Uso De Drogas Na Adolescência

Drogas Na Adolescência

As drogas na adolescência são, infelizmente, uma realidade no Brasil e no mundo. O uso, que pode ser considerado recreativo pelos jovens, pode desencadear uma série de problemas entre os usuários e a família no geral.

Pais que possuem filhos maiores de 14 anos já começam a ter preocupação com esse tipo de hábito, visto que o uso de droga em adolescentes – ou até crianças – está se normalizando cada vez mais nessa faixa etária.

Um dos modos de evitar que o seu filho – ou até você mesmo – tenha problemas com a dependência química é entendendo melhor sobre o assunto e os possíveis gatilhos que podem desencadear essa necessidade.

Drogas Na Adolescência

Drogas na adolescência: por que tão frequentes

O uso de drogas na adolescência dá-se muito porque é um período da vida onde o ser humano busca se encaixar em um padrão positivo perante os amigos.

A necessidade de aprovação é muito grande e você deve ser “deslocado” para isso.

Estilos e comportamentos politicamente corretos não fazem sucesso nessa idade, fazendo com que os jovens acabem tendendo ao que é dito incorreto ou contra a sociedade no geral.

Mostrar-se “legal” para os colegas é mais importante do que seguir os seus princípios nessa idade. Entretanto, não podemos culpar apenas os adolescentes por ter esse tipo de pensamento.

É uma idade muito delicada, onde o corpo e a mente estão passando por uma série de mudanças. Sobram inseguranças e os jovens não têm a dimensão de que tudo aquilo é passageiro, vivem à flor da pele.

Necessidade de reprodução de comportamentos

Para os jovens, se você não seguir os comportamentos da sua “tribo”, então você não pode fazer parte dela. O gatilho para o uso de drogas na adolescência é justamente as companhias.

Muitas vezes os companheiros não precisam fazer qualquer tipo de pressão ou insinuação de que aquilo deve ser feito, acaba sendo uma imposição cultural sem nem ao menos haver qualquer tipo de tentativa de influência de colegas.

O início dessa jornada para os jovens não passa de aparências, entretanto, isso pode ser gatilho para sérios problemas com substâncias ilícitas.

Drogas e dependência química

A dependência química promove consequências psicológicas, emocionais e físicas. Considerada um transtorno mental, interfere negativamente na qualidade de vida de qualquer pessoa, incluindo jovens.

As consequências são variadas, indo de mudanças de humor e baixo rendimento escolar até mesmo prejuízo do seu próprio corpo.

O uso de drogas na adolescência pode acarretar na dependência química, o estado mais delicado desse hábito. Mesmo que o indivíduo saiba dos malefícios – e até mesmo tenha vontade de parar -, não consegue se desvincular.

Dependência química na adolescência

Infelizmente, muitas pessoas que carregam há anos a dependência química começaram seu vício nestas substâncias na adolescência.

Como já dito anteriormente, há uma série de fatores. É difícil exigir muita responsabilidade de um jovem e todos se acham invencíveis, mas a droga tem princípios ativos que derrubam até os mais fortes.

Considerando que é um período da vida com muita cobrança social, principalmente estética e comportamental, as drogas na adolescência podem ser consideradas um escape da realidade.

O jovem vê a necessidade dessa libertação e faz do uso de drogas a única forma de não se sentir preso. Essa sensação vicia.

Quais são os efeitos do uso de drogas na adolescência

Cada droga possui um efeito diferente, seja nos jovens ou em qualquer pessoa. As substâncias químicas reagem de formas distintas em nosso cérebro, que também varia de acordo com frequência de uso e dose.

As consequências do uso de drogas são diversas, indo de questões biológicas e comportamentais. Veja alguns dos resultados:

  • Vômitos
  • Batimentos cardíacos acelerados
  • Suor excessivo
  • Cansaço
  • Agitação
  • Depressão
  • Ansiedade
  • Mudanças de humor
  • Problemas com concentração

Lembrando que tudo isso é apenas a ponta do iceberg. Quando os indivíduos começam a desenvolver a dependência química, o uso exagerado de drogas consome o corpo aos poucos.

Dados sobre o uso de drogas entre adolescentes

De acordo com o relatório anual do Conselho Internacional para o Controle de Narcóticos (INCB) do ano de 2020, há a necessidade de um alerta para essas substâncias.

O estudo foi feito com jovens de 15 até 24 anos de idade, mostrando que o uso de Cannabis traz maiores consequências para os jovens. Além disso, é a substância ilícita mais utilizada entre os adolescentes.

De acordo com o UNODC (Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime), a taxa de jovens afetados pela maconha foi de 13,8 milhões de adolescentes (ou 5,6% deles) entre 15 a 16 anos. Tais dados são de 2016.

Esse valor varia de região para região do mundo. Os índices mais altos vieram da Europa (13,9%), Américas (11,6%), Oceania (11,4%) e África (6,6%).

E tudo isso foi considerando apenas o uso da Canabis, uma droga aceita em muitos lugares por ser considerada uma droga natural.

As drogas na adolescência também atingem as substâncias sintéticas, sendo o uso mais comum do que é popularmente conhecido como Bala, MD, Ecstasy, Loló e Lança Perfume.

São drogas mais “pesadas” e fazem ainda mais mal ao corpo dos adolescentes. O uso está cada vez mais normalizado e, infelizmente, jovens têm consumido tais substâncias cada vez mais cedo.

Drogas Na Adolescência

Como evitar o uso de drogas nos jovens

O uso de drogas não será evitado com monitoramento excessivo dos pais (aliás, muito pelo contrário). Sendo algo que apela tanto para o emocional e o comportamental, atividades que trabalhem isso são a melhor saída.

A princípio, terapia ou psicólogo são muito indicados para jovens. Os profissionais ajudarão a lidar melhor com as suas emoções e sentimentos.

Ser amigo do seu filho, ter um bom relacionamento e ser realmente próximo do seu dia a dia também ajuda na criação saudável dos jovens.

O uso de drogas na adolescência é um assunto que deve ser discutido com os jovens, pois há muito tabu sobre o assunto e isso gera uma desinformação perigosa para eles. Quanto mais informação e instrução, melhor!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.