Relação Entre Vício De Drogas E O Câncer

Relação Entre Vício De Drogas E O Câncer. Fique por dentro de todas as informações sobre este assunto e saiba como ajudar.

Não é novidade para ninguém que o abuso do uso de drogas traz consequências irreparáveis para a vida do usuário, mas ainda é preciso reforçar isso para que as pessoas entendam a gravidade.

Em algum momento você já pensou que existe relação entre o vício de drogas e o câncer? Muitos usuários preferem ignorar esse pensamento e não tratar o vício.

Sendo assim, além de todas as outras doenças que o consumo exagerado de drogas pode causar, o câncer também está entre elas.

O vício de drogas pode gerar uma mutação na multiplicação das células do nosso organismo e em certos casos, gerar um câncer.

Se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue lendo nosso artigo e veja como evitar o câncer e tratar o vício de drogas.

Relação Entre Vício De Drogas E O Câncer

Vício em drogas: álcool e câncer

Por ser uma droga lícita no Brasil, a maior parte da população acredita que o álcool tem efeito menos nocivo no nosso organismo.

No entanto, a verdade é totalmente outra, o álcool está entre as drogas mais usadas e, por isso, é uma das que mais causam consequências negativas no corpo do usuário.

Além de ser responsável por diversas doenças crônicas, o álcool tem forte ligação com a possibilidade de desenvolvimento de câncer.

Inclusive, foi criada a data do dia 18 de fevereiro, para o combate do alcoolismo e conscientização em relação aos danos e doenças que podem advir do vício da droga.

Há um levantamento do Instituto Nacional do Câncer que aponta que o álcool pode aumentar a possibilidade dos seguintes cânceres:

1.    Boca

2.    Laringe

3.    Faringe

4.    Estômago

5.    Esôfago

6.    Fígado

7.    Colón

8.    Próstata

9.    Reto

10. Mama

Há um senso comum de que vinho tinto é capaz de atuar na prevenção do desenvolvimento do câncer, porém, nós vamos ao encontro das pesquisas que apontam que todos os tipos de álcool aumentam o risco de desenvolver a doença.

Relação Entre Vício De Drogas E O Câncer

Vício em drogas: cigarro e câncer

O tabaco também é uma droga lícita no Brasil e atualmente os dados apontam que ele ocupa o primeiro lugar nas causas de câncer e também na morte por câncer.

É possível dizermos que não há um nível aceitável que não ofereça riscos em relação ao cigarro, em qualquer forma que ele é usado, ele traz consequências negativas e até irreversíveis.

Além disso, todas as formas de tabaco são prejudiciais ao corpo e, por conta disso, deve ser evitada, por exemplo: cigarro, charuto e também os cigarros eletrônicos.

A ideia de que os cigarros leves são menos nocivos não procede, qualquer pessoa com vício em cigarros está colocando seus lábios, sua boca, garganta, laringe e também o pulmão em risco.

Observe a seguir a série de câncer que estão relacionados ao uso de nicotina:

1.    Leucemia

2.    Colo do útero

3.    Laringe

4.    Faringe

5.    Pulmão

6.    Estômago

7.    Esôfago

8.    Pâncreas

9.    Rim  

10. Bexiga

Vício em drogas: esteróides e drogas

Além das drogas mais comuns que são o álcool e o tabaco, existem outras drogas como o esteróide que tem relação com o câncer quando a pessoa se apresenta dependente do consumo.

Dessa forma, para que você entenda, os esteróides são substâncias que atuam como anabolizantes no organismo e tem efeitos que se assemelham a testosterona.

Apesar de ter uso medicinal, em muitos casos as pessoas que estão associadas ao atletismo e fisiculturismo usam por conta própria e acabam se tornando viciados.

O uso desregulado dessa substância pode acabar causando o câncer de próstata em homens e câncer de endométrio em mulheres.

Dessa forma, é preciso que se tenha um acompanhamento médico com profissionais de qualidade para que não se desenvolva o vício na droga.

Sintomas relacionados ao câncer que são apresentados por usuários de drogas

É comum que muitas vezes os viciados em drogas ignorem os sinais que o corpo apresenta demonstrando que há alguma coisa de errado no organismo.

Há um levantamento de sintomas que tem câncer decorrente do uso de drogas que foi feito pelo Women’s Health, observe quais são para que você saiba reconhecer e procurar orientação com profissional:

Dentre os sintomas que podem ser sentidos, têm-se:

– Rouquidão e tosse que persiste: comum aos fumantes que fazem uso de tabaco;

– Alteração constante no funcionamento do intestino;

– Alteração perceptível na urina;

– Dores constantes e sem explicação plausível;

– Perda de peso sem explicação;

– Alteração incomum em pintas;

– Dificuldade na cicatrização;

– Sangramentos;

– Dificuldade ao engolir alimentos e outros elementos;

– Surgimento de caroço.

Se tem alguém próximo a você com algum desses sintomas, recomendamos que procure um médico especializado para fazer exames e, assim, evitar que a situação piore e até mesmo seja desenvolvido um câncer.

Relação Entre Vício De Drogas E O Câncer

Como evitar o desenvolvimento de um câncer decorrente do vício em drogas

Diante tudo que foi exposto, é válido considerarmos como diminuir as chances de que uma pessoa com vício em drogas desenvolva um câncer ou qualquer outra doença.

A primeira atitude a ser tomada, que já é um clichê comum, mas ainda sim muito ignorado pelas pessoas, é não usar drogas, de nenhuma espécie, já que como falamos, por mais que a quantidade tenha interferência, algumas vezes mesmo o uso moderado pode apresentar risco.

Além disso, é preciso que as pessoas tomem consciência do perigo que o tabaco apresenta para a saúde, uma vez que o INCA apresentou dados que informam que o tabagismo é uma das causas de câncer evitável.

No entanto, se o seu conhecido já apresenta um quadro de vício em drogas, é preciso procurar ajuda para intervenção antes que as doenças sejam desenvolvidas.

Nós oferecemos o serviço de reabilitação para dependentes químicos que visa auxiliar e garantir a melhora do paciente de forma efetiva, devolvendo a ele a qualidade de vida.

Além disso, há também atendimentos especializados para os pacientes que já apresentam o câncer e precisam de auxílio e apoio para passar pelo momento de tratamento da doença.

Sendo assim, é possível dizermos que há relação entre vício de drogas e câncer, esteja sempre atento e evite o consumo!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.