Alimento na desintoxicação – Veja a importância

alimento na desintoxicacao

O alimento na desintoxicação do dependência é um fator muito importante. Tanto para recuperar a nossa saúde como para a condição física perdida durante o período de dependência, mas sobretudo, na nossa recuperação e afastamento de substâncias viciantes.

Por isso neste artigo iremos ver, que uma dieta saudável e equilibrada é essencial para a desintoxicação de uma droga e substâncias viciantes.

A relação entre uma dieta pobre e o vício

De acordo com vários estudos, muitas pessoas que abusam de drogas ou álcool também têm uma dieta pobre.

As razões são diversas, mas é claro que os viciados muitas vezes se encontram em ambientes que tornam difícil uma alimentação saudável com regularidade.

Pode ser difícil quebrar os hábitos formados durante o tempo de consumo ativo e foi demonstrado que, mesmo quando o processo de recuperação começa, por exemplo, as pessoas em terapia para dependência de opioides consomem menos frutas e vegetais do que a população em geral e consomem mais doces.

A importância do alimento na desintoxicação

Uma das primeiras fontes de saúde é uma dieta saudável e equilibrada. Uma dieta adequada pode desempenhar um papel essencial para maximizar a resiliência de um paciente com dependência.

Após um longo período de dependência, o estado físico se deteriora e graves lesões podem ocorrer em diferentes partes do nosso corpo. Com o consumo, nossa rotina diária de alimentação fica em segundo plano, fazendo com que muitos viciados fiquem até abaixo do peso ou acima do normal.

Por isso, quando já tomamos a decisão de iniciar o tratamento antidrogas, um fator muito importante é a dieta alimentar.

Com o consumo prolongado o paladar muda e os sabores praticamente não são apreciados. Uma alimentação saudável durante o tratamento anti-dependência ajuda-nos a recuperar os sabores, a apreciar a comida e a re-identificar todos os sabores.

O que é consumido durante a retirada e terapia de recuperação pode influenciar os resultados a serem mais estáveis ​​e duradouros.

De acordo com algumas pesquisas, consumir mais proteínas e carboidratos complexos como frutas, vegetais e grãos inteiros pode ajudar um programa de recuperação assistida por medicamentos como a metadona a ter sucesso.

Alguns desses estudos observaram que “a terapia de manutenção com metadona não é uma estratégia desejável até que seja combinada com uma nutrição adequada, devido ao impacto prejudicial que as deficiências de vitaminas e minerais podem ter no processo de abstinência”.

Por onde começar?

alimento saudavel

Pode ser difícil mudar completamente os hábitos alimentares no início, especialmente quando se tenta alcançar e manter a sobriedade ao mesmo tempo.

Portanto, é aconselhável fazer essa alteração aos poucos.

Existem algumas orientações simples que podem ajudar seu corpo a começar a se reabastecer:

Pergunte ao seu médico sobre suplementos multivitamínicos

Embora o ideal seja obter todos os nutrientes diários necessários por meio da alimentação, os suplementos alimentares podem ser uma opção quando necessário de forma rápida e fácil para ajudar a acumular nutrientes e evitar deficiências de curto prazo.

Aumente a ingestão de frutas e vegetais em sua dieta

Comer frutas e vegetais suficientes é uma maneira simples de aumentar os nutrientes essenciais em sua dieta. Faça uma meta de comer uma fruta ou vegetal em cada refeição.

Além disso, coloque cor na sua comida. Quando um prato é colorido, provavelmente nos fornece uma maior variedade de vitaminas. Tente incorporar tantas cores e texturas quanto possível em suas refeições e lanches.

Consulte uma nutricionista sobre alimento na desintoxicação

Geralmente, é importante ter o apoio de um nutricionista que pode ajudá-lo a fazer as mudanças necessárias em sua dieta e fornecer-lhe os recursos necessários para realizar um processo de recuperação que inclua uma alimentação saudável.

Em todo o caso, e, sobretudo nas fases iniciais da reabilitação, aprender a comer de forma equilibrada, experimentar diferentes receitas e descobrir quais os alimentos que te dão energia e te fazem sentir melhor.

Será uma atitude agradável, uma forma de aliviar os efeitos negativos de uma dieta pobre contínua e os sintomas de abstinência, ajudando você no processo de recuperação, fazendo você se sentir melhor no nível físico e ajudando você a se sentir mais equilibrado emocionalmente.

Questões importantes associadas a alimento na desintoxicação

alimento na desintoxicacao

Quais são os benefícios de uma alimentação saudável em nosso cérebro?

Por meio dos alimentos, fornecermos ao nosso cérebro uma nutrição saudável, iremos favorecer e melhorar nosso humor, percepções, emoções e comportamentos. É como fornecer energia positiva para ter mais vitalidade, melhor ânimo e mais capacidade para tomar decisões e resolver problemas.

Se fornecermos pouca energia, empobreceremos nossa vitalidade, espírito e percepção de vida. O que resultará em menos motivação e capacidade de não recair ao vício.

Por que é mais fácil recair no vício se não temos uma alimentação saudável?

A dieta saudável que gera o triptofano, de onde vem a serotonina. A serotonina produz em nós um humor positivo, alegria, confiança e segurança.

Uma dieta saudável produz endorfinas para controlar os ciclos do sono, descansar nosso cérebro e aumentar nossa capacidade cognitiva.

Uma dieta saudável reduz nossos níveis de ansiedade, estresse e mantém nosso cérebro, por assim dizer, feliz. Assim, será sempre mais fácil dizer não às drogas em todos os momentos.

Por que é perigoso não cuidar do alimento na desintoxicação?

Está provado que as pessoas que abandonaram o vício são muito mais propensas à compulsão por açúcar, carboidratos e alimentos altamente processados. A necessidade de geração de dopamina que oferece a recompensa para substituir seu vício.

A necessidade de se empanturrar com esses alimentos como pastéis, hambúrgueres, pizzas, chocolates que fornecem altos níveis de gorduras e açúcares que passam rapidamente no sangue.

Além disso, alimentos altamente processados ​​oferecem energia negativa ao cérebro, o que pode levar ao vício. Esse tipo de comida processada retarda nossa capacidade de tomar decisões, de nos movimentar, de querer enfrentar as dificuldades da vida.

Eles nos fornecem os estados mais perigosos para uma recaída, ansiedade, estilo de vida sedentário e depressão.

Uma dieta pobre torna nosso cérebro infeliz. Nos deixa mais ansiosos, deprimidos e com menos capacidade para enfrentar os desejos de consumo, é mais fácil recairmos ou não sabermos dizer não ou não enfrentar uma recessão.

Bem, acredito que já conseguimos deixar bem claro a importância do alimento na desintoxicação. Se precisa de mais orientações e informações, não hesite em nos contatar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.