O problema das drogas no mundo atual

O problema das drogas no mundo atual 1

O problema das drogas no mundo atual! O constante aumento no consumo de drogas vem sendo notado no mundo atual, se tornando um dos principais problemas de saúde pública a nível mundial

Calcula-se que 271 milhões de pessoas fizeram uso de entorpecentes no ano de 2017, o que corresponde a 5,5% da população em todo o mundo

Embora essa estimativa seja semelhante ao período de 2016. A longo prazo, em comparação com 2009, o número total de pessoas vem subindo representando um aumento de 30% no uso de drogas no mundo.

Não obstante que esse aumento seja parcialmente devido ao acréscimo de 10% na população mundial na faixa etária analisada.

Os dados atuais indicam que a Europa, Ásia, África, América do norte e do sul vem tendo um aumento significativo no uso de opioides em comparação ao ano de 2009

Estima-se que a fabricação ilícita global de cocaína no ano de 2017 atingiu o marco de 1.976 toneladas, o que representa um aumento de 25% em relação ao ano anterior.

Desse modo as apreensões mundiais de cocaína tiveram um aumento de 13% em 2017 atingindo 1.275 toneladas sendo o maior nível já registrado segundo dados da do Escritório das Nações Unidas (UNODC).

O efeito criado pelo tráfico de drogas

Hoje, o crime ocorre não apenas em comunidades de alto padrão, mas também nos subúrbios.

Nesses países, essa situação é particularmente propensa a ocorrer devido ao tráfico de drogas e seu impacto sobre os residentes.

Sendo afetado pela falta de assistência social do país, os residentes dessas comunidades tornaram-se alvos fáceis para os líderes do narcotráfico, fazendo com que o tráfico venha ganhando mais espaço na região.

Nesse caso, a falta de infraestrutura, como saneamento básico e a falta de políticas públicas de dignidade humana.

Como escolas e hospitais de emergência, permite que os traficantes se beneficiem com a oferta de cestas básicas, medicamentos entre outros.

Na maioria das vezes sendo Roupas, moradia, dinheiro e assim impõem regras e fazem os moradores obedecerem às suas condições, pois atuam como líderes comunitários e chefes de poder.

Com o tempo, as comunidades e áreas vizinhas se tornaram propriedade privada real dos traficantes.

E como as ações do poder público não atingiam essas áreas, o comandante do narcotráfico controla serviços como luz, água, esgoto e distribuição de drogas.

Com o tempo, as comunidades e áreas vizinhas se tornaram propriedade privada real dos traficantes.

Desse modo, na ausência de serviços públicos básicos nas áreas pobres, criam-se condições favoráveis ​​para o fortalecimento do problema das drogas no mundo atual.

É importante dizer que o poder exercido pelos traficantes entre os vendedores ambulantes e a cooperação em pequena escala dada aos moradores que os apoiam estão longe de substituir as ações do Estado, ou mesmo trazer benefícios reais aos moradores.

A dependência química causada pelo uso de drogas

Embora existam muitos conceitos de dependência química, todos eles mostram de forma que a dependência é considerada uma relação alterada entre o indivíduo e a forma como uma determinada substância é consumida.

A dependência química é uma doença crônica é constituída por comportamentos impulsivos e repetitivos que utilizam certas substâncias para obtenção de uma sensação de felicidade e prazer, além de aliviar desconfortos como ansiedade, tensão e medo.

A tolerância é o primeiro critério relacionado ao vício.

A tolerabilidade refere-se à necessidade de reduzir a quantidade de uma substância para obter o efeito desejado, ou quando a dosagem não é aumentada.

também pode ser entendida como o efeito que é significativamente enfraquecido ao continuar usando a mesma quantidade da substância.

O grau de desenvolvimento de tolerância varia muito entre as diferentes substâncias.

Existe um padrão de uso repetido de uma substância que geralmente leva a comportamentos de tolerância, abstinência e uso compulsivo de drogas.

O diagnóstico de dependência de substância pode ser aplicado a qualquer tipo de substância. Os sintomas de dependência são semelhantes entre as várias substâncias, e o número e a gravidade dos sintomas diferem entre um medicamento e outro.

Por exemplo, os sintomas mentais e sociais causados ​​pelo vício do fumo são definitivamente mais fortes do que o vício do álcool.

O que causa a dependência de drogas no mundo atual?

A dependência química é entendida como uma doença que envolve a psicologia biossocial, e seu processo de tratamento deve buscar prover intervenções nessas três áreas para alcançar maior eficácia.

Como todos sabemos, os seres humanos aplicam seu comportamento na busca da felicidade.

Portanto, qualquer exercício que lhe traga felicidade, prazer ou reconhecimento social será repetido.

Este é o conceito de recompensa que permeia o comportamento humano.

Desta forma, as razões pelas quais muitos viciados em drogas se tornam dependentes são explicadas por que a ingestão da substância e seus efeitos subsequentes no sistema nervoso proporcionam Prazer pessoal, mesmo que seja de curta duração

Tratamento contra a dependência

O problema das drogas no mundo atual2

A dependência química é considerada uma doença psicobiologia que acomete o indivíduo, cuja estratégia de tratamento visa a reintegração física, psicológica e social do dependente.

O tratamento da dependência química é muito complicado e seu sucesso e eficácia estão intimamente relacionados ao grau de motivação.

Os sintomas de dependência não são muito diferentes, mas a motivação para a mudança se apresenta de uma certa forma para todos e, portanto, é variável.

Após avaliação do quadro clínico, o tratamento mais adequado será discutido com os familiares.

A hospitalização faz parte do tratamento, e não uma estratégia única.

É usado para fins de desintoxicação e não significa curar a dependência.

Além disso, quando os usuários de drogas apresentam sintomas de abstinência muito fortes ou quando o uso excessivo de drogas causa doença mental, eles devem ser hospitalizados.

Após o período de internação o monitoramento contínuo é a estratégia mais óbvia no caso de dependência química.

Portanto, o tratamento uma abordagem multidisciplinar permitirá que os indivíduos lidem com os sintomas de abstinência, que podem ser leves.

O tratamento psicológico da dependência química visa mostrar ao paciente que ele é capaz de enfrentar situações desconfortáveis ​​sem o uso de drogas.

Como citado anteriormente, uma vez que os sintomas desaparecem, os aspectos psicossociais desempenham um papel muito importante na manutenção da doença.

Portanto, a companhia de um psicólogo é extremamente relevante para o tratamento da dependência química.

pois é mais importante afastar as pessoas das drogas do que se livrar das substâncias que causam dependência.

Pois só assim haverá uma melhora no problema das drogas no mundo atual.

RELACIONADO – A importância da Psicoterapia no Tratamento da dependencia química

Prevenção de drogas no mundo atual

Do lado da demanda, é necessário enfocar a prevenção e o atendimento aos usuários problemáticos de drogas.

Os países devem aumentar os esforços de prevenção, aumentando a consciência pública sobre as consequências prejudiciais do uso de drogas para a saúde.

Os países não podem continuar permitindo drogas como a cocaína e seus derivados, cujos efeitos foram comprovadamente destrutivos.

na vida de jovens que muitas vezes desconhecem os riscos que correm ao consumir drogas ou participar de programas de tráfico de drogas.

O debate sobre a forma e o campo da prevenção é urgente.

Este tema deve ser emitido por meio de campanhas de educação e publicidade sobre o uso de drogas nas escolas, famílias e comunidades.

E a responsabilidade de todos para enfrentar os problemas, os perigos trazidos pelo tráfico e a violência relacionada ao uso de drogas deve ser tratada de forma abrangente.

devem ser tomadas algumas medidas preventivas, em relação aos usuários sejam eles eventuais ou reincidentes, para reduzir o risco do uso de drogas.

Os governos precisam investir para promover o acesso universal às ações de prevenção e cuidado aos usuários, de forma a prevenir o problema das drogas no mundo atual

Combate a propagação de drogas

Por outro lado, esforços também devem ser feitos para controlar o fornecimento de drogas ilícitas. Nesse sentido, o trabalho deve ser unido.

Para tanto, os recursos dos sistemas de justiça criminal e segurança pública devem ser utilizados para o narcotráfico, o narcotráfico e os traficantes, organizadores e financiadores do crime organizado.

Os governos de vários países precisam investir em operações de apreensões qualificadas sob a orientação de operações de inteligência policial para reduzir efetivamente o fornecimento de drogas.

Isso exige mais atenção aos grupos multinacionais, apoiadores de pequenos traficantes que vendem drogas no varejo.

Também exige que o crime organizado e a corrupção relacionada não sejam resolvidos isoladamente, mas por meio da cooperação internacional entre as autoridades competentes.

Por fim, cabe destacar que a discussão sobre a política de drogas é ampla e complexa, devendo abranger todos os sujeitos da sociedade.

Não só pode envolver o governo, mas também deve mobilizar os mais diversos setores da sociedade civil.

Somente quando se reconhece que o problema das drogas no mundo atual é de responsabilidade de toda a sociedade e não deve se limitar a discussões superficiais sobre a legalização ou proibição.

De modo geral, Só assim o debate sobre as políticas públicas relacionadas às drogas pode, finalmente, chegar a um processo que efetivamente traga benefícios específicos para todos.

Fale agora mesmo com Terapêuta do nosso Portal e tire suas duvidas!

Fale Conosco

Fonte Oficial – https://portalvidalimpa.com.br/blog/

Cidades Brasileiras

Arquivo

Ultimas Noticias

Dúvidas?

Entre em contato agora mesmo e fale com nossos atendentes especialistas
24 horas

Nao copie por favor