Qual a pior droga e qual o efeito provocado no corpo e na mente de seus usuários.
As drogas são consideradas pela OMS uma questão de saúde pública, isso devido aos vários problemas causados tanto pelas drogas lícitas, como pelas drogas ilícitas.
Para entender melhor sobre o tema vamos falar um pouco sobre os tipos de drogas e como elas têm afetado a vida de muitas pessoas.
Pior droga
Cada droga possui sua gravidade e atinge um determinado público, por exemplo, muitas pessoas que consomem álcool, uma droga lícita, provavelmente nunca vão utilizar LSD.
Contudo, existe uma triste realidade, as drogas lícitas provocam por ano 85 mil mortes, esses dados foram divulgados pela OPAS/OMS. Acidentes de trânsito, brigas domésticas, doenças crônicas, várias são as sequelas desta droga lícita, e ela se torna a pior exatamente por ser comercializada livremente.
Já sobre as drogas ilícitas podemos citar as modificadas sinteticamente, como a maconha sintética que possui inúmeras substâncias em sua composição que potencializa de maneira descomunal seus efeitos, fazendo com que pessoas se tornem zumbis.
Outra droga bastante nociva ao organismo humano é o crack, o qual pode viciar na primeira dose pessoas com predisposição genética, ou seja, um grande risco de se tornarem dependentes químicos apenas ao experimentar.
Perigo das drogas
A grande maioria das drogas foram criadas em laboratório com o propósito de serem utilizadas como remédios, por exemplo, o ópio foi utilizado por muitos anos para tratar problemas como diabetes, tétano, gota, diarreia, ninfomania e problemas mentais.
Outra forma de uso do ópio era como sedativo e tranquilizante, contudo, no momento em que se tornou nítido seu potencial viciante, logo, ele não foi mais utilizado para fins medicinais, passando a ser contrabandeado e vendido ilegalmente.
Os sintomas do ópio no organismo são inúmeros, podendo gerar total decadência intelectual e física no dependente químico.
Efeitos das drogas no corpo e na mente do dependente químico
Existem inúmeros tipos de drogas, como as lícitas e ilícitas, mencionadas no início deste artigo, logo depois temos outras classificações como:
Pior Droga depressora
Esta classificação inclui diversos materiais com propriedades físicas distintas.
Considerada como pior droga depressora porque as reações químicas causam um declínio na atividade geral ou em funções específicas resultando em uma redução na atividade geral. Isso se deve ao envolvimento do sistema em áreas específicas do cérebro e da medula espinhal.
A euforia inicial e a coordenação motora são frequentemente observadas nos estágios iniciais da dependência química. Além disso, percepção de dor, ansiedade e sonolência. Algumas drogas depressoras são:
Álcool
A pior droga depressora, como já mencionado, é o álcool.
Os vegetais contêm carboidratos que se transformam em álcool etílico quando fermentados. Atualmente o álcool está disponível em um grande número de países com muitas variações.
A substância possui propriedades antioxidantes e euforizantes, conhecidas desde a pré-história, sendo utilizado por várias culturas de maneiras específicas, ou seja, presente em rituais ou comemorações festivas.
Sendo por isso, a droga psicotrópica mais disseminada em todo o mundo.
Nível de álcool no sangue:
Baixo: A desinibição e o comprometimento motor são sintomas. Algumas pessoas também podem apresentar deficiência sensorial.
Moderado: falta de coordenação motora resultando em marcha prejudicada, fala arrastada e perda de equilíbrio. Além disso, esta condição média resulta em ataxia adicional ou diminuição da coordenação motora. Aumento da sonolência, diminuição da capacidade de raciocínio e diminuição do tempo de resposta.
Altas doses: podem causar náuseas e vômitos, aumento da ataxia, alterações na visão devido à visão dupla (diplopia) e até coma ou vigília. Em casos raros, hipotermia e parada respiratória podem causar a morte.
A tolerância ao álcool se desenvolve com o uso repetido, necessitando de quantidades maiores para atingir os mesmos resultados desejados, representando um quadro de dependência ao álcool.
Barbitúricos
Outra droga, considerada também como pior droga depressora com fortes efeitos no corpo e na mente são os Barbitúricos. Desde a década de 1910, os barbitúricos foram criados artificialmente como um grupo.Tanto o benzo quanto o álcool têm muitas semelhanças, tanto física quanto mentalmente.
Atualmente, seu uso é destinado ao combate à insônia. Sem proximidade com a dose tóxica ou letal, essas drogas induzem o sono.
O principal efeito terapêutico desta droga são:
- Fadiga e perda de energia;
- Diminuição da capacidade de raciocínio e concentração;
- Sonolência, calma e relaxamento;
- Reflexos diminuídos;
- Sintomas semelhantes à embriaguez, como fala prejudicada e movimentos lentos;
- Dificuldade para andar.
Grandes doses de toxinas de barbitúricos podem causar:
- Falta de coordenação motora;
- Sonolência que pode se agravar para coma;
- Parada respiratória.
Pior Droga solvente e inalante
Além do éter etílico, esse grupo de drogas não tem uso clínico.
A inalação da substância pode ser voluntária ou involuntária. Alguns exemplos de drogas solventes e inalantes incluem cola de sapato feita de tolueno, xilol, n-hexano e acetato de etila; tricloroetileno também é um exemplo.
Logo, lança perfume, são duas drogas solventes e inalantes bem populares em festas como o carnaval. A inalação produz efeitos que aparecem rapidamente; duram de segundos a minutos.
Efeitos da droga no organismo:
Durante a primeira fase, os usuários experimentam euforia devido à diminuição da inibição comportamental.
A fase dois apresenta uma queda pronunciada na função cerebral e na cognição; os indivíduos também podem experimentar delírios ou alucinações. Alucinações auditivas e visuais ocorrem relacionadas a esse distúrbio.
Na terceira fase sentimentos de depressão profunda e redução acentuada do estado de alerta, falta de coordenação motora e ocular podem surgir. Com alucinações evidentes.
Por último, a quarta fase apresenta estado de inconsciência, podendo ocorrer convulsões e overdose resultando no óbito, por isso ela é considerada a pior droga solvente e inalante.
Pior droga estimulante da atividade mental
Considerada a pior droga estimulante devido seu potencial viciante. A cocaína se trata de uma substância extraída de uma planta chamada Erythroxylon coca, da América do Sul. Pode ser consumida de várias maneiras, como em pó, aspirado, dissolvido ou infetado.
Efeitos da cocaína:
- Euforia e sensação de poder;
- Excitação;
- Hiperatividade;
- Insônia;
- Diminuição do apetite;
- Disposição.
Em pouco tempo de uso a pessoa já se torna dependente químico, tendo todas as áreas de sua vida afetadas e sendo necessário ajuda para superação do vício.
A pior droga perturbadora mental é a maconha sintética, confira o artigo Drogas sintéticas: efeitos no organismo e tratamento eentenda todos os danos que essa nova droga causa na mente e no corpo.
Finalizando, se você está em busca de ajuda não hesite em Clicar Aqui, estamos aqui para lhe ajudar a superar o vício em drogas e construir uma nova história.