A demência alcoólica, como o nome já diz, é uma doença neurológica desenvolvida a partir do uso excessivo de álcool. E neste artigo falaremos sobre tratamento para demência alcoólica.
Isso afeta a memória, o aprendizado e outras funções mentais. Outras formas particulares de lesão cerebral e que podem estar relacionadas à demência por causa do uso excessivo de álcool são a Síndrome de Korsakoff e a síndrome de Wernicke-Korsakoff, que
Um estudo de 2018 descobriu que o consumo excessivo de álcool aumentou o risco de demência em cerca de três vezes.
O alcoolismo pode ainda aumentar o risco de certas condições médicas que danificam o sistema cardiovascular, incluindo hipertensão.
As pesquisas associam cada vez mais as doenças cardíacas e os fatores de risco às doenças cardíacas a um risco elevado de desenvolver demência.
Qual é a causa?
O álcool causa demência, causando deficiência de tiamina (vitamina B1). Pessoas com transtornos por uso de álcool tendem a ter deficiências nutricionais que aumentam suas chances de desenvolver problemas de saúde.
A tiamina, ou vitamina B1, é uma vitamina frequentemente encontrada em suplementos alimentares que ajudam o corpo a converter os alimentos em energia.
Sem tiamina suficiente, o corpo não pode funcionar corretamente. Como os alcoólatras crônicos costumam beber mais do que comem, geralmente têm baixo consumo dessa vitamina importante.
Se uma pessoa com problemas com bebida não recebe tratamento para abuso de substâncias, é mais provável que desenvolva problemas de memória e outros problemas cognitivos relacionados à demência.
Quais são os sintomas?
Isso pode variar de pessoa para pessoa, mas geralmente os sintomas incluem:
- Capacidade prejudicada de aprender coisas
- Mudanças inexplicáveis de personalidade
- pálpebras caídas
- Problemas de memória
- Dificuldade em ter um pensamento claro e lógico em tarefas que requerem planejamento, organização, julgamento de bom senso e habilidades sociais
- Problemas com equilíbrio
- Diminuição da iniciativa e espontaneidade.
- Dificuldade de orientação. Você pode se perder seguindo um caminho conhecido.
- Confusão com lugar ou tempo. Por exemplo, uma pessoa pode esquecer em que dia, mês ou ano está.
- Problemas de comunicação, como dificuldades crônicas para encontrar palavras ou aumento da dificuldade de leitura ou compreensão da fala.
Geralmente, as habilidades aprendidas mais cedo na vida e os velhos hábitos, como a linguagem e os gestos, tendem a ser relativamente inalterados.
Quem tem demência relacionada ao álcool?
Qualquer pessoa que beba quantidades excessivas de álcool por um período de anos pode desenvolver essas doenças, mas a maioria não. Não se sabe por que alguns desenvolvem demência ou síndrome de Wernicke-Korsakoff, enquanto outros não.
Essa condição afeta mais comumente homens com mais de 45 anos com uma longa história de abuso de álcool, embora homens e mulheres de qualquer idade possam ser afetados. O risco aumenta claramente para quem bebe altos níveis de álcool regularmente por um longo tempo.
O Conselho Nacional de Saúde e Pesquisa Médica recomenda que, para reduzir o risco de todos os problemas de saúde relacionados ao álcool, os adultos não devem beber mais do que duas bebidas padrão por dia. Este limite se aplica a homens e mulheres.
Tratamento para demência alcoólica existe?
Existem vários exames médicos que podem ser realizados para ajudar a determinar se uma pessoa tem demência alcoólica.
O exame do sistema nervoso e muscular de uma pessoa pode ajudar a esclarecer qualquer lesão nervosa causada pela demência alcoólica.
Muitos médicos também administram exames de sangue para testar os níveis de nutrição de uma pessoa.
Os testes que podem ser usados para diagnosticar a demência alcoólica incluem:
- teste do sistema nervoso / muscular, como procurar movimento anormal dos olhos, pulso aumentado, fraqueza muscular e pressão arterial baixa
- teste de sangue para detectar os níveis de vitamina B1 e a atividade da transcetolase
- teste de enzima hepática
Se a demência alcoólica for detectada e ainda estiver nos estágios iniciais, uma melhora significativa pode ser obtida com o tratamento.
Parar de beber costuma ser o primeiro passo no tratamento dessa condição. Além disso, a tiamina pode ser administrada para melhorar os movimentos dos olhos e problemas de visão, confusão e coordenação muscular.
A melhora pode levar várias semanas ou meses para ser sentida, e muitas pessoas permanecerão no hospital ou centro de tratamento até que os sintomas principais desapareçam.
Os indivíduos que foram diagnosticados com a síndrome de Wernicke-Korsakoff podem nunca recuperar a função cognitiva completa.
A melhor maneira de prevenir a demência alcoólica e outras complicações de saúde relacionadas ao uso crônico de álcool é procurar tratamento para a dependência do álcool.
Embora essa decisão possa ser difícil, ela pode literalmente salvar sua vida e melhorar sua saúde e bem-estar em geral
Quanto tempo leva o tratamento para fazer efeito?
O tratamento do álcool leva várias semanas para começar a fazer efeito. Após 6 a 7 semanas, o cérebro começa a recuperar seu volume, e o paciente apresentará melhorias neuropsicológicas.
No entanto, a duração do tratamento com tiamina não é padronizada. Alguns médicos sugerem um tratamento de curta duração que dura de 3 a 5 dias. Outros recomendam tomar suplementos de tiamina por um período prolongado, mesmo depois que o paciente se recuperou.
Outros efeitos prejudiciais ao cérebro do uso crônico de álcool
A demência relacionada ao álcool não é a única consequência do uso prolongado de álcool. Por provocar grandes danos ao cérebro, o álcool pode levar a problemas de saúde mental ou agravar condições como pré-existentes ansiedade, depressão e bipolares distúrbios.
O álcool é uma substância perigosa e viciante com consequências a longo prazo. Felizmente, a maioria dessas complicações pode ser aliviada com o diagnóstico precoce e o tratamento do uso de substâncias. Se você tiver um problema com o álcool ou se suspeitar que faz uso indevido de um ente querido, procure um profissional de saúde que possa lhe fornecer aconselhamento médico.
Sinais de que você tem problemas com bebida (+ opções de tratamento)
Se você tem um distúrbio relacionado ao álcool, os profissionais médicos recomendam que você procure tratamento o mais rápido possível. Abaixo estão seis sinais de alcoolismo que você pode observar:
- Incapacidade de controlar seu consumo de álcool
- Desejo intenso de álcool
- Experimentando abstinência quando você para de beber
- Aumentando a tolerância ao álcool
- Tomada de decisão prejudicada
- Passando mais tempo bebendo, apesar das consequências
Pessoas que fazem uso indevido de álcool podem buscar ajuda em centros de tratamento que oferecem programas de reabilitação para pacientes internados e ambulatoriais.
Aqueles com uso mais intenso de álcool podem inicialmente optar pelo tratamento assistido por medicação (MAT). Os medicamentos podem reduzir a abstinência do álcool e prevenir recaídas durante o início da recuperação. Depois, eles podem prosseguir com o tratamento antidrogas.
Indivíduos em recuperação e alcoólatras crônicos também podem obter apoio adicional de lares que vivem sóbrios. Como alternativa, você pode ingressar em grupos de autoajuda, como Alcoólicos Anônimos (AA). Esses sistemas baseados em pares ajudam os pacientes a manter a sobriedade por longo prazo após receberem o tratamento por uso de substâncias.