Alguns mitos sobre a maconha dizem que a desintoxicação de canabinoides pode ser feita rapidamente, ou que o viciado pode fazer isso sozinho. Contudo, se trata de um processo demorado que precisa ser supervisionado por um profissional médico.
Aproximadamente 8 milhões de pessoas no Brasil já experimentaram maconha em algum momento da vida, segundo a Pesquisa Nacional sobre Álcool e Drogas (Lenad). Isso equivale a 7% da população adulta.
Essa droga é rotulada como natural, mas quando usada pode causar dependência e, quando a pessoa deixa de usar, pode desenvolver uma síndrome de abstinência.
Ainda conforme a pesquisa, um terço dos usuários fica viciado. Cannabis ou canabinoides, podem danificar o cérebro permanentemente. Neste estudo, pessoas que usaram maconha consistentemente por um longo tempo mostraram ter um hipocampo alterado.
O hipocampo é parte do cérebro que controla a formação de novas memórias, assim como as emoções e o aprendizado. Dessa maneira, o Portal Vida Limpa preparou um artigo sobre desintoxicação e tratamento, quebrando mitos e fornecendo informações confiáveis sobre o tema. Confira!
O que são canabinoides?
Os canabinoides são uma classe de compostos químicos encontrados na planta de cannabis. A maconha é conhecida cientificamente como Cannabis e produz substâncias químicas ativas chamadas de canabinoides.
Os canabinoides na planta alteram como os neurotransmissores são liberados para o cérebro, causando os efeitos conhecidos da planta. Mais de 100 moléculas diferentes foram encontradas na Cannabis, algumas das mais conhecidas o tetrahidrocanabinol (THC) e o canabidiol (CBD).
Quais são os efeitos desses canabinóides?
Os canabinoides da maconha afetam o corpo e o cérebro porque fazem parte da droga. Alguns efeitos colaterais são temporários e outros são observados quando o produto é usado a longo prazo.
A maconha pode danificar o sistema respiratório se usada por muito tempo, semelhante à forma como o tabaco danifica o sistema respiratório.
Alterações no trato respiratório que envolvem inflamação, como bronquite crônica, produção excessiva de catarro e dificuldade para respirar, são alguns dos problemas mais comuns observados em pacientes com DPOC.
O uso de cannabis em viciados em drogas pode levar a deficiências cognitivas significativas, das quais a maioria das pessoas não está ciente. Algumas das funções mais afetadas são: atenção, memória, função executiva e controle das respostas.
A dependência em canabinoides provoca adiminuição da capacidade de pensar profundamente, incluindo a redução das reações automáticas do corpo.
Quanto tempo a maconha permanece no corpo?
Dar um prazo de quanto tempo a maconha permanece no corpo é difícil.
O nível de maconha no sistema de uma pessoa é afetado por muitas coisas, como a frequência com que é usada, a quantidade consumida, o metabolismo do usuário e o tipo de teste realizado. Um exame de urina pode identificar o uso de maconha até 13 dias após a pessoa ter usado a droga.
Quanto tempo leva para o corpo para se desintoxicar?
No tratamento da dependência química, a limpeza do organismo das drogas é um passo fundamental. Este processo é chamado de desintoxicação. Não há solução fácil para esse problema, portanto, qualquer plano precisa ser tão flexível quanto necessário.
Durante um tratamento de recuperação de dependência química, a rapidez não é algo que possa ser exigido de alguém. Ao decidir o que fazer, é importante pensar em quão eficaz será a ação. A jornada entre não reconhecer que se tem um problema e manter os resultados após o tratamento pode ser longa.
Como o corpo pode se desintoxicar da cannabis?
Determinar que uma pessoa se absteve de sua substância viciante por um tempo não é a única coisa que vai desintoxicar o sistema de usuários de drogas. O tratamento deve incluir autogestão e apoio psicológico, para que seja eficaz.
Com base em métodos comprovados cientificamente, o Portal Vida Limpa utiliza a abordagem biopsicossocial para ajudar as pessoas. Este método é individualizado e humanizado, com foco na pessoa como um todo.
Quando um paciente está muito doente, ele pode não ser capaz de entender a gravidade da doença. O médico espera que, melhorando a condição do paciente, ele consiga entender a doença, e que ela tem limitações.
Aqui, a ênfase está em formar um vínculo saudável com sua espiritualidade e aprender a ser responsável por suas ações. No início do caminho, o viciado achava que nunca conseguiria se livrar do vício. Passo a passo, ele pode ver até onde chegou, separando-se daquele estágio inicial.
O cuidado ao paciente e sua família é abordado a partir de muitas disciplinas diferentes, tudo ao mesmo tempo. Isso constitui a base sólida do trabalho que tem sido feito pelo Portal Vida Limpa.
Vários profissionais da área da saúde trabalham na clínica, incluindo médicos clínicos, psiquiatras, psicólogos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais, conselheiros de dependência química, professores de educação física e instrutores de ioga e meditação. Aproveita e Clique Aqui para saber mais informações.
Como funcionam os remédios de desintoxicação de canabinoides?
A cannabis é armazenada nas células de gordura e liberada lentamente de volta à corrente sanguínea. Os remédios de desintoxicação ajudam a remover a cannabis das células de gordura para que o corpo não a reabsorva.
Às vezes, as pessoas perguntam qual medicamento é usado para remover a droga do corpo. A resposta a esta pergunta depende de quão ruim é a condição e o que o médico pensa sobre isso. A maconha e outras drogas ou medicamentos psicoativos podem se tornar viciantes, por isso a hospitalização e o acompanhamento especial são tão importantes.
Finalizando, Ao falar sobre a maconha e seus canabinoides, a primeira coisa que precisa ser reconhecida é que não é uma droga inofensiva. Existem efeitos perigosos. A estrutura cognitiva não pode ser ignorada após o uso prolongado de cannabis.
Quando há uma crise, o primeiro passo para uma melhor comunicação e motivação do dependente químico para a mudança é criar um ambiente acolhedor e compreensivo, apesar das dúvidas e problemas dos familiares naquele momento.
Parte do trabalho que vem sendo feito é reforçar diariamente a importância dessa tarefa, embora possa não ser fácil. Caso precise ajudar alguém a superar o vício em drogas, não hesite em pedi ajuda. Clique Aqui para saber mais.