O que leva uma pessoa a usar drogas?

Usar drogas abusadamente é um problema que atinge uma grande fatia da população, mas por tabu e vergonha de pedir ou oferecer ajuda, muitas pessoas acabam sozinhas e até sofrendo consequências irreparáveis em decorrência das drogas.

Saber o que leva uma pessoa a usar drogas pode ser o diferencial para apoiar uma pessoa querida ou mesmo para tomar cuidado em aceitar e iniciar o uso de drogas. Confira o que as pesquisas já sabem sobre a motivação para o uso de drogas e não perca a chance de pedir ajuda e apoiar outras pessoas.

O que leva uma pessoa a usar drogas?

Infelizmente não existe um só motivo ou fator para desenvolver a dependência química. Sabemos, no entanto, que o uso abusivo de drogas pode ter decorrência em diversas situações que podem ser minimizadas ou evitadas.

Usar drogas pela primeira vez, infelizmente é uma situação corriqueira para grande parte dos jovens no Brasil. Os motivos desse uso inicial em geral são curiosidades, sentimento de pertencimento a um grupo de pessoas, vontade de experimentar substâncias mais fortes e desejo de fuga.

Mas ainda podemos mencionar para falar em fatores e o que leva uma pessoa a usar drogas sobre o acobertamento de outros problemas como personalidades muito fechadas e doenças mentais como depressão e ansiedade. É muito frequente que usuários de drogas de muito tempo sejam diagnosticados com uma dessas doenças e só então percebam que o uso de drogas se dá para minimizar esses sintomas.

Dependência química é doença

O que já sabemos com certeza e que precisa guiar todos os nossos passos em busca de pedir ajuda ou estender as mãos para quem está precisando é que a dependência química é uma doença grave e que exige tratamento especializado.

O preconceito atrapalha muito mais a vida do dependente químico e pode ser um marco para que ele se afaste mais ainda das pessoas da família e amigos e siga profundamente no caminho das drogas.

Perceber a dependência química como doença nos ajuda a compreender que o usuário de drogas não age somente por sua vontade, mas sendo uma doença crônica, existem fatores que o levam a depender física e psicologicamente dessas substâncias.

Quando falamos em drogas mais pesadas como a cocaína e o crack precisamos compreender ainda mais o nível de dependência a que podem chegar os usuários frequentes dessas substâncias.

Dependentes químicos que fazem uso contínuo de drogas desse tipo relatam que as crises de abstinência podem durar meses e muitas pessoas sentem sintomas físicos como dores pelo corpo, febre, tremedeira e dificuldade para respirar.

Assim, a dependência química se configura como doença crônica que necessita de tratamento como as demais e que não pode ser negligenciada. É preciso perceber que o dependente químico sozinho muitas vezes não consegue de fato abandonar o uso mesmo que queira.

Confira outros fatores que também influenciam na dependência química:

  • Histórico familiar

Existem fatores que indicam que as pessoas que vivem em meios familiares onde existem outros dependentes químicos tendem a desenvolver a dependência de drogas com maior probabilidade. 

O que não se sabe com certeza é se esse fator significa hereditariedade para a dependência química ou se há uma assimilação do comportamento.

Em todo caso é preciso oferecer cuidados mais próximos para os filhos de dependentes químicos e espaço para conversar e expressar seus medos e dúvidas, assim como deixá-los conscientes sobre os riscos do uso de drogas.

  • Questões emocionais

Muitas pessoas que se tornam usuárias de drogas possuem fatores emocionais delicados e muito difíceis de serem tratados. Doenças que provocam muito sofrimento mental como depressão, pânico e ansiedade costumam ser um trampolim para o uso de drogas em pessoas que possuem maior dificuldade em lidar ou perceber esses sintomas.

O desespero provocado pelas questões emocionais leva os usuários a buscarem alívio em substâncias químicas.

Esse quadro também é bastante comum em pessoas que passaram por um luto, como a perda de um filho, esposa ou um dos pais, ou mesmo a perda de um emprego e não conseguem lidar com essa fase.

Buscar ou intensificar o uso de drogas com o fim de aliviar a dor do sofrimento é ainda bastante comum e o dependente químico, nesse caso, precisa de apoio psicológico intenso.

O que as drogas provocam no organismo? – usar drogas

Um fator curioso e para o qual ainda não temos a resposta é saber o motivo pelo, qual nem todas as pessoas se tornam dependentes químicos, mesmo fazendo uso de drogas em alguns momentos ou em uma fase da vida.

Ao que tudo indica, fatores hereditários e emocionais podem ter ligação com o fato de muitos desenvolverem até muito rapidamente dependência química, enquanto outras pessoas podem usar drogas algumas vezes e conseguir parar.

O que ocorre é que as drogas possuem substância que provocam alterações cerebrais, por isso a sensação de prazer, poder e alívio da dor relatadas por muitos usuários aparece no decorrer do uso.

No entanto, existe um fator chamado tolerância, que são os níveis de dopamina do cérebro que vão fazendo com que a pessoa passe a se adaptar com as substâncias, precisando usar cada vez doses mais altas para sentir as mesmas sensações.

Com o passar do tempo, é comum que o dependente químico use drogas somente para aliviar a abstinência, se tornando um verdadeiro prisioneiro das substâncias e se tornando incapaz de manter financeiramente seu vício, que termina custando muito caro.

A dependência também provoca perdas familiares, já que o uso excessivo de drogas costuma fazer com que a pessoa tenha rompido seus laços e vínculos familiares.

Quem deseja abandonar o uso de drogas ou possuir familiares, ou amigos dependentes químicos precisando de ajuda precisa recorrer a tratamento especializado e cuidadoso.

Como vimos, os motivos que levam uma pessoa a usar drogas são muito diversos e dependem do contexto de vida, da forma de reação dessa pessoa aos problemas e traumas, mas também do meio onde vive.

Assim, o tratamento em clínica especializada pode ser uma boa alternativa, sobretudo porque o paciente consegue sair do meio de uso de drogas para se tratar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.