O transtorno de personalidade e a dependência química correspondem a padrões distorcidos de pensamentos e comportamentos, estes apresentam uma comorbidade bastante ampla com outros transtornos mentais e doenças. As drogas são agentes que modificam o funcionamento dos órgãos com os quais interagem, um deles é o cérebro.
Inclusive, os transtornos em indivíduos com dependência química normalmente envolvem padrões de comportamentos nos quais as pessoas continuam a usar uma substância viciantes, apesar de terem problemas na vida resultantes dela.
Vamos abordar esse assunto mais profundamente e responder a seguinte pergunta; qual a relação entre o transtorno de personalidade e dependência química?
O que é transtorno por uso de substâncias?
O termo “abuso de substâncias” existe em um espectro que vai do uso inicial ao aumento da frequência (e geralmente a consequências maiores) e, eventualmente, ao vício.
Os sintomas comportamentais que podem resultar de transtornos de saúde mental e abuso de substâncias incluem:
- Mau humor
- Dormindo mais ou menos que o normal
- Paranoia
- Evite amigos e situações
- Comportamento errático
Transtornos por uso de substâncias
Sim, há drogas que realmente causam transtornos de personalidade e mental. Essas substâncias tendem a pertencer a uma dessas 10 classes:
- Álcool
- Drogas ansiolíticas e sedativas
- Cafeína
- Cannabis (incluindo maconha e canabinoides sintéticos)
- Alucinógenos (incluindo LSD)
- Inalantes (como diluente ou certas colas)
- Opioides (incluindo fentanil, morfina e oxicodona)
- Estimulantes (incluindo anfetaminas e cocaína)
- Tabaco
- Outros (incluindo esteroides anabolizantes)
Todas essas substâncias ativam diretamente o sistema de recompensa do cérebro e produzem uma sensação de prazer. A ativação pode ser tão forte que a pessoa anseia intensamente pela substância, podendo até negligenciar suas atividades normais para obter e usar a droga.
Os transtornos por uso de substâncias podem ocorrer quer o medicamento seja legal ou não, quer seu uso seja socialmente aceitável ou não, quer tenha ou não um uso médico aceito (com ou sem receita).
Sobre transtorno de personalidade e a dependência química
As substâncias nas 10 classes mencionadas acima têm diferentes habilidades para causar um transtorno por uso de substâncias. A probabilidade de eles causarem tal distúrbio é chamada de capacidade de dependência. A capacidade para o vício depende de uma combinação de fatores, incluindo
- Como a substância é usada
- A intensidade com que a substância estimula o caminho de recompensa do cérebro
- A velocidade de ação da substância
- A capacidade da substância de induzir tolerância e / ou sintomas de abstinência
Ao mesmo tempo, o uso de substâncias representa um sério risco de desenvolver um transtorno de saúde mental. O uso pesado de maconha é um fator de risco comprovado para o desencadeamento de episódios de psicose, principalmente em pessoas com histórico familiar de transtornos psicóticos. O uso indevido de medicamentos prescritos, como estimulantes ou certos antidepressivos.
Além disso, as substâncias que estão legal e / ou prontamente disponíveis, como álcool e tabaco, são mais prováveis de serem usadas pela primeira vez. À medida que as pessoas continuam a usar uma substância, muitas vezes vêem menos risco no seu uso e podem começar a aumentar o uso e / ou experimentar outras substâncias.
A percepção de risco que as pessoas possuem também pode ser influenciada pelas consequências sociais e jurídicas do uso da substância.
Principais transtornos associados a dependência química
Os problemas de uso de substâncias são mais frequentemente vistos em associação com certos problemas de saúde mental, incluindo:
- Depressão
- Transtornos de ansiedade
- Esquizofrenia
- Transtornos de personalidade
Depressão e o transtorno de personalidade e a dependência química
A depressão é bastante difícil por si só, mas a combinação do uso de substâncias e depressão em adolescentes aumenta o risco de automutilação e, às vezes, suicídio.
Adolescentes e adultos deprimidos têm sentimentos crônicos de inutilidade e perdem o interesse por coisas de que antes gostavam.
Enquanto os adultos deprimidos podem ser tristes e letárgicos, os adolescentes deprimidos tendem a ser mais irritáveis, inquietos e negativos. O tipo mais comum de depressão é chamado de transtorno depressivo.
Este distúrbio é composto por episódios graves que duram pelo menos duas semanas. O transtorno depressivo Persistente tem sintomas mais leves, mas pode durar anos.
Transtornos de ansiedade e abuso de substâncias
É perfeitamente normal que os jovens e adultos experimentem algum grau de ansiedade. Começamos a chamá-lo de transtorno de ansiedade quando os sentimentos de ansiedade aumentam a ponto de interferir na capacidade de uma pessoa de lidar com as situações cotidianas, impedindo-o de desfrutar de suas atividades “normais”.
Esquizofrenia e abuso de substâncias químicas
A Esquizofrenia é um transtorno caracterizado por percepções distorcidas da realidade e desorganização do pensamento e da fala. Pessoas com esquizofrenia vivenciam períodos em que perdem contato com a realidade na forma de alucinações e / ou delírios.
Eles também podem sentir baixa motivação e pouca atenção. Geralmente começa no final da adolescência ou no início da idade adulta, geralmente a partir de um episódio psicótico ou de uma ruptura com a realidade. A hospitalização geralmente é necessária quando os sintomas são graves.
Transtorno de personalidade por causa de dependência química
O transtorno de personalidade (TP) tem sido historicamente difícil para as pessoas e suas famílias compreenderem e enfrentarem.
Os sintomas são uma mistura dolorosa de turbulência emocional e uma profunda sensação de instabilidade, relacionamentos voláteis e comportamento autodestrutivo, incluindo tentativas de suicídio.
Pessoas que desenvolvem TP são temperamentalmente altamente sensíveis e emocionalmente reativas.
Quando seus sentimentos muito intensos são cronicamente rejeitados como uma reação exagerada, eles têm dificuldade em controlar suas emoções e muitas vezes são dominados por uma raiva intensa e sentimentos de abandono, vazio, vergonha e autodestruição.
Diagnósticos do transtorno de personalidade e a dependência química
Às vezes, um transtorno por uso de substância é diagnosticado quando uma pessoa consulta um profissional de saúde porque deseja ajuda para interromper o uso de uma droga.
Outras pessoas tentam esconder que estão usando uma substância, e os médicos só podem suspeitar do problema quando percebem mudanças em seu humor ou comportamento.
Às vezes, os médicos descobrem sinais de uso de substâncias durante um exame físico. Por exemplo, marcas na pele podem ser descobertas causadas por injeção repetida de drogas através de uma veia. Portanto, busque ajuda para tratar e reabilitar a pessoa que tem sofrido com a dependência e os transtornos associados a ela. Entre em contato conosco, podemos lhe colocar no caminho certo para obter a ajuda de que precisa.