisa de cuidados médicos ou terapêuticos, mesmo que sua família não queira. Pois, esta decisão não depende da opinião de suas famílias ou mesmo da opinião da pessoa que precisa ser internada.

Existe uma lei que permita a internação compulsória de alcoólatras?

De acordo com a Lei Federal de Psiquiatria 10.216/01 permite que pacientes sejam internados contra sua vontade. Os alcoólatras só podiam ser hospitalizados se tivessem um nível comprovado de transtorno mental que exigisse que estivessem no hospital. Contudo, isso era apenas para pacientes que estavam sendo admitidos contra sua vontade.

A lei 13.840 de 2019 permitiu que dependentes químicos ou dependentes ao álcool fossem levados ao hospital contra sua vontade e atendidos em hospitais menores ou comunidades terapêuticas, desde que tenham os equipamentos necessários para o seu tratamento.

internação-compulsória-alcoólatras-como-funciona

Importância da internação compulsória

O alcoolismo é uma doença e pode ser difícil para a pessoa com a doença parar de abusar do álcool e voltar à sua própria vida. A informação pode ser difícil de absorver, mas é importante entender. A hospitalização de uma pessoa é importante porque permite que o processo seja acompanhado por profissionais devidamente qualificados.

A força de vontade é um aspecto importante a ser trabalhado no enfrentamento do vício, mas também se trata de entender que ser dependente de algo pode não estar apenas relacionado à força de vontade.

Ele precisa ir a uma clínica de reabilitação para obter o apoio de que precisa, manter distância física do álcool e obter aconselhamento e apoio psicológico. Ele também precisa desfazer o pensamento que o tornou dependente em primeiro lugar. Em alguns países, os alcoólatras podem ser internados contra sua vontade se forem considerados um perigo para si mesmos ou para outros.

Um juiz, após o médico ter declarado formalmente que o paciente não tem controle sobre sua condição, seja física ou psicológica, pode ordenar que o paciente seja internado contra sua vontade.

Dessa maneira, o juiz analisa as informações disponíveis e o laudo e decide por quanto tempo a pessoa precisa ficar internada. O paciente só pode ser retirado do hospital antes do planejado se outro laudo mostrar que está reabilitado.

Quando optar pela internação compulsória

As pessoas que representam um risco para si e para os outros podem ser internadas em uma clínica de reabilitação. Contudo, somente quando todas as outras opções de internação tiverem sido tentadas, ainternação compulsória deve ser considerada.

Às vezes as pessoas tentam ir às reuniões dos Alcoólicos Anônimos, mas se não virem progresso, seja nas reuniões ou na psicoterapia, podem não corresponder ao tratamento. A medicação também pode não funcionar para eles.

Isso ocorre por que a dependência do álcool é uma coisa complicada, afetando muitas áreas da vida. Muitas vezes as pessoas que têm dependência de álcool tiveram algum tipo de ruptura emocional em sua vida, afetando várias áreas.

São muitas as terapias e aconselhamentos junto com monitores e profissionais especializados em dependência química e ao alcool. Esses especialistas usam um modelo que atende às necessidades de cada indivíduo e se concentra em cada área de dependência de álcool individualmente.

Se as necessidades de consumo de álcool crescerem, é importante monitorá-lo a partir desse ponto, pois os efeitos e consequências serão mais evidentes. Alguns sintomas a serem observados incluem alterações no humor, fadiga, distúrbios alimentares e do sono e dificuldade em pensar. Tratar a condição mais cedo ou mais tarde pode evitar que os problemas se agravem. É mais fácil tratar a condição quando não é tão grave.

O uso inadequado (como o uso excessivo por longos períodos de tempo) pode prejudicar o sistema imunológico, cérebro, estômago, coração, pâncreas, fígado e até câncer em todas essas áreas: boca, mama e intestinos.

Assim como levar a problemas mentais e psicológicos, como perder o equilíbrio e as habilidades motoras, desenvolver demência, sentir depressão ou ansiedade. O alcoolismo também pode levar à agressividade e à depressão profunda, por isso é importante observar os sinais e intervir antes que uma situação saia do controle.

internação-compulsória-alcoólatras-como-funciona

Internação compulsória x Internação voluntária x internação compulsória

Existem três diferenças principais entre eles:

  1. A internação voluntária ocorre quando a pessoa deseja iniciar o tratamento,
  2. A internação involuntária ocorre quando a família do paciente deseja que o paciente seja internado, apesar de não ter o consentimento do paciente,
  3. A internação compulsória requer autorização judicial, e acontece quando a pessoa é internada contra a sua vontade.

Como conseguir uma internação compulsória?

Um juiz pode aprovar um pedido médico ou terapêutico. Isso acontece através de sua decisão. Dessa maneira, os membros da família podem ser convidados a se envolver no processo, ou não.

Ressaltando que a vontade dos pais não é levada em consideração quando o tribunal ordena a internação de um dependente. Nos casos em que as pessoas cometeram crimes sob a influência de drogas ou álcool, esta pode ser uma medida de precaução.

Quais os outros tratamentos disponíveis

Somente após a avaliação, os médicos desenvolvem um plano de tratamento para o paciente, que pode ser desde dieta a medicamentos e fisioterapia. Algumas terapias limpam os corpos dos pacientes de substâncias tóxicas. Alguns também incluem desintoxicação.

A pessoa é encorajada a encontrar outras fontes de alegria e prazer na terapia. Isso pode incluir atividades físicas e terapia de trabalho. Um estilo de vida saudável requer manutenção. Os métodos de tratamento são essenciais para isso.

Por exemplo, a psicoterapia a qual trata comportamentos, atitudes e ações que prejudicam a recuperação são frequentemente identificados durante a psicoterapia. A psicoterapia apoia as pessoas emocionalmente, sendo usada em conjunto com outros tratamentos.

Pois, os problemas relacionados ao álcool podem ser tratados desenvolvendo novas habilidades e buscando soluções.

Por que é importante admitir um alcoólatra em uma clínica de reabilitação?

A internação em clínica de reabilitação mais eficaz permite que todos os aspectos do cuidado ao paciente sejam focados em um só lugar.

A dependência de álcool é um problema muito complicado e, em uma clínica de reabilitação, todos os tratamentos necessários para a recuperação são fornecidos ao paciente. Um paciente precisa ser trabalhado em todas as áreas de sua vida por uma equipe multidisciplinar, pois as sequelas precisam ser tratadas de forma integrada.

No Portal Vida Limpa os pacientes são atendidos de forma personalizada, levando em consideração suas necessidades específicas. A clínica conta com uma excelente infraestrutura, além de muitos outros benefícios.

A recuperação é o processo em que uma pessoa reconstrói sua vida, deixando para trás o uso pesado de álcool, e o processo de reabilitação é uma parte importante disso.

Então, não hesite em saber mais Clicando Aqui.

Cidades Brasileiras

Arquivo

Ultimas Noticias

Dúvidas?

Entre em contato agora mesmo e fale com nossos atendentes especialistas
24 horas

Nao copie por favor