Como posso ajudar alguém com depressão? Essa pergunta é recorrente entre familiares e amigos de pessoas com depressão. Há um forte desejo de ajudar junto com uma sensação de impotência, muitas vezes porque eles não sabem quais ações podem tomar para promover melhorias.
Entendo que não seja um momento fácil, contudo, atitudes simples podem fazer grande diferença para quem vivencia a depressão, então, aproveite para conferir as informações e todas as dicas sobre como ajudar alguém a passar por esse desafio.
Afinal, o que é depressão?
A depressão é um transtorno mental caracterizado por tristeza excessiva, perda de interesse por coisas que antes pareciam agradáveis e falta de motivação.
Ao contrário do luto, que é natural e muitas vezes passageiro, a depressão é duradoura. Portanto, não importa o que a pessoa faça, ela continua se sentindo triste, vazia e sem perspectiva de futuro, o que em casos mais graves pode levar ao suicídio na pessoa deprimida.
Além de perigosa, essa condição é mais comum do que pensamos, por isso saber como sair da depressão é muito importante.
Pesquisas mostram que uma em cada três pessoas experimentará um episódio depressivo maior em algum momento de suas vidas. Embora a maioria dos casos de depressão seja leve, cerca de 1 em cada 10 pessoas experimenta episódios moderados ou graves.
Em outras palavras, estamos falando de uma epidemia de depressão e ajudar as pessoas que amamos a passar por este momento difícil em suas vidas é muito importante.
Principais sintomas da depressão
O primeiro passo para ajudar uma pessoa a lidar com esse momento difícil de sua vida é compreender quais são os sintomas. Afinal, o que uma pessoa com depressão sente?
Sintomas psicológicos
• Sentir-se triste ou angustiado durante a maior parte do dia por várias semanas, perda de interesse em atividades que eram agradáveis no passado;
• Pensamento lento ou perca da concentração, o que dificulta a tomada de decisões e o trabalho eficiente;
• pensamentos recorrentes de culpa;
• Acreditar que a morte ou a automutilação melhorarão a dor em que ele se encontra.
Sintomas físicos
• diminuição ou aumento súbito do apetite;
• perda de libido;
• sentir falta de energia (sentir-se cansado) mesmo sem desgaste físico;
• dormir menos ou mais do que o habitual;
• Reduzir a velocidade e intensidade das tarefas diárias;
• não cuidar da própria higiene;
• fala lenta ou não falar;
• Choro excessivo, em alguns casos sem motivo aparente.
No entanto, mesmo que todos esses sintomas possam servir de alerta, é importante ressaltar que a pessoa não precisa ter todos eles para ser diagnosticada com depressão.
Então, segundo psicólogos, é preciso ter pelo menos cinco desses sintomas, entre físicos e mentais, para comprovar a depressão.
O que causa a depressão?
A causa exata da depressão não é conhecida, no entanto, certos fatores são conhecidos.
Os fatores genéticos são um dos fatores mais importantes. Estudos mostraram que 30% da suscetibilidade à depressão se deve a influências genéticas, ou seja, a depressão pode vir desde o nascimento.
Outro fator tem a ver com a vida cotidiana. Eventos de vida estressantes podem desempenhar um papel no início ou recorrência de episódios depressivos.
Dito isto, conflitos com outras pessoas, problemas financeiros, aposentadoria, desemprego, parto, solidão ou a perda de alguém, ou algo importante são algumas das causas da depressão.
Nesse sentido, os traços de personalidade de cada indivíduo também são um fator importante. Quando as pessoas estão para baixo, elas tendem a ter visões muito negativas de si mesmas e do mundo, não veem coisas boas e justificam tudo ou qualquer coisa ruim.
No entanto, algumas pessoas tendem a ver as coisas dessa maneira, mesmo quando não estão deprimidas. Em outras palavras, algumas pessoas possuem personalidade depressiva.
Outras possíveis causas de depressão que não devem ser ignoradas são doenças físicas e medicamentos.
Condições como hepatite, hipotireoidismo, anemia, diabete e medicamentos como pílulas anticoncepcionais, medicamentos para o coração ou pressão arterial também podem estar associados a sintomas depressivos.
Dito isto, agora vamos saber como ajudar uma pessoa a lidar com este problema. Confira abaixo!
7 Dicas para lidar com uma Pessoa Depressiva
1. Estar presente
Entenda que apenas ouvir a outra pessoa já vai fazer grande diferença. Então, ofereça ajuda e evite julgamentos. A princípio, o ideal não é tentar encontrar uma solução ou resolver um problema, mas poder conversar e fazer companhia.
Ofereça-se para ajudar, mas de forma positiva. Não espere que essa pessoa venha falar com você ou ligue para você. Ela pode sentir vergonha ou não ter energia. Então mande mensagem, ligue, apareça, mostre sua presença.
Se a pessoa for resistente, entenda e respeite as limitações. Pode demorar um pouco para ela aceitar que precisa de ajuda, então, não desista.
2. Incentive a busca de ajuda
Entenda que uma combinação de psicoterapia e medicação geralmente é o tratamento mais eficaz. Na psicoterapia, um psicólogo ou psicoterapeuta tenta corrigir pensamentos negativos e incentivar atitudes positivas em pessoas com depressão. Esses profissionais ajudarão o paciente a lidar com sua dor.
Por outro lado, a doença causa desequilíbrios químicos no cérebro. Alterações nos níveis de substâncias importantes usadas para conectar os neurônios, chamados neurotransmissores.
Dessa maneira, para tratar a forma como a doença afeta o corpo do paciente, existem os psiquiatras. Ele pode prescrever drogas que podem modular a química do cérebro.
É sempre importante lembrar que a depressão é uma doença. Além de buscar tratamento para condições como diabete, há também a necessidade de buscar recursos médicos para lidar com transtornos mentais.
3. As críticas podem agravar os problemas
Às vezes queremos ajudar alguém, mas a forma como nos comunicamos pode piorar o problema. Para ajudar alguém com depressão, ansiedade ou transtorno do pânico, é importante prestar atenção em como você se expressa.
É possível inspirar a superação de forma humana e empática. Pergunte a ela como está o dia dela, se você pode ajudar de alguma forma, e tente encorajar suas atividades diárias sem julgamentos.
Para quem ajuda, ver a pessoa deitada e isolada a maior parte do tempo pode ser cansativo e frustrante. Mas seu papel como motivador é muito importante, seja paciente e empático.
4. Apresente histórias de pessoas que venceram a depressão
É importante compreender que a depressão altera o equilíbrio químico do cérebro, afetando os pacientes de várias maneiras. Um deles é a recorrência de pensamentos negativos. É difícil para a pessoa se ver fora da situação e da possibilidade de superá-la.
Neste caso, oferecer esperança é muito importante. Uma das melhores maneiras de mostrar que a qualidade de vida pode ser restaurada é mostrar exemplos de pessoas que a vivenciaram. As referências criam um senso de identidade e ajudam a despertar a esperança de melhoria.
5. Pequenos momentos podem significar grandes coisas
Pessoas com depressão geralmente evitam atividades em grupo ou querem ficar sozinhas. Mas a socialização é importante para superar a depressão e voltar a se divertir nas atividades.
Para ajudar alguém com depressão, tente envolvê-lo em tarefas simples e aprecie isso.
Envolver-se requer muito mais esforço da pessoa depressiva do que você pensa, por isso, não crie apenas momentos para ela, tente envolvê-la nas atividades diárias o máximo possível.
Peça ajuda para cozinhar, convide para ir a algum lugar com você. Crie novas memórias e celebre pequenas conquistas.
6. Compreenda melhor a depressão
Para quem acompanha de perto o cotidiano das pessoas com depressão, pode ser frustrante e angustiante ver alguém lidando com esses sintomas. É importante entender que o tratamento é um processo e leva tempo.
Medicamentos para depressão geralmente começam a funcionar após 3 semanas de uso. Então você tem que ser paciente e manter expectativas realistas.
7: Esteja atento à sua saúde mental também
Estar presente e disposto é muito importante neste momento difíceis. No entanto, é importante prestar atenção à sua saúde mental.
Você precisa estar bem para fornecer suporte. Não torne a outra pessoa completamente dependente de você. Ser excessivamente zeloso ou monitorar constantemente pode ter o efeito oposto.
Caso a depressão seja recorrente do abuso de drogas, então, não hesite em entrar em contato com o portal vida limpa, pois, ajudamos pessoas a passar por momento difíceis decorrentes do uso de substâncias.
Contamos com equipes multiprofissionais que oferecem todo o suporte necessário para uma reabilitação adequada. Então, conte conosco!