Ter uma vaga sensação de que está “deprimido” quando não está se sentindo muito feliz não é a mesma coisa que estar clinicamente deprimido. Existem sinais e sintomas específicos que você pode não reconhecer como depressão imediatamente. E neste artigo traremos informação sobre tratamento para depressão profunda.
Então, se você notar alguns desses sintomas, um psiquiatra ou, em alguns casos, um psicólogo, precisará avaliar sua condição antes de fazer um diagnóstico. Aqui estão alguns dos sinais de algumas variedades diferentes de depressão.
Sinais de depressão leve
A depressão leve pode não parecer muito séria, devido ao seu nome. No entanto, muitas vezes pode durar muito tempo, afetando sua vida diária.
Uma depressão leve também pode às vezes evoluir para uma depressão mais profunda. A seguir estão alguns dos sintomas da depressão leve.
- Irritabilidade
- Uma sensação de cansaço
- Sentindo-se sem esperança
- Tendo pensamentos negativos
- Me sentindo muito triste
- Muitas vezes sentindo que você está à beira das lágrimas
- Não gostando de você mesmo
- Dificuldade para focar
- Falta de motivação
- Preferindo ser deixado sozinho
- Dores e dores leves e inexplicáveis
Sinais de depressão profunda
Os sintomas do transtorno depressivo profundo são muito semelhantes aos do transtorno depressivo leve. No entanto, geralmente são mais graves.
Além disso, em vez de senti-los apenas em alguns dias, você geralmente sente alguns ou todos esses sintomas todos os dias durante a maior parte do dia.
Esses são os sintomas emocionais e comportamentais da depressão profunda:
- Sentimento de desesperança, tristeza ou vazio
- Demonstrações de raiva por pequenas coisas, além de ficar irritado e facilmente frustrado
- Perder o interesse em suas atividades habituais, incluindo sexo.
- Estar ansioso ou inquieto
- Tendo problemas para tomar decisões
- Dificuldade em se concentrar ou lembrar das coisas
- Pensando muito sobre morte e suicídio
Existem também vários sinais físicos de depressão que você pode notar. Eles incluem:
- Tendo insônia ou dormindo muito
- Desejo intenso de comida ou perda de apetite
- Ganhar ou perder peso
- Problemas físicos sem explicação que não desaparecem mesmo com o tratamento
- Sentindo-se tão cansado que mesmo as pequenas tarefas parecem difíceis
Os medicamentos e a psicoterapia são eficazes para a maioria das pessoas com depressão. Seu médico de atenção primária ou psiquiatra pode prescrever medicamentos para aliviar os sintomas.
No entanto, muitas pessoas com depressão também se beneficiam ao consultar um psiquiatra, psicólogo ou outro profissional de saúde mental.
Se você tiver depressão grave, pode precisar de internação hospitalar ou participar de um programa de tratamento ambulatorial até que os sintomas melhorem.
Aqui está uma análise mais detalhada das opções de tratamento da depressão.
Tratamento para depressão profunda – Psicoterapia
Psicoterapia é um termo geral para tratar a depressão, conversando sobre sua condição e questões relacionadas com um profissional de saúde mental.
A psicoterapia também é conhecida como psicoterapia ou terapia psicológica.
Diferentes tipos de psicoterapia podem ser eficazes para a depressão, como a terapia cognitivo-comportamental ou a terapia interpessoal. Seu profissional de saúde mental também pode recomendar outros tipos de terapia. A psicoterapia pode ajudá-lo a:
Ajuste-se a uma crise ou outra dificuldade atual
- Identifique crenças e comportamentos negativos e substitua-os por outros saudáveis e positivos
- Tente explorar relacionamentos e experiências.
- Tente Desenvolva interações positivas com outras pessoas
- Encontre melhores maneiras de lidar e resolver problemas
- Identifique os problemas que contribuem para a sua depressão e mude comportamentos que a tornam pior
- Recupere uma sensação de satisfação e controle em sua vida e ajude a aliviar os sintomas de depressão, como desespero e raiva
- Aprenda a definir metas realistas para sua vida
Formatos alternativos para terapia
Formatos para terapia da depressão como uma alternativa às sessões presenciais estão disponíveis e podem ser uma opção eficaz para algumas pessoas.
A terapia pode ser fornecida, por exemplo, como um programa de computador, por sessões online ou usando vídeos ou livros de exercícios.
Os programas podem ser orientados por um terapeuta ou ser parcial ou totalmente independentes.
Antes de escolher alguma das opções citadas, converse com seu terapeuta para determinar se eles podem ser úteis para você. E para que ele possa recomendar uma fonte ou programa confiável.
Alguns podem não ser cobertos pelo seu seguro e nem todos os desenvolvedores e terapeutas online têm as credenciais ou o treinamento adequado.
Smartphones e tablets que oferecem aplicativos móveis de saúde, como suporte e educação geral sobre depressão, não são um substituto para consultar seu médico ou terapeuta.
Tratamento hospitalar e residencial
Em alguns casos, a depressão é tão grave que é necessária uma internação hospitalar.
Isso pode ser necessário se você não puder cuidar de si mesmo adequadamente ou quando estiver em perigo imediato de ferir a si mesmo ou a outra pessoa.
O tratamento psiquiátrico em um hospital pode ajudar o paciente a se manter calmo e seguro até que seu humor melhore com ajuda de medicamentos.
Hospitalização parcial ou programas de tratamento diurno também podem ajudar algumas pessoas.
Esses programas fornecem o apoio ambulatorial e o aconselhamento necessários para manter os sintomas sob controle.
Outras opções de tratamento para depressão profunda
Uma outra opção que pode ser sugerida é relacionada a terapias de estimulação cerebral,
- Terapia Eletroconvulsiva (ECT). Na ECT, correntes elétricas são passadas pelo cérebro para impactar a função e o efeito dos neurotransmissores em seu cérebro para aliviar a depressão. A ECT é geralmente usada para pessoas que não melhoram com medicamentos, não podem tomar antidepressivos por motivos de saúde ou têm alto risco de suicídio.
- Estimulação Magnética Transcraniana (TMS). Essa pode ser uma opção para aqueles que não respondem aos antidepressivos que já foram incluídos no tratamento. Durante a TMS, uma bobina de tratamento colocada contra o couro cabeludo envia breves pulsos magnéticos para estimular as células nervosas do cérebro que estão envolvidas na regulação do humor e na depressão.