Tratamento com ibogaina – Entenda Melhor

O tratamento com ibogaína continua a se expandir em conhecimento e aplicações populares, mas deve haver algumas ressalvas sobre o uso dessa substância, conforme veremos agora.

A ibogaína é uma substância extraída de uma planta africana, seu nome é iboga, encontrada principalmente na parte central do continente africano, em países como Camarões, Congo e Angola.

Neste artigo, discutiremos a função da ibogaína e seus efeitos no organismo, se o tratamento baseado na substância é confiável, se a lei regulamenta seu uso, em que circunstâncias seu uso é permitido e como chega realizar o tratamento com ibogaína.

tratamento-com-ibogaina-entenda-melhor

Tratamento com Ibogaína: O que exatamente é a Ibogaína?

Como mencionado anteriormente, a ibogaína vem de uma planta no meio do continente africano, comumente conhecida como iboga, cujo ingrediente ativo é chamado de ibogaína, o qual possui propriedades alucinógenas.

Mais recentemente, ficou mais fácil saber que a ibogaína atua no organismo eliminando essencialmente a ação de outras drogas no cérebro.

Sua ação foi comprovada através de um estudo realizado no Brasil pela UNIFESP, a pesquisa foi feita por quatro profissionais de diferentes áreas, o médico Bruno Rasmussen Chaves, oneurocientista Eduardo Schenberg, a psicóloga Maria Angélica Comis e o psiquiatra Dartiu Xavier descobriram que a ibogaína bloqueou a dependência em crack, cocaína e outras drogas em até 72%.

Os estudo foram realizados entre 2005 até 2013 e obtiveram excelente resultados, contudo, não há evidências científicas de que isso realmente funcione porque interage diretamente com neurotransmissores no cérebro, e os relatos de risco têm crescido nos últimos anos como uma questão de vida ou morte. Com até mesmo casos de morte súbita relacionados ao uso.

Ibogaína: para que serve?

Primeiramente, vale lembrar que ainda não existe comprovação científica e muitos estudos clínicos ainda estão em andamento para saber mais sobre os efeitos adversos.

Alguns médicos podem recomendar o tratamento com ibogaína para reduzir os sintomas de abstinência e os sintomas de dependência de drogas como cocaína, crack, heroína, morfina, entre outras drogas, eliminando também os desejos induzidos por elas.

Sendo também usado para reduzir a fadiga e o cansaço, parar a febre, dores de estômago, combater a impotência e a AIDS.

No entanto, a grande maioria desses efeitos carecem de informações.

tratamento-com-ibogaina-entenda-melhor

Como é realizado o  tratamento com ibogaina?

O tratamento com ibogaína deve ser realizado com acompanhamento médico adequado, a substância é utilizada como remédio para auxiliar na desintoxicação da dependência química, geralmente administrada em forma de chá, com o objetivo de diminuir a fissura.

O tratamento continua intercalado com algum outro tipo de medicamento se a pessoa precisar, mas geralmente o tratamento com ibogaína só pode ser feito com chá.

O tratamento com ibogaina é feito para quais drogras?

A ibogaína é usada principalmente contra drogas que usam alcalóides como agentes, como cocaína e crack e outros derivados como a morfina, heroína, ácido lisérgico (LSD), mescalina e várias outras que pertencem à mesma classe de drogas.

Também houve relatos do uso de ibogaína para combater o vício em maconha, mas, não parece haver nenhuma pesquisa para apoiar seu uso para essas drogas.

É importante ressaltar que o governo federal não aprova o tratamento com ibogaína no tratamento da dependência química devido seus efeitos colaterais.

Portanto, o tratamento com ibogaína ainda precisa de mais estudos clínicos e outras fontes de evidências científicas, antes que possa ser considerado útil no sentido terapêutico, além disso, são necessárias mais pesquisas para entender seus efeitos colaterais, que quando ocorrem são graves, incluindo morte súbita

A ANVISA também não regulamenta o comércio da ibogaína como droga, e quem o fizer pode ser condenado.

tratamento-com-ibogaina-entenda-melhor

Que efeito o tratamento com ibogaína tem no corpo de dependentes químicos?

Ao tomar o chá desta planta ou ingerir a planta em seu estado natural, pode-se experimentar sensações, como pensar que está saindo do corpo, podendo eventualmente ter alucinações visuais e auditivas, mas também pode causar transtornos mentais graves.

Muitos afirmam ao fazer uso da ibogaina as pessoas ficam em um estado semelhante a um sonho, sendo até possível ver a vida inteira ou conhecer uma alma.

Entre os chamados efeitos adversos ou colaterais de que venho falando, eles podem incluir: arritmias (o coração batendo de forma acelerada), chance de parada cardíaca, ataxia (sintomas que envolvem a coordenação motora), estados alterados de consciência (alucinações), problemas gastrointestinais, náuseas e vômitos, tremores e convulsões leves, até morte súbita.

O tratamento com ibogaína é seguro?

 Vamos recapitular um pouco, estamos falando de uma substância que não tem base científica suficiente, tem sérios riscos, é administrada sem dosagem certa e ainda não é regulamentada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Apesar de dizerem que é seguro, não há garantia ou respaldo legal, dessa maneira, os médicos que prescrevem ibogaína podem ser acionados judicialmente.

Como mencionado anteriormente, além do debate sobre se ela realmente funciona, ainda há um debate sobre se ela é compensatória, dados os diversos efeitos adversos e nocivos que a substância pode ter no organismo.

Como a única coisa realmente comprovada são suas habilidades alucinógenas e efeitos adversos, não acho que o tratamento com ibogaína deva ser a melhor escolha para aqueles que realmente procuram tratamento adequado para seu vício.

Quais são os outros tratamentos para dependência química?

Vou comentar sobre os principais métodos de tratamento para dependentes químicos cuja eficácia é comprovada cientificamente.

A primeira coisa a fazer é o tratamento de desintoxicação, que também pode acontecer na forma de um corte holístico quando a quantidade da substância viciante é reduzida para permitir que o corpo se ajuste a ficar sem ela novamente.

Nesse caso, o processo é acompanhado por uma equipe de médicos ou uma equipe multidisciplinar de saúde.

Depois de se afastar dos efeitos da substância, devido à desintoxicação, é aconselhável iniciar outros tipos de tratamento.

Um dos tratamentos para dependência química é a psicoterapia: esta terapia é especializada em lidar com os problemas e circunstâncias que levam à dependência, compreendendo os processos psicológicos que levam ao vício, com o objetivo que o paciente consiga se entender melhor.

Medicamentos ou terapia medicamentosa, utiliza a drogas licitas como suplementos ou como auxiliares para fins específicos, como reduzir os sintomas de abstinência durante a fase de desintoxicação, ou com o objetivo de tratar problemas de saúde física e mental, relacionados ou não ao vício.

Grupo de Ajuda Mútua: Um grupo de ajuda mútua geralmente é um grupo anônimo de pessoas que procuram ajudar umas às outras, eles têm um sistema de recuperação bem estruturado chamado Programa de Doze Passos que ensina a como viver sem dependência e serve de guia para uma nova vida.

Eles também servem como um espaço para compartilhar as experiências de todos para saber que não estão sozinhos, alguns estão passando por dificuldades semelhantes ou até mesmo as mesmas que você.

A internação é realizada em clínica de reabilitação, cuja finalidade é atender o paciente em todas as áreas afetadas pela dependência (biológica, psicológica e social), a clínica de recuperação em drogas oferece todo um suporte profissional e tratamento multiprofissional completo, buscando reorganizar a mente e a atitude do paciente para que este possa se reabilitar e estar pronto para a vida.

Se você precisa de ajuda para tratar uma pessoa querida, então, conte conosco, podemos te ajudar a passar por este momento difícil!

Estamos a uma longa caminhada ajudando dependentes químicos, dependentes em álcool e pessoas com transtornos relacionados ao abuso de drogas a terem um novo recomeço em suas vidas.

Entre em contato e saiba quais as melhores clinicas de recuperação de sua região!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.