A relação entre ansiedade e uso de drogas tem sido cada vez mais discutida e acompanhada pelos profissionais da saúde. Ainda que não haja ligações estruturais, é fato que uma pessoa ansiosa tem maior tendência à dependência química.
Entendendo isso, fica fácil compreender a urgência em tratar a ansiedade. Nem todas as pessoas que enfrentam a luta contra os entorpecentes começaram com o único intuito de se divertirem com isso.
Em muitos dos casos, devido à falta de informação, as drogas servem justamente como um escape para a depressão e melancolia. Deste modo, tudo se agrava e o quadro do paciente só tende a piorar.
Por que drogas causam ansiedade?
Dependendo da droga, a ideia de abandonar o uso já é motivo suficiente para causar uma euforia extremamente negativa. Um bom exemplo disso é a cocaína, que gera uma antecipação muito grande sobre o “fim”.
Além disso, é natural que o usuário acabe se sentindo mal pelo uso constante, pelas coisas que vem perdendo com o passar do tempo. Ao deitar a cabeça no travesseiro, um turbilhão de ideias passa pela cabeça do dependente.
Dependendo da droga, o efeito estimulante em si já é mais do que suficiente para gerar um estado de alerta tão intenso, que a pessoa fica extremamente ansiosa, entrando em um ciclo vicioso de uso.
Por que cocaína causa ansiedade?
A cocaína causa ansiedade porque libera muita dopamina e noradrenalina no cérebro. Com isso, o usuário acaba tendo picos muito altos de prazer quando usa e, assim que o efeito começa a passar, ele passa a ficar nervoso querendo prosseguir com o uso.
Essa ansiedade vem em dois estágios: a adrenalina, que é uma ansiedade mais positiva, que deixa o usuário a fim de realizar coisas, colocar tudo em dia ou simplesmente se divertir e, por fim, a ansiedade mais negativa, a antecipação.
Essa antecipação normalmente bate quando a droga acaba. O usuário acaba procurando meios de conseguir mais e, em muitos casos, quando não consegue, acaba entrando em um quadro depressivo temporário.
É natural que o dependente de cocaína fique muito feliz ao começar a usar a droga e muito triste e arrependido logo que isso acaba.
Qual a relação entre depressão e uso de drogas?
A depressão e o uso de drogas estão ligados principalmente porque um incentiva o outro. O depressivo sente-se aliviado enquanto usa entorpecentes, mas logo após o fim do efeito, ele tem uma queda brusca de humor.
Ou seja: ele quer mais drogas para voltar a se sentir bem e, consequentemente, passa mais vezes pelo cenário onde a droga acaba e ele sofre a abstinência. Algumas drogas têm efeitos de dependência mais rápida.
Quanto mais rápido este efeito, mais conturbada se torna a vida do dependente químico. Ele procura meios de conseguir colocar as mãos em mais uma porção da droga e, por muitas vezes, faz de tudo para realmente usar.
Por que a cocaína dá depressão?
A cocaína libera muita noradrenalina e muita dopamina, mas é fato que, com o decorrer do tempo, o efeito deixa de ser o mesmo. O dependente passa a ter um efeito menos intenso e, com isso, passa a querer mais e mais.
Nessa busca de recuperar o prazer que sentia no início, ele acaba perdendo muitas coisas, afinal, não estamos falando de uma droga barata. Além disso, a cocaína representa danos muito expressivos à produtividade.
O dependente fica muito cansado, muito triste pela droga ter acabado e isso coloca ele em um quadro depressivo. É natural que isso passe depois de mais ou menos 48 horas depois do último uso, mas ainda assim, restam vestígios.
Quem usa cocaína dá sono?
Não. Na verdade, um dos sintomas mais comuns de quem usa cocaína é a insônia. A pessoa fica extremamente nervosa e ansiosa, passando noites em claro.
É claro que existem exceções e há sim quem consiga dormir após o uso, mas o mais comum é que a pessoa fique agitada e não pregue os olhos na noite em que usou o entorpecente.
Esse é um dos maiores indícios, juntamente com a falta de apetite e o emagrecimento muito acelerado. A pessoa sente dificuldades para comer e, deste modo, passa a se alimentar muito menos do que se alimentaria normalmente.
Isso representa um dano sério à saúde da pessoa, porque se fica sem comer, é natural que enfraqueça. Esse enfraquecimento somado ao uso e à falta de sono, pode gerar alucinações e a sensação de que está sonhando acordado.
Esse estado é perigoso principalmente quando somado à direção ou até mesmo ao trabalho manual. Portanto, fique atento(a) às pessoas da sua volta, pode ser que elas estejam sofrendo com isso e você nem saiba!
Agora que você já sabe mais sobre a relação entre ansiedade e uso de drogas, fique atento para não cair nisso!