O que leva uma pessoa a usar drogas

O que leva uma pessoa a usar drogas

Já se perguntou o que leva uma pessoa a usar drogas? Se sim, neste artigos apresentarmos as principais causas das pessoas usarem drogas.

Os motivos pelos quais as pessoas começam a usar drogas ilegais são diferentes. Embora existam muitas razões psicológicas, emocionais e físicas que levam uma pessoa a escolher abusar de drogas, também existem vários gatilhos que podem contribuir para isso.

O estresse emocional pode se desenvolver por várias razões. Pode ser o resultado de perda, desemprego, morte, divórcio ou finanças.

Até mesmo problemas de saúde e condições médicas podem causar sérios danos emocionais.

Fisicamente, muitos usam drogas para aumentar a resistência, melhorar a concentração ou melhorar a aparência.

Por fim, o uso de drogas também é resultado de fatores psicológicos, como transtornos mentais, traumas mentais ou mesmo atitudes e crenças gerais.

Infelizmente, muitas pessoas recorrem às drogas como uma forma simples ou considerada útil de lidar com a situação.

Veja abaixo algumas das causas mais comuns para o abuso de drogas e porque o uso de delas ocorre em pessoas diferentes.

Trauma e abuso

Traumas passados ​​ou presentes, como abuso, acidentes, emergências e outros incidentes, podem ter um impacto psicológico negativo nas pessoas.

Eventos traumáticos podem ser gravados na memória, tornando-os difíceis de superar.

Mesmo os traumas da infância podem reaparecer na idade adulta e trazer novos pensamentos e sentimentos.

Ao invés de buscar ajuda profissional para lidar com o trauma de uma forma saudável, algumas pessoas começam a usar drogas como forma de ajudá-las a esquecer essas lembranças ruins.

Curiosidade e experimentação:

Quem está próximo das drogas, mas ainda não as usou, pode ouvir comentários positivos sobre certas drogas.

Eles podem ficar fascinados ou interessados ​​nas experiências dos amigos e, portanto, também experimentam certas drogas.

Isso não é necessariamente resultado da pressão do medo de não se encaixar, mas da curiosidade genuína e do desejo de experimentar algo novo.

Melhorar o desempenho:

Alguns medicamentos têm como objetivo ajudar a melhorar temporariamente a função cognitiva, foco e a memória

Também podem ajudar a aliviar a fadiga e a letargia. Geralmente são estimulantes e outros medicamentos prescritos por médicos.

Para estudantes ou profissionais ocupados, esse tipo de medicamento pode parecer uma solução viável.

Outras drogas, como esteroides anabolizantes, hormônios de crescimento humano ou estimulantes, são usados ​​para melhorar o desempenho físico de atletas ou pessoas que são extremamente ativas fisicamente.

Muitas vezes as pessoas optam por usar esse tipo de tecido para competir ou ter uma determinada aparência.

Medicamentos prescritos:

O abuso de medicamentos prescritos está se tornando um problema cada vez mais preocupante que aflige muitas pessoas.

Os médicos podem prescrever analgésicos opioides para pacientes que se recuperam de uma cirurgia e enfrentam ferimentos ou outras condições médicas.

Se não forem monitorados, algumas pessoas tendem a abusar desses medicamentos prescritos por causa da dose que eles conferem.

Eles podem acabar sendo fisgados involuntariamente e começar a encontrar maneiras de continuar recebendo pílulas prescritas.

Impactos ambientais

O ambiente em que a pessoa vive pode influenciar ou desencadear o uso de drogas. Crescer na pobreza ou em famílias com dependência de drogas, abuso, crime ou outros fatores negativos pode criar um alto risco de abuso de substâncias entre aqueles que estão expostos a essas condições.

Eles acabam vendo o uso de drogas como algo normal ou aceitável. Ou podem acreditar psicologicamente que esse é um padrão em que podem se enquadrar.

Relaxamento

Outra coisa que leva uma pessoa a usar drogas é pela sensação de relaxamento. O adulto médio encontra obrigações típicas da vida, como contas, família e trabalho. Portanto, muitos estão procurando saídas para ajudá-los a relaxar e encontrar um equilíbrio entre responsabilidade e diversão.

Infelizmente, algumas pessoas acham que precisam usar drogas como uma válvula de escape para ajudá-las a relaxar e descontrair, mas sabemos que isso não é verdade.

Se não for abordado, esse padrão pode evoluir para um vício ou dependência.

Estresse financeiro

O peso do estresse financeiro pode ser insuportável para muitas pessoas. A pressão do dinheiro pode fazer as pessoas se sentirem presas, desesperadas e fora de controle.

Esses sentimentos levam a estados emocionais e psicológicos que desencadeiam o uso de drogas.

As drogas geralmente ajudam as pessoas a esquecer suas obrigações financeiras ou evitar totalmente lidar com elas.

Pressão na carreira

É comum na sociedade atual ter sua identidade vinculada à sua carreira. Para muitas pessoas, sua carreira coloca muita pressão no desempenho, o que muitas vezes se reflete na ideia de sua própria autoestima.

Esse tipo de pressão pode causar muito estresse emocional e psicológico para uma pessoa.

Para ajudá-lo a ter um melhor desempenho ou aliviar o estresse no trabalho, você pode usar medicamentos para ajudá-lo a enfrentar, esquecer erros ou aumentar o desempenho.

Pressão escolar

Assim como a pressão profissional, a pressão escolar é outra causa comum de pessoas que abusam de drogas.

Muitas pessoas enfrentam cargas de trabalho pesadas com horas e dever de casa, estresse financeiro de empréstimos estudantis, equilíbrio entre trabalho e família para ir à escola e a pressão para ter um desempenho acadêmico.

Essas condições estressantes tornam mais fácil para algumas pessoas ficarem mais expostas ao uso de drogas como uma forma de lidar com a situação.

Além disso, os programas de educação profissional, como estudos médicos ou de direito, têm padrões ainda mais elevados de desempenho acadêmico, juntamente com custos financeiros mais elevados.

Não é incomum que alunos de pós-graduação usem estimulantes e outras drogas como meio de melhorar seu desempenho cognitivo.

Demanda Familiar

Os requisitos familiares típicos incluem o equilíbrio entre trabalho e criação dos filhos, bem como obrigações financeiras para com os membros da família.

No entanto, quando esses requisitos se tornam excessivos, pode ser difícil lidar com eles.

Isso pode ser especialmente verdadeiro para mães jovens que podem ter sentimentos de isolamento, solidão e ansiedade.

O uso de drogas, especialmente por meio de pílulas prescritas, pode ser uma maneira fácil para os pais ajudarem a lidar com as demandas familiares.

Pressão social e de colegas

Uma das formas mais populares pelas quais as pessoas – especialmente adolescentes e jovens – podem começar a usar drogas é por meio da pressão externa de outras pessoas.

Conhecida como pressão do grupo, é quando começam a usar drogas devido à influência das pessoas com quem tem contato.

Para essas pessoas se trada de algo que todos compartilham e não querem parecer diferentes, por isso, se sentem pressionados a continuar usando drogas, mesmo sabendo das graves consequências. Além disso, os jovens podem sofrer pressão social para usar drogas da TV, mídia social e outras influências de celebridades.

Bem, ficou bem claro o que leva uma pessoa a usar drogas? Veja outros de nossos conteúdo ou entre em contato para obter orientações para ajudar dependentes de drogas.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.