Ansiedade E Depressão: Saiba Quais São Os Sintomas E As Diferenças

Neste artigo ansiedade e depressão: saiba quais são os sintomas e as diferenças,

Atualmente, com o aumento do número de problemas psicológicos, muito se fala sobre a ansiedade e a depressão e a maioria das pessoas consideram que elas são as mesmas coisas, devido a ligação que elas possuem.

Nós queremos que você que ainda confunde entenda que a ansiedade e a depressão são doenças, mas cada uma delas possui suas causas, sintomas e tratamento.

Além disso, ressaltamos que cada um dos transtornos mentais apresenta aspectos divergentes e em muitos casos eles são até opostos, mesmo sendo apresentados por uma pessoa individualmente.

Dessa forma, para entender os sintomas e diferenças da ansiedade e da depressão, acompanhe o artigo até o final, vamos te orientar sobre o assunto para melhor compreensão.

O que é a depressão?

Em primeiro lugar, nós vamos falar sobre a depressão para que você entenda os sintomas e o que diferencia essa doença da ansiedade, mesmo que pessoas depressivas possam apresentar sinais de ansiedade, são doenças diferentes.

A depressão é considerada pelos profissionais e estudiosos da área um transtorno mental crônico grave, ou seja, é um transtorno que vai afetar diversas áreas da vida de quem o tem.

Além disso, ela se caracteriza por um quadro de profunda tristeza, sentimento de angustia constante, apatia, baixa autoestima, sensação rotineira de culpa e em casos piores, surgem os pensamentos suicidas.

Os sintomas da depressão podem aparecer de maneira leve, moderada ou grave e para confirmar o grau do transtorno é preciso procurar um médico especialista.

As causas da depressão não possuem uma fonte única e, sendo assim, podem ser originadas por fatores biológicos, genéticos ou psicológicos, mas de todas forma a doença prejudica a vida cotidiana do paciente.

Contudo, há outra possível origem da depressão que pode ser desencadeada por uma alteração química no cérebro do paciente, quando a produção dos neurotransmissores é insuficiente.

É comum que pessoas que passaram por uma situação traumática em suas vidas e tenham predisposição acabam desenvolvendo a depressão, que não se confunde com tristeza, uma vez que a doença é mais prolongada.

O que é ansiedade?

Em segundo lugar, vamos falar sobre a ansiedade e se observar bem você poderá começar a perceber as diferenças entre elae a depressão, visto que as duas são doenças distintas como nós já falamos.

A ansiedade trata-se de uma doença que está associada ao estado emocional do paciente, onde ele se sente constantemente tenso, preocupado e apresenta alguns pensamentos negativos ou ruins.

Existem duas formas de ansiedade, a primeira é aquela que qualquer pessoa pode sentir durante o dia diante de situações que não são habituais, consideramos ela a ansiedade benéfica e natural.

No entanto, existe a ansiedade em excesso, que é considerada doença a partir do momento que ocorre de forma constante e intensa, afetando a vida do paciente em suas atividades normais do cotidiano.

Sendo assim, podemos dizer que a ansiedade só se torna algo ruim e é considerada um transtorno quando prejudica o paciente no seu desempenho por causa do medo excessivo e preocupação intensa.

Assim como a depressão, as causas da ansiedade são diversas e os sintomas podem ser apresentados tanto fisicamente quanto psicologicamente, o mais indicado para pessoas que apresentam sintomas é realizar tratamento médico.

Segundo dados da OMS, no Brasil mais de 19 milhões de pessoas apresentam algum tipo de transtorno de ansiedade e esse número tem aumentado diante do cenário vivido com a pandemia do Covid 19.

Sintomas da depressão

Como já falamos em outro momento, a depressão apresenta diferentes níveis e dessa forma os sintomas podem sofrer alterações conforme o estado do paciente e o estágio da doença.

Para identificar a depressão em uma pessoa, é preciso se atentar se ela tem apresentado apatia diante das situações vivenciadas, se ela anda desmotivada, se apresenta fadiga constante ou se tem apresentado perda ou ganho de massa aparente.

Além disso, os pacientes com depressão costumam apresentar outros sintomas como os que se pode observar abaixo:

1.    Insônia

2.    Desânimo

3.    Desesperança

4.    Pensamentos pessimistas

As pessoas deprimidas dependendo do grau apresentam dificuldade de se sentirem motivadas para realizarem atividades comuns do dia a dia, como simplesmente tomar banho.

Por isso, é preciso estar atento para que o diagnóstico seja realizado e o tratamento possa ser iniciado antes que a situação se agrave ainda mais.

Sintomas da ansiedade

Diferente dos sintomas que são apresentados no transtorno de depressão, na ansiedade os pacientes apresentam um quadro de medo excessivo, inquietação, preocupação e tensão.

Além disso, outros sintomas que são característicos da ansiedade são as dores musculares causadas pela tensão constante, aperto no peito, falta de ar e coração acelerado.

Sendo assim, podemos dizer que esses sintomas prejudicam a vida do paciente que sofre com transtorno de ansiedade, porque ele fica limitado ao sofrimento que os sintomas causam.

A melhor opção nesses casos é procurar um profissional para que a situação não se agrave e o paciente consiga superar o transtorno e viver sua vida de forma mais tranquila e saudável.

Diferença entre ansiedade e depressão: você precisa saber!

Após tudo que já falamos, precisamos reforçar a diferença entre a ansiedade e a depressão, uma vez que não são diferentes apenas nos sintomas que apresentam.

Por mais que uma pessoa depressiva possa apresentar o transtorno de ansiedade, as duas doenças não são a mesma coisa, a diferenciação delas pode ser muito complexa em determinados casos.

Sendo assim, para que o paciente receba o diagnóstico correto, é preciso que ele passe por um acompanhamento médico, onde o profissional irá fazer um levantamento do histórico do paciente, considerando situações já vivenciadas.

De toda forma, a diferença é que normalmente os pacientes com depressão precisam de mais medicamentos do que os que apresentam transtorno de ansiedade, uma vez que a terapia sozinha para deprimidos pode não ser o suficiente.

Além disso, outra diferença é que a depressão está relacionada ao caráter emocional do indivíduo, sendo responsável por alterações de humor, enquanto a ansiedade é algo comum do ser humano que pode surgir no decorrer da vida.

Agora que você já sabe a diferença entre depressão e ansiedade, não deixe de conferir nosso artigo sobre tratamento para ansiedade!

Cidades Brasileiras

Arquivo

Ultimas Noticias

Dúvidas?

Entre em contato agora mesmo e fale com nossos atendentes especialistas
24 horas

Nao copie por favor