Drogas sintéticas: efeitos no organismo e tratamento

Devido ao aumento de sua popularidade, o assunto sobre Drogas sintéticas: efeitos no organismo e tratamento se torna cada dia mais necessário.

Essas drogas geralmente são populares entre os mais jovens, sendo vistas em grandes eventos e festas, pois, existe a ilusão de uma boa diversão associado ao uso desse tipo de droga.

Elas criam uma euforia que pode entorpecer a mente ou aumentar as percepções, devido seu efeito psicoativo.

Seu desenvolvimento requer processos químicos geralmente realizados em laboratório e apresentam o risco de gerar dependência química, além de seus inúmeros danos ao organismo, vida familiar e social.

Dessa forma, este artigo foi desenvolvimento para lhe ajudar a compreender melhor o assunto. Confira abaixo!

Drogas sintéticas

As drogas sintéticas afetam o sistema nervoso, alterando a maneira como o cérebro processa os pensamentos.

Novas variações de drogas existentes podem ser produzidas em laboratório alterando sua composição química. É assim que as drogas sintéticas são criadas a partir de elementos naturais, como plantas e animais.

Pois, A maioria desses medicamentos contém misturas de outros componentes naturais que normalmente não são encontrados na natureza.

Desse modo, de maneira intencional, muitos farmacêuticos fizeram uso de seus conhecimentos para desenvolver drogas sintéticas, e lucrar através da dependência química.

drogas-sintéticas-efeitos-no-organismo-e-tratamento

Como as drogas sintéticas surgiram?

Novas drogas sintéticas são criadas com objetivos específicos em mente, serem remédios, contudo, com o passar do tempo os interesses mudam, e a droga é usada apenas para fins recreativos.

Isso pode acontecer por vários motivos, como a criação de remédios mais precisos para determinado fim. Desse modo, as drogas perdem seu proposito e começam a ser usadas de maneira ilegal.

Isso ocorreu com a anfetamina, pois, quando foi criada o objetivo era reduzir o fluxo sanguíneo, porém, depois de descobrirem seus efeitos alucinógenos o tratamento de doenças foi interrompido e a droga passou a ser comercializada de maneira ilegal.

Do mesmo modo, em 1938, o cientista Albert Hoffman criou o LSD 25, sem atingir o resultado esperado e descobrindo suas propriedades alucinógenas, seu uso para tratamento de doenças mentais encerrou, contudo, em 1950 a comercialização ilegal do LSD iniciou.

Principais drogas sintéticas

Muitas pessoas no Brasil usam drogas sintéticas. As mais consumidas são ecstasy e o LSD. As pessoas o usam durante as comemorações para aumentar a diversão e induzir a euforia.

Mais de 1,2 milhão de pessoas usaram LSD, também conhecido como ácido dietilsérgico lisérgico. Esta droga sintética causa alucinações visuais e flashbacks conhecidos como uma sensação distinta.

Ao fazer o consumo da droga, muitas pessoas desenvolvem problemas mentais e também perdem a lembrança das experiências que tiveram sob o efeito da droga.

Também estima-se que mais de um milhão de brasileiros já tenham usado a droga ecstasy. A droga é conhecida por aumentar o desejo sexual e é muito popular entre os jovens. Este composto potencializa a mente e induz efeitos alucinógenos.

Por sua vez, a anfetamina causa efeitos colaterais típicos, aproximadamente 300.000 pessoas já fizeram uso dessa droga. Estes incluem deficiência visual e auditiva, bem como complicações respiratórias.

As pessoas geralmente usam anfetaminas porque não são ilegais e são encontradas em inibidores de perda de peso e apetite.

As drogas derivadas da anfetamina têm efeitos semelhantes à cocaína; têm efeito estimulante e já estão sendo usados ​​por mais de dois milhões de pessoas no Brasil.

Os esteroides podem ser usados ​​para fins legais; são extraídos da testosterona e aumentam a massa muscular. As pessoas usam essas drogas inconscientemente, buscando apenas melhorar sua aparência.

Porém, além de prejudicar o organismo, essa substância pode levar à dependência. Chama a atenção o alto índice de pessoas que fizeram uso de drogas semissintéticas como morfina, haxixe, cocaína, crack e maconha modificada.

As pessoas com alto índice de uso dessas drogas incluem 1,3 e 4,6 milhões de pessoas, respectivamente, que usaram crack ou cocaína pelo menos uma vez na vida. Tanto a maconha quanto a cocaína ocupam o segundo lugar em termos de substâncias usadas – cada uma delas é mais usada do que qualquer outra droga.

drogas-sintéticas-efeitos-no-organismo-e-tratamento

Efeitos das drogas sintéticas

Tanto as drogas sintéticas lícitas quanto as ilícitas têm efeitos danosos no corpo de seus usuários. Alguns dos efeitos colaterais comuns do uso de drogas sintéticas são convulsões, fadiga e comprometimento da atenção/memória.

Alterações na pressão arterial, aumento das chances de desenvolver transtornos mentais, dependência química, quadros de surtos psicóticos e morte podem ser esperados quando ocorrem alucinações pesadas.

Além disso, esses efeitos podem causar alterações significativas no cérebro.

O LSD pode causar mudanças significativas na temperatura corporal, alteração do olfato, alterações nos movimentos do corpo e parestesia – a sensação de toque sem estimulação física.

Além disso, pode causar alterações na insônia, sensação de euforia, sinestesia (junção dos sentidos) e tremores corporais.

Alterações na temperatura corporal, ansiedade elevada, visão turva, tensão muscular, insônia, dores musculares, ataques de pânico, alterações comportamentais, depressão e danos no fígado podem ser causados ​​pelo ecstasy.

A anfetamina pode causar complicações respiratórias, depressão e outros transtornos mentais entre os usuários de longo prazo. Também pode causar delírios, amnésia e outros problemas graves no corpo. Além disso, os usuários podem experimentar uma sensação de cansaço extremo.

Como ajudar um dependente em drogas sintéticas?

É importante entender o impacto que as drogas têm na vida de uma pessoa –fisicamente, socialmente e psicologicamente.

Lembrando que fornecer intervenção precoce torna mais difícil para uma pessoa se tornar dependente no futuro.

Quando alguém já vive em uma posição de dependência química, é importante estimular comportamentos e atitudes positivas. Como amigo ou membro da família, é importante acolher as pessoas quando elas vêm até você.

Converse com ela sobre encontrar ajuda diante das oportunidades.

Desse modo, aprender sobre a dependência química através da compreensão do que é e seus sintomas, ajuda a entender melhor a situação que a pessoa está vivenciando.

Nos do Portal Vida Limpa podemos lhe ajudar a lhe dar com esse momento difícil, pois, já ajudamos a milhares de homens e mulheres a superarem a dependência química.

Existem inúmeras clinicas de reabilitação no Brasil e nós podemos te indicar as melhores. Para maiores informações basta Clicar Aqui.

Cidades Brasileiras

Arquivo

Ultimas Noticias

Dúvidas?

Entre em contato agora mesmo e fale com nossos atendentes especialistas
24 horas

Nao copie por favor