Cuidados com a saúde da mulher na clínica de recuperação

Saiba neste artigo tudo sobre os cuidados com a saúde da mulher na clínica de recuperação.

Como sabemos, a dependência química é um mal que afeta a todas as classes sociais, gêneros e raças.

Contudo, apesar dessa diversidade, as mulheres se diferem dos homens em seus cuidados com a dependência química, pois fatores biológicos, fisiológicos e químicos no corpo tornam a maioria das mulheres mais suscetível aos efeitos das drogas de maneira que as complicações tendem a ser mais agressivas.

Infelizmente, com o passar dos anos o número de mulheres dependentes químicas tem aumentado significativamente, a grande maioria inicia o uso como meio de aliviar suas emoções, buscando um escape da culpa, depressão, remorso e angústia, contudo, quando percebem já estão mergulhadas nesse mundo e não sabem como retornar dele.

Segundo Relatório Mundial sobre Drogas de 2020, o número de mulheres dependentes químicas aumentou em 92%, como resultado o número de mortes de mulheres decorrentes de overdoses e transtornos causados pelas drogas também aumentou.

Entendendo essa gravidade, neste artigo vamos abordar todos os detalhes sobre a internação de mulheres na clínica de recuperação. Confira abaixo!

Clínica de recuperação feminina: importância

O primeiro ponto é entender que a dependência química se trata de uma doença e requer tratamento adequado, feita por profissionais qualificados, algo que você vai conseguir encontrar em uma boa clínica de reabilitação feminina.

Os problemas tratados são dependência química, dependência alcoólica e transtornos mentais decorrentes do uso de álcool ou drogas.

Em uma boa clínica de reabilitação você vai encontrar todo o suporte que precisa para realizar um tratamento adequado, tendo psiquiatria, psicoterapia, atividades lúdicas para despertar a ideia de compartilhar experiências.

Existem também grupos de ajuda mútua que são muito importantes no processo de recuperação e na sua permanência no tratamento.

Cuidados com a saúde da mulher na clínica de recuperação

Clínica de recuperação feminina: como escolher

Para escolher uma clínica de reabilitação feminina, é necessário atentar para alguns aspectos importantes para que o tratamento com essa pessoa seja concluído com sucesso.

Encontrar a localização ideal inclui conhecer a área de atuação da clínica, os tipos de medicamentos utilizados no tratamento e os profissionais dedicados ao atendimento de dependentes químicos.

Em termos de internamento, as atividades integradas no processo de recuperação são muito importantes para a recuperação e autoestima dos pacientes.

Procure exemplos de outras pessoas internadas lá, opiniões e depoimentos sobre experiências de tratamentos anteriores de sucesso.

Muitas clínicas também atendem casos de saúde mental, como transtornos mentais, incluindo depressão, ansiedade, transtorno bipolar, transtorno borderline.

Motivos que levam a internação

Para uma mulher estar internada, ela precisa estar dependente ou em crise de abstinência.

Em qualquer um desses casos, o principal motivo de internação é a perda do autocontrole, seja por compulsão e obsessão pelo consumo da droga, seja pelo agravamento dos sintomas da doença devido a uma situação de crise ou estado muito avançado.

A função da clínica de reabilitação é acolher pessoas nessa situação e tratar os sintomas e as causas.

Como funciona a Clínica de Reabilitação Feminina?

Quando internada, além de identificar outras doenças e síndromes (se houver), a mulher passa por avaliação médica e psicológica para demonstrar o motivo da internação.

Serão utilizados diversos tratamentos, todos em conformidade com a lei e respaldados por evidências e pesquisas científicas sobre sua eficácia.

Para isso, é necessária uma equipe grande e diversificada, uma equipe multidisciplinar.

De modo geral, a equipe deve ser composta por diversos profissionais, como: médicos, nutricionistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, educadores físicos, conselheiros e técnicos em dependência química.

Compreendemos então que a clínica de reabilitação feminina trabalha fornecendo o melhor tratamento possível para a condição de cada paciente.

Assim, além do problema óbvio, a causa que não ficou muito clara no início pode ser revelada e tratada para que não se repita ou se torne mais difícil.

Cuidados com a saúde da mulher na clínica de recuperação

O papel das clínicas de reabilitação feminina

As clínicas de reabilitação têm a função de tratar e cuidar de pacientes em situação de vulnerabilidade.

Uma clínica é um ambiente onde os pacientes estão devidamente preparados para cuidar e tratá-los.

O objetivo da remoção do convívio social é interromper a exposição a drogas e álcool, bem como remover as influências externas para que a paciente possa se concentrar totalmente em sua recuperação.

A Clínica de Reabilitação Feminina está totalmente voltada para o processo de cura e reestruturação da mente e do comportamento da mulher para que, após recuperada dos efeitos da substância, ela possa aprender a viver em sociedade e resistir ao estresse e aos desafios de uma possível recorrência.

O objetivo é que eles vivam em um modo de abstinência total, ou seja, abstinência de qualquer tipo de substância psicoativa que possa promover recaídas ou desenvolver um novo tipo de vício.

Para tanto, novas formas de prática, como boa alimentação, lazer e atividade física, são incentivadas terapeuticamente.

Essas práticas, combinadas com estratégias de prevenção de recaídas, podem ajudar a criar um estilo de vida novo e mais saudável que a mantém livre de drogas e álcool.

Tratamentos oferecidos pelas clínicas de reabilitação feminina

As clínicas de reabilitação feminina costumam oferecer tratamentos diferenciados e buscam tratar várias áreas afetadas pela dependência química em uma combinação multidisciplinar.

Os tipos de tratamentos oferecidos pela Clínica de Reabilitação Feminina são:

Internação voluntária

Na internação voluntária, os dependentes recebem livre e espontaneamente as normas de tratamento, não tendo nenhuma resistência.

Dessa maneira, o processo é mais tranquilo quando o dependente opta por ser internado voluntariamente, onde há mais cumplicidade e harmonia entre os presos, ou seja, a aceitação é um grande diferencial, pois auxilia na recuperação da agilidade.

Internação involuntária

De acordo com a Lei n.º 13.840, de 5 de junho de 2019, o uso de internação involuntária deve ser feito após o “médico responsável” ter determinado formalmente a decisão e avaliado o tipo de medicamento será utilizado, além do padrão de uso e a indicação se for impossível”.

Existe a opção de encontrar o tratamento nas redes de saúde,

Ou seja, a internação involuntária ocorre quando o tratamento é realizado sem a autorização do paciente, o qual deve ter sido diagnosticado com dependência química e visto como uma ameaça para os outros e para si mesmo.

Internação compulsória

A internação compulsória decorre de decisão judicial, ocorre quando a pessoa é considerada um risco para si e para a sociedade, portanto, necessita de tratamento e é legalmente obrigada a fazê-lo.

Da mesma maneira que as demais internações, está também exige laudo médico, mas o laudo é solicitado pelo juiz por meio do judiciário para embasar sua decisão.

Hospital dia

Uma internação parcial ou hospital dia, acolhe um paciente e cuida dele.

Mas o objetivo é mantê-lo lá por um curto período, geralmente 12 horas por dia, em seguida ele é levado de volta para casa para descansar e dormir.

É uma alternativa, mas parte da internação é para procedimentos específicos, como procedimentos clínicos, diagnóstico e aplicação e procedimentos terapêuticos.

As práticas ali aplicadas são amplas e variadas, com a diferença de que você não ficará limitado, além de ser uma opção mais simples que as anteriores.

Finalizando, agora que você já sabe quais os cuidados com a saúde da mulher na clínica de recuperação, ficou mais claro compreender sua importância.

Caso esteja passando por um momento difícil, não hesite em contar em contato com o Portal Vida Limpa. Possuímos as melhores clínicas de reabilitação feminina perto de você.

Cidades Brasileiras

Arquivo

Ultimas Noticias

Dúvidas?

Entre em contato agora mesmo e fale com nossos atendentes especialistas
24 horas

Nao copie por favor