Efeitos Do Uso De Álcool Por Adolescentes

Neste artigo sobre os efeitos do uso de álcool por adolescentes, você saberá todas as informações para saber como evitar e como ajudar na recuperação de um jovem afetado pelo álcool.

No Brasil, atualmente é possível perceber que os adolescentes estão cada vez mais precoces e a sociedade como um todo colabora para isso.

Normalmente, os adolescentes são muito influenciáveis e se deixam levar por influências de amigos e começam a ingerir álcool nas festas com os colegas, sem nem saber de todas as consequências que a bebida pode causar.

Muitas pessoas não sabem, mas o álcool é a droga mais utilizada pelos jovens brasileiros e no resto do mundo também.

Dessa forma, com esse cenário que tem sido vivenciado, é preciso que sejam debatidos os efeitos do uso de álcool por adolescentes.

Se você quer saber mais sobre as consequências e tem interesse pelo assunto, basta acompanhar o artigo até o final que vamos falar tudo que é necessário saber.

Efeitos Do Uso De Álcool Por Adolescentes

Onde os adolescentes mais usam álcool

A cada dia que passa, se torna mais comum em festas de pré-adolescentes o incentivo ao consumo de álcool, não é preciso nem muitas pesquisas para concluirmos isso.

Provavelmente você já esteve em uma das festas de 15 anos e vivenciou a experiência com o bar de drinks falsos para que os jovens se sintam à vontade no ambiente de balada.

Em meio a essa realidade, os adolescentes se sentem em um ambiente permissivo e por influência de colegas, passam a experimentar para não ficarem de fora do grupo social.

Muitas vezes o adolescente nem pretende experimentar, porém, o medo de ser criticado e reprimido pelos amigos é maior e ele acaba cedendo.

Além disso, mesmo que a venda de bebida alcoólica seja proibida para menores de 18 anos, não há um controle efetivo e os jovens conseguem adquirir bebidas tanto em casa quanto em outros ambientes.

Devido ao álcool ser uma droga lícita, muitas famílias não o veem como prejudicial à saúde e oferecem aos adolescentes e crianças maneiras diversas para introduzir a cultura da bebida neles.

No entanto, essa atitude de oferecer precocemente álcool aos adolescentes, pode ser muito prejudicial à saúde deles no futuro.

É preciso que nós tomemos consciência e repensemos os valores que desejamos transmitir para as próximas gerações.

Efeitos Do Uso De Álcool Por Adolescentes

Motivos que levam os adolescentes a consumir álcool

Como já foi falado, muitos adolescentes são motivados a beberem pelos colegas que exercem uma pressão para essa atitude precoce.

No entanto, o assunto é mais complexo e requer maior atenção, uma vez que é preciso entender o que leva aos adolescentes incentivarem uns aos outros ao início precoce do consumo de álcool.

Já parou para pensar que quando somos adolescentes queremos crescer e nos tornar adultos logo?

Quando somos adolescentes pensamos na vida adulta associada com a ideia de liberdade e independência e isso é tudo que nós queremos.

Nesse sentido, a bebida entra como representação de acesso ao mundo adulto, uma vez que pode ser observado com regularidade o consumo de álcool por adultos.

Os adolescentes, assim como as crianças, têm o hábito de reproduzir as atitudes e praticas que eles observam como exemplo, então, se um adulto está bebendo frequentemente próximo a ele, em algum momento ele vai desejar também.

Além disso, os adolescentes vivem uma fase de percepção real da própria personalidade, um momento em que se tornam mais rebeldes e o álcool possibilita a alteração de consciência, por isso, os jovens recorrem a ele.

Todos esses fatores associados, fazem com que os adolescentes comecem a ingerir álcool, porém, eles não contam com uma rede que possibilita orientação sobre os efeitos do uso de álcool por adolescentes.

Quais os efeitos do uso de álcool por adolescentes

Não é novidade para ninguém que quanto mais cedo criamos um habito, maior a chance de reproduzir ele por mais tempo.

A fase da adolescência é um período conturbado para a cabeça do jovem, onde ele está definindo a sua personalidade e para isso ser feito de uma forma saudável, é preciso que ele esteja cercado por bons exemplos.

Além disso, quanto mais cedo aprendemos um comportamento, pode-se perceber que na maioria dos casos eles ficam enraizados na personalidade de quem aprendeu.

Diante disso, o adolescente que começa a consumir álcool precocemente, todas as vezes que passar por um problema, vai descontar na bebida na tentativa de buscar prazer.

Outro efeito que pode ser negativo para a vida do jovem é que o organismo de quem começa a beber novo, fica mais tempo exposto às consequências do álcool.

Dessa forma, o adolescente aumenta sua chance de desenvolver diversas doenças que poderiam ser evitadas caso não tivesse começado a beber e, assim, a qualidade de vida dele é reduzida.

Precisamos considerar que o uso precoce de álcool, aumenta também a probabilidade de uma dependência química, já que o álcool é uma substância psicotrópica da mesma forma como outras drogas.

O nosso organismo aprende durante a adolescência o comportamento que ele deve reproduzir na idade adulta, ou seja, se você começa a beber novo, maior será a sua tolerância e maior será a quantidade necessária para ter efeito.

Isso acaba criando um ciclo vicioso, o que é péssimo e contribui para o aumento dos casos de dependência química de álcool.

Portanto, a principal atitude a ser tomada por toda a sociedade é conscientizar cada vez mais sobre os efeitos do uso de álcool por adolescentes.

Efeitos Do Uso De Álcool Por Adolescentes

Qual atitude tomar para evitar o consumo de álcool por adolescentes

Sabemos bem que a adolescência não é uma fase fácil para os pais e muito menos para os filhos, a rebeldia e a vontade de ser livre e independente geram impulsos aleatórios.

Para evitar que o adolescente faça uso de álcool, a atitude mais importante é a conversa, visto que por meio dela é possível manter o diálogo com o jovem demonstrando a série de riscos que o álcool oferece a nossa saúde.

O recomendado é que não se tenha uma conversa sobre a possibilidade de ingestão de álcool, o melhor caminho é deixar claro que é proibido fazer uso da substância.

Porém, o tom da conversa deve ser no sentido de alertar e não de imposição, para evitar que o adolescente se revolte e tome uma atitude contrária do que a que foi recomendada.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.