Quantas Pessoas Morrem Por Uso De Drogas No Brasil

Neste artigo você vai conseguir compreender quantas pessoas morrem por uso de drogas no Brasil.

Nos dias atuais, podemos perceber o aumento em larga escala do uso de drogas pela população brasileira e consequentemente da dependência química, como também do número de pessoas que morrem por uso de drogas.

Nesse sentido, é preciso uma mudança dessa realidade e conscientizar ainda mais a sociedade dos riscos e problemas que o uso de drogas de forma discriminada pode trazer.

Em determinados casos, a situação já está tão agravada que os tratamentos não fazem efeito e os dependentes químicos acabam morrendo por causa das consequências do uso exagerado de drogas.

Sendo assim, é pertinente informar as pessoas quantas pessoas morrem por uso de drogas no Brasil, para que elas tenham consciência da gravidade de se tornar um dependente químico.

Nós consideramos que entender esse cenário é extremamente importante uma vez que muitas vezes o assunto não é tão discutido pela sociedade por ser um tabu e isso acaba trazendo mais consequências negativas por causa da desinformação.

Quais drogas que são mais usadas no Brasil

Em primeiro lugar, é importante considerar que no Brasil, uma das drogas mais usadas são drogas lícitas e por isso a população brasileira tem acesso facilitado a elas.

Para que você tenha uma noção mais clara do cenário atual de uso de drogas no Brasil, a Fundação Fio Cruz realizou uma pesquisa que analisou as drogas mais usadas no Brasil, a conclusão obtida foi:

1-    Álcool

2-    Tabaco

3-    Maconha

4-    Medicamentos sem prescrição

5-    Cocaína

6-    LSD

7-    Ecstasy

8-    Drogas injetáveis

9-    Heroína

Essa lista não se encerra aqui, nós selecionamos as drogas que são mais usadas pelos brasileiros e é importante buscar saber como é o efeito dela no organismo do indivíduo que faz uso.

No Brasil, o álcool é considerado a droga mais consumida e ao mesmo tempo é o maior culpado pelas mortes por uso de droga.

Inclusive, de acordo com pesquisas e estudos, o álcool tem sido responsável por mais mortes do que o crack, uma vez que mais brasileiros usam e começam a consumir cada vez mais novos e isso afeta a saúde do indivíduo ao longo da vida.

Portanto, se você tem vontade e interesse de saber mais sobre o assunto, continue a ler este artigo que vamos falar tudo que você precisa saber a respeito de quantas pessoas morrem por uso de drogas no Brasil.

Quantas Pessoas Morrem Por Uso De Drogas No Brasil

Consequência do uso de cada uma das drogas

Nós vamos te apresentar o efeito das 5 primeiras drogas mais usadas e como elas colaboram para o número de pessoas que morrem por uso de drogas no Brasil, observe a seguir:

1ª droga mais usada: Álcool

Podemos considerar que o álcool é o primeiro da lista, devido a sua facilidade de acesso e por ser legalizada no país.

Além disso, o alto incentivo em eventos, festas e propagandas, faz com que a sociedade fique mais suscetível a consumir.

Com base no levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz, mais de 50% da população brasileira, considerando de 12 a 65 anos, já consumiu álcool pelo menos uma vez.

Fora isso, a pesquisa chegou ao dado de que mais de 2 milhões de pessoas se enquadram nos critérios de dependência química, ou seja, o risco de problemas fatais advindos do consumo de álcool é grande.

O consumo excessivo de álcool pode causar danos ao estômago, como por exemplo, úlceras, câncer de esôfago e afetar outras partes como a boca, causando aumento no número de pessoas que morrem por uso de drogas.

2ª droga mais usada: Tabaco

Assim como o álcool, o tabaco também é uma substância liberada no Brasil, o que de certa forma o torna mais acessível.

Pelo menos um terço da população brasileira já fez uso de cigarro em algum momento da vida, no entanto, pode-se perceber pelos dados da Fundação, que o uso de cigarros vem diminuindo.

O que pode vir a ser um problema futuro, são as formas alternativas de fumo, que tem sido utilizada principalmente pelos jovens que usam cigarros eletrônicos.

O uso intenso de cigarro, pode acarretar em doenças como a pneumonia, bronquite crônica, câncer de pulmão e outras.

Sendo assim, é fundamental evitar o uso de tabaco, para que não venha a desenvolver uma doença e entre na conta de quantas pessoas morrem por uso de drogas no Brasil.

Quantas Pessoas Morrem Por Uso De Drogas No Brasil

3ª droga mais usada: Maconha

Dentre as drogas ilícitas, a maconha é a mais usada. Mais de 7% da população compreendida entre 12 e 65 anos, já fizeram uso dessa substância pelo menos uma vez na vida.

O risco de começar a fazer uso desse elemento e se tornar dependente, é muito grande, devido às sensações que ele oferece ao usuário.

Por isso, é importante relembrar os riscos e problemas que essa droga pode trazer: diminuição da atividade motora, perda de memória, dependência e desencadear comportamento violento.

Muitas vezes, a pessoa que faz uso, não consegue enxergar os prejuízos que a maconha vai trazer a longo prazo, mas é preciso estar atento!

4ª droga mais usada: Medicações sem prescrição

Por mais que inúmeras vezes os médicos e profissionais da saúde alertem sobre o risco do uso de medicamentos sem prescrição, os brasileiros insistem nessa pratica.

Esse hábito de consumir medicamentos sem uma orientação correta, abrange no mínimo 1% da população.

O uso indevido de medicações, podem favorecer reações alérgicas, intoxicação e dependência, por isso, é preciso sempre buscar um profissional especializado.

5ª droga mais usada: Cocaína

Sendo uma droga ilícita, é ainda uma das mais usadas em nosso país. De acordo com a pesquisa pelo menos 0,3% dos brasileiros, fazem uso habitual.

Essa droga é muito usada pelo pouco tempo que leva para fazer efeito, geralmente em dez minutos começa a se manifestar e dura cerca de trinta minutos no organismo.

O uso continuo desse composto, pode causar danos irreversíveis ao sistema cardiovascular, por conta dos efeitos que ela tem no corpo humano.

Além disso, a chance das pessoas que fazem o uso dele desenvolverem uma dependência química, é muito alta.

Quantas Pessoas Morrem Por Uso De Drogas No Brasil

Quantas pessoas morrem por uso de drogas no Brasil

Segundo a base de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), têm se um total de 40.546 pessoas vieram a óbito entre os anos de 2006 e 2010 em todas as categorias de drogas pesquisadas.

Esse número indica que em média, por ano, 8.109 pessoas morrem por uso de drogas no Brasil e o maior índice é causado pelo álcool e em segundo lugar fica o fumo.

Para entender melhor como funciona o tratamento para dependente químicos.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.