O álcool se trata de uma droga que assim como as demais drogas possui inúmeros efeitos repercussões negativas na vida de quem consome!
Pois, apesar de ser considerado comum, estando presentes em vários momentos do nosso cotidiano, gera inúmeros efeitos e consequências graves, como veremos nesse artigo!
Dessa maneira, este artigo possui como objetivo apresentar os danos causados por esta substância no organismo e as possíveis consequências do alcoolismo. Confira abaixo!
Porque o álcool é considerado uma droga?
Infelizmente o álcool se trata de uma droga ilícita, sendo comercializado e consumido livremente, porém, ele é considerado uma droga psicoativa, ou seja, age diretamente no sistema nervoso central e pode mudar o comportamento das pessoas que o consome. Sabemos que apesar disso ele é permitido, o que incentiva o seu consumo, dessa forma, é comum conhecer alguém com problemas com alcoolismo.
O álcool também é age como uma droga sedativa que possui duas fases, na primeira faze garante um estado de euforia e desinibição, enquanto na segunda fase é o momento depressivo e letárgico.
Bebidas alcoólicas no Brasil
Normalmente o consumo do álcool em nosso país começa dentro de casa com permissão dos pais e ás vezes até por seu incentivo.
De acordo com dados da CISA (Centro de Informação sobre Saúde e Álcool), o consumo de álcool caiu 11% entre os adultos, contudo, a mesma pesquisa informa que o houve um aumento no consumo entre jovens e idosos.
Também foi constatado que 51% das crianças entre 10 a 12 anos já experimentaram o álcool no mínimo uma vez, da mesma maneira, 15% dos adolescentes de 10 a 18 anos estão bebendo regularmente. Essa iniciação precoce gera sérios problemas, pois resulta em doenças neurológicas, físicas e comprometimento cognitivo muito mais cedo.
Infelizmente isso ocorre porque muitos jovens estão buscando um grupo para fazer parte, dessa maneira para serem aceitos e ter a sensação de pertencimento eles iniciam o consumo da bebida, porém, com o tempo alguns se veem viciados em álcool.
Quais as motivações para consumir bebidas alcoólicas?
Em nosso país o álcool é aceita socialmente, por isso consumir bebidas é algo comum, e como mencionei acima o consumo de álcool é muitas vezes levantado e incentivado pelas próprias famílias. Além dos incentivos familiares, há incentivos sociais, e grupos de amigos.
Obviamente existem famílias, seja por parentes dependentes ou por crenças religiosas, que não fazem o consumo do álcool, seja na história familiar, seja nos bairros, porém, essas famílias estão em minoria.
Principais efeitos do álcool no corpo
Tenho certeza que todos sabem que o consumo do álcool é algo prepucial, principalmente para quem precisa dirigir após beber, ou em situações que exijam controle corporal ou coordenação motora.
Saiba agora quais as principais consequências do alcoolismo no corpo.
Cirrose
A cirrose ocorre quando a quantidade de álcool consumida a cada dia aumentam a chance de desenvolver cirrose alcoólica, as mulheres são mais propensas a desenvolver cirrose alcoólica, as lesões hepáticas no fígado podem ser divididas em três tipos, devido ao aparecimento de acúmulo de gordura, inflamação e cicatrização, iremos estar aqui Lidar com o último, que é a cirrose.
O fígado é o lugar onde o álcool passa pelo processo de metabolização, isso ocorre para que o corpo possa absorvê-lo, mas no processo acaba produzindo substâncias tóxicas que provocam hepatite, que é a inflamação do fígado. Chamada cirrose hepática.
Embora não esteja claro como a cirrose se desenvolva, sabemos que os altos níveis de álcool no corpo, predisposições genéticas, desnutrição e outras doenças hepáticas sejam responsáveis por seu aparecimento.
Gastrite
O consumo excessivo de bebidas alcoólicas pode provocar gastrite ou mesmo à gastrite aguda. Gastrite se trata de uma inflamação que ocorre nas membranas mucosas responsáveis pelo revestimento do estômago.
Quando aguda causa grande desconforto, levando a dificuldade para comer, muita dor abdominal, indigestão, azia e inchaço. Vale ressaltar que a gastrite aumenta a taxa de desenvolvimento do câncer de estômago.
Câncer
Câncer é uma doença muito séria e de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer) não recomenda a ingestão de álcool porque seu consumo aumenta a incidência de câncer.
O alcoolismo tende a favorecer o câncer de faringe, boca, esôfago, laringe, estômago, fígado, reto, mama e cólon, e mesmo os níveis mais baixos de álcool aumentam o risco de desenvolvê-lo.
Úlcera
As úlceras são feridas no estômago que muitas vezes são dolorosas, especialmente quando nossos sucos gástricos entram em contato com ela, um dos principais sintomas é uma dor na boca do estômago.
Outros sintomas de úlceras são uma sensação de inchaço no estômago, fezes escuras ou vermelhas, dor e queimação na garganta e no peito, náuseas e vômitos e perda de peso.
Vale ressaltar que a úlcera pode ser o resultado de gastrite ou resultado direto do álcool, pois o consumo do álcool aumenta o pH do estômago, resultando no aumento na produção de ácido o que resulta em sérios danos.
Hipertensão arterial
Também conhecida como hipertensão, a doença, que está presente em aproximadamente um terço dos brasileiros, sendo caracterizada por pressão alta persistente no fluxo sanguíneo arterial, de modo que o coração precisa de mais força para bombear o sangue.
O alcoolismo é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento da doença, pois, o consumo rotineiro da bebida elava a pressão arterial, o que pode provocar sérias consequências, como insuficiência renal, acidente vascular cerebral, doença cardiovascular, doença renal e insuficiência cardíaca.
Clínicas de reabilitação de álcool ou dependência química podem ser encontradas através do Portal Vida Limpa.
No Portal Vida Limpa, contamos com as melhores clínicas de reabilitação do Brasil, as quais contam com diversos profissionais qualificados e prontos para o suporte, médico e ambulatório disponíveis 24 horas por dia.
Finalizando, podemos compreender que o álcool, além de ser uma droga, também é uma das mais perigosas, pois embora seja legal, é extremamente destrutivo se considerarmos seus aspectos sociais.
Porque está relacionado a acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, homicídios, crimes contra o patrimônio público. Para mais informações sobre os efeitos do álcool, dependência química e tópicos relacionados, continue navegando em nosso portal.