Muitas competições esportivas, como as Olimpíadas, Copa do Mundo e Liga Mundial de Voleibol, trazem muito à tona o tema do doping. Os atletas estão preocupados com o doping, e parece haver muitos casos nos noticiários ultimamente.
O doping é um dos maiores problemas do esporte de alto nível, não apenas pelo número de casos, mas também porque muitos atletas estão preocupados com drogas que melhoram o desempenho.
Mais do que tentar alcançar o alto desempenho, o doping envolve o uso de drogas ilícitas para melhorar o desempenho atlético. Neste artigo vamos saber mais sobre O que é Doping? Conheça os tipos e suas consequências. Confira!
O que é doping?
Doping é o uso de drogas cujo objetivo é melhorar o desempenho. É mais usado em esportes, mas também pode ser usado em outras atividades físicas, como corrida de longa distância, por exemplo.
O doping é o uso de substâncias sintéticas no corpo para melhorar o desempenho, aumentar a concentração, força, agilidade, massa e reduzir a fadiga e o tempo de recuperação. A melhor definição de doping seria esta.
Em alguns casos, animais e humanos recebem medicamentos para melhorar seu desempenho. Contudo, o uso de doping é algo ilegal.
O doping tem um efeito negativo no corpo ao longo do tempo, por isso é usado apenas para uma ocasião específica. O efeito do doping desaparece muito rapidamente, por isso não é recomendado para uso a longo prazo.
Doping no esporte?
O doping em competições oficiais não é permitido, e se confirmado seu uso resulta na desqualificação da competição. Atletas às vezes usam substâncias para lhes dar uma vantagem física ou mental sobre outros competidores. Isso é conhecido como doping nos esportes.
Os soldados na guerra costumavam usar anfetaminas, um tipo doping, porque aumentava o moral. Após a Segunda Guerra Mundial, o doping tornou-se muito popular. Por isso, o Comitê Olímpico Internacional vem testando atletas para drogas desde 1968.
Que tipos de substâncias são usadas?
Existem cinco categorias de substâncias proibidas: estimulantes, narcóticos, analgésicos, esteroides, anabolizantes e diuréticos. Além disso, os hormônios são proibidos.
O Comitê Olímpico Internacional e outras organizações esportivas estabeleceram limites para a quantidade de certas substâncias que podem estar no corpo dos atletas.
Estimulantes
Algumas substâncias ilícitas estimulam o corpo a trabalhar mais, aumentando o metabolismo e a frequência cardíaca.
Esses medicamentos geralmente têm efeitos que reduzem a dor e aumentam a adrenalina. Algumas substâncias são usadas em esportes e atividades longas para diminuir os efeitos da dor ou cansaço. Eles funcionam relaxando a pessoa que o toma.
Contudo, o consumo dessas substâncias pode levar à dependência física e psicológica, náuseas e vômitos, constipação, insônia, diminuição da concentração, depressão, perda de equilíbrio, podendo até mesmo diminuir a frequência cardíaca do paciente.
Esteroides
Esteroides têm efeitos diferentes no corpo. Eles são usados juntos para ajudar a tratar a asma e outros problemas respiratórios. As pessoas usam esteroides por duas razões principais: ganhar massa muscular e ganhar força incrível.
Porém, problema como pressão alta, infertilidade, doença hepática e aumento da chance de desenvolvimento de tumores podem ser resultados do uso de esteroides.
Testosterona
Os níveis de testosterona e a sexualidade masculina podem ser drasticamente afetados pelo uso excessivo do doping.
Como resultado do uso contínuo, a impotência pode ocorrer em homens e os corpos das mulheres podem ter a forma de um homem, sua voz pode se tornar mais grossa e seu ciclo menstrual pode se tornar irregular.
Diuréticos
Perder peso e tornar os músculos mais visíveis e funcionais podem ser alcançados rapidamente usando essas substâncias.
Contudo, os diuréticos podem causar graves doenças renais e cardíacas, além de provocar desidratação, se usado em demasia. Eles também podem fazer com que uma pessoa perca sais minerais e diminua seu volume sanguíneo.
Como funciona o teste antidoping?
O pH da urina dos atletas é analisado, juntamente com aproximadamente 65 mililitros de sua urina, usando espectrometria de massa, juntamente com outras técnicas como cromatografia gasosa para separar as substâncias na urina dos atletas.
Para validar o teste com mais precisão, as amostras são separadas em reteste e amostras de teste. Ambas as amostras devem ser positivas para que o atleta seja considerado culpado de doping.
Riscos do doping
Essas substâncias podem causar dependência se usadas regularmente.
As comorbidades são outras condições que uma pessoa pode ter quando tem a condição de dependência química. Estes podem ser transtornos mentais, entre outras coisas.
Atletas que são pegos usando drogas podem arruinar sua reputação e, em alguns casos, encerrar sua carreira precocemente.
Quais são as consequências de tomar drogas para melhorar o desempenho?
As pessoas que desejam aumentar a definição do corpo, construir mais músculos ou praticar esportes costumam usar hormônios e esteroides anabolizantes para melhorar seu desempenho.
Outra maneira que as drogas podem ser usadas como doping é quando são usadas de maneira legal ou ilegal. Alguém que usa drogas casualmente, apenas para esquecer seus problemas ou ficar mais à vontade, também está se dopando.
Álcool e outras drogas têm uma relação próxima
As pessoas às vezes usam drogas estimulantes como cocaína para tentar ser mais eficientes no trabalho, álcool para ajudá-las a lidar com suas emoções ou maconha para aproveitar mais o momento.
O vício é um risco ao usar qualquer uma das substâncias listadas acima, e esses métodos também podem afetar negativamente a saúde mental e física de uma pessoa. Essas substâncias podem danificar os rins, o fígado e até o coração, além de afetar as funções cognitivas, como atenção, memória, pensamento e concentração.
Finalizando, o doping é utilizado não apenas em atletas, mas também no meio esportivo. Todos nós passamos por coisas que podem ser consideradas doping, seja no local de trabalho, na escola ou em outros ambientes sociais.
Dessa maneira, os objetivos corporais inatingíveis fazem com que muitas pessoas usem esteroides, anabolizantes e outros hormônios. Medicamentos, assim como outras drogas ilícitas ou lícitas, são usados para obter benefícios em lugares ou situações a que não pertencem.
O doping tornou-se uma prática mais comum do que deveria ser em nosso mundo. Infelizmente, mais e mais atletas estão sendo pegos dopando nas maiores competições.
Caso esteja na busca de ajuda para tratar alguma dependência química não hesite em pedi ajuda, nós do Portal Vida Limpa podemos lhe ajudar a lhe dar com a dependência química ou alcoólica.