Como prevenir os filhos das drogas

Como prevenir os filhos das drogas

Como prevenir os filhos das drogas? Os pais podem ajudar a proteger seus filhos do uso de drogas, fornecendo informações sobre drogas antes que se encontrem em situações perigosas. Isso os torna menos propensos a experimentar drogas ou a confiar nas respostas que seus amigos lhes dão.

Você é um exemplo para seu filho, e sua abordagem em relação ao uso de álcool, tabaco e drogas pode influenciar muito a maneira como seu filho pensa a respeito. Portanto, faça com que falar sobre drogas seja parte de suas conversas gerais sobre saúde e segurança.

Mas há outras coisas que todos os pais podem fazer para ajudar seus filhos a se prevenirem ao uso de drogas. Confira!

Como devo falar com meu filho sobre drogas?

Aproveite os “momentos de aprendizado” desde o início. Se você vir um personagem no cinema ou na televisão com um cigarro, converse com seu filho sobre fumar e o que o cigarro faz ao corpo de uma pessoa. Isso pode levar a uma conversa sobre outras drogas e como elas podem ser prejudiciais à sua saúde.

Mantenha um tom calmo na conversa e use palavras que seu filho possa entender. Explique que as drogas são perigosas e podem causar muitos problemas no corpo das pessoas. Ensine seu filho a dizer “não” se alguém lhe oferecer algo que ele sabe que é perigoso.

Como devo falar com meu filho de 8 a 12 anos sobre drogas?

Quando seu filho atingir essa idade, comece a conversar com ele perguntando o que ele ouviu sobre drogas. Ao fazer perguntas abertas e sem julgamentos, é muito mais provável que você receba respostas honestas.

Lembre-se de mostrar a seu filho que você está ouvindo e que está prestando atenção às suas preocupações e a todas as suas perguntas. Para fornecer informações ao seu filho, pode ser necessário fazer uma pequena pesquisa.

Muitas vezes, as crianças desta idade ainda querem falar abertamente com os pais sobre assuntos delicados. Falar com seu filho agora ajuda a manter a porta aberta para quando ele crescer, para que ainda queira compartilhar suas opiniões e sentimentos com você.

Notícias sobre coisas como o uso de esteroides em esportes profissionais podem ser boas oportunidades para educar seu filho sobre os riscos das drogas.

Como devo falar com meu filho adolescente sobre drogas?

É muito provável que os adolescentes tenham conhecidos da sua idade que consomem álcool ou drogas. Converse com ele, não apenas para entender as opiniões e os sentimentos de seu filho, mas também para conversar com ele sobre os perigos de dirigir sob a influência de drogas ou álcool.

Converse com ele sobre questões legais, como pagar multas ou ir para a cadeia, e a possibilidade de que ele ou outras pessoas possam ser mortos ou gravemente feridos pelas drogas.

Você pode prometer ao seu filho que irá buscá-lo a qualquer hora (até 2h da madrugada), E sem questionar, se ele ligar porque o responsável pela direção tem bebido álcool ou usado drogas.

Seu filho pode fazer perguntas mais específicas sobre drogas. Ao falar sobre esse tipo de coisa com seu filho desde cedo, você pode deixar suas expectativas claras e ajudá-lo a se sentir confiante em vir até você quando precisar.

Como prevenir os filhos das drogas?

As drogas podem afetar qualquer família. Ao conversar com seu filho e permanecer envolvido na vida dele, você pode ajudá-lo a se manter seguro.

Incentive seu filho a ter hobbies, praticar esportes e participar de clubes ou grupos que sejam do seu interesse. Isso o ajudará a ter interações positivas e boa autoestima. Saiba quem são seus amigos e onde eles se encontram. Crianças com amigos que usam drogas têm muito mais probabilidade de experimentar drogas.

Ensine seu filho a não aceitar nenhum tipo de medicamento oferecido. Diga a ele que você sempre pode enviar uma mensagem de texto ou ligar para ele se quiser sair de uma situação e pedir que ele vá buscá-lo.

Um ambiente familiar acolhedor, caloroso e aberto, onde as crianças podem falar livremente sobre os seus sentimentos, onde as suas conquistas são elogiadas e onde a sua autoestima é alimentada, incentiva as crianças a partilharem as suas dúvidas e preocupações.

Torne a conversa com seu filho uma parte regular do seu dia. Encontre tempo para desfrutar de fazer as coisas com sua família, porque isso ajuda todos a se sentirem conectados e a manter a comunicação aberta. Às vezes, as crianças acham mais fácil falar quando não precisam fazer contato visual, como ao andar de carro ou caminhar com outra pessoa.

Preste atenção em como seu filho está se sentindo para saber quando ele está passando por maus momentos. Ofereça o apoio de que precisam ou busque ajuda adicional, se necessário.

Como prevenir os filhos das drogas – No convívio

Algumas dicas importantes para os pais que podem ser aplicadas em casa são:

  • Dê amor, carinho e apoio para que os filhos possam ir até os pais diante de um problema ou dúvida.
  • Incentive estratégias para estabelecer limites claros e saudáveis.
  • Promova espaços de comunicação e confiança dentro da família
  • Prepare-se para a vida, atribua responsabilidades de acordo com as possibilidades para que possam enfrentar situações complexas e cotidianas.
  • Incentive a união e o apoio entre os familiares, favorecendo a escuta e a compreensão.
  • Transmita valores como honestidade, responsabilidade e autocontrole.
  • Incentive o estudo, as atividades esportivas e o voluntariado na comunidade.
  • Ensine às crianças estratégias e ferramentas para resolver problemas, buscar soluções e pedir ajuda quando necessário.

Apoie nossos filhos, ensine a eles ferramentas para a vida e para a resolução de problemas, que evitara que busquem as drogas ao passar por problemas e frustrações.

Incutir confiança e comunicação assertiva, além de dar-lhes amor e reconhecer suas realizações.

Promover uma boa autoestima é a chave para prevenir e protegê-los do uso de drogas.

Lembre-se que informação é poder, para os pais poderem ajudar seus filhos, é preciso conhecer os efeitos dos vícios, bem como os principais fatores de risco, para depois agirmos a partir da prevenção.

Navegue pelo nosso blog para adquirir mais conhecimento sobre o assunto.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.